domingo, 29 de março de 2020

Génesis - Capítulo 8




Genesis 8

Noé não sabe para que serve a janela da Arca.


E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal, e de toda rês que com ele estava na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. 


Deus lembrou-se? Tinha se esquecido? Esqueceu-se das únicas criaturas que estavam vivas?


Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. E as águas tornaram de sobre a terra continuamente e, ao cabo de cento e cinquenta dias, as águas minguaram. E a arca repousou, no sétimo mês, no dia dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.


A Bíblia descreve que a chuva parou porque fecharam-se as fontes do céu e do "abismo". O autor claramente desconhecia o ciclo da evaporação e precipitação da água.


E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.


A Arca pousou numa montanha no dia 17 do 7º mês, mas os topos das montanhas só surgiram mais de dois meses depois?


E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra. Depois, soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra. A pomba, porém, não achou repouso para a planta de seu pé e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca.


Noé, em vez de abrir a janela para espreitar por ela, enviou pássaros para ver se já havia terra firme. Qual a utilidade disto? E o corvo nunca voltou? Era o macho ou a fémea?


E esperou ainda outros sete dias e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele sobre a tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra. 


Mais atitudes inúteis com pássaros... A pomba trouxe uma folha de oliveira. Como é que a oliveira sobreviveu ao dilúvio?


Então, esperou ainda outros sete dias e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.


O quê? Noé já tinha a prova que havia solo seco e ainda esperou mais uma semana?


E aconteceu que, no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé tirou a cobertura da arca e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta. E, no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.


A terra estava seca? Isso não é bom! Onde ficaram os rios e lagos?

Foi mesmo a tempo de Noé celebrar o seu 601º aniversário!


Então, falou Deus a Noé, dizendo: Sai da arca tu, e tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos contigo. Todo animal que está contigo, de toda carne, de ave, e de gado, e de todo réptil que se roja sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra, e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra. 


Se foi Deus que indicou quando sair do barco, então qual foi o objetivo da pomba e do corvo? Falta de coordenação entre Deus e Noé! Noé poderia ter ficado sossegado na Arca, à espera das ordens de Deus.

E o que teria acontecido se Deus se tivesse esquecido de lhes dizer para sair da Arca? Ficavam na arca até morrerem?


Então, saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele; todo animal, todo réptil, toda ave, tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.


Sim, os ursos polares saíram da arca e foram para as zonas geladas do hemisfério norte. Os coalas foram para a Austrália. Os gorilas foram para África.

Mas o que haveria para comer? Toda a vegetação teria apodrecido tantos meses debaixo de água.


E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. 


Noé pegou em animais que sobreviveram a uma inundação global e... matou-os... para sacrificar a Deus! Deus já tinha sacrificado 99,9999% da vida do planeta!


E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão.


Ahhh! O aroma agradável de animais queimados até ficarem crocantes.

Os cristãos dizem que Deus envia tornados e furacões e outros desastres naturais, mas Deus disse aqui que nunca mais fará tal coisa.


domingo, 22 de março de 2020

Génesis - Capítulo 7




Génesis 7

O primeiro genocídio de Deus.


Depois, disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. 


E Noé é realmente justo? Afinal nem todos os humanos são pecadores. Mas e os filhos de Noé também eram justos? Que coincidência! Todos os justos do mundo numa só família!


De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra. 


Sete pares! Porquê sete? O que aconteceria se houvesse apenas seis pares?

E por que salvar os animais "que não são limpos"? Alguns animais "limpos" não vão caber na arca, porque estará cheia de animais impuros!

E o que separa os animais limpos dos impuros? Parece seguro dizer que o texto refere-se às regras kosher sobre a alimentação, mas essas regras só são referidas em Levítico, que está mais tarde na Bíblia. Então, como Noé saberia a diferença?


Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz. E fez Noé conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara.


A sério que fez "tudo o que o Senhor lhe ordenara"? Todos os amigos e familiares de Noé - excepto a mulher, os filhos e as noras - iriam ser mortos e Noé nem questionou Deus?

De acordo com a genealogia de Génesis 5, Lameque, pai de Noé, teve outros filhos para além de Noé. O que aconteceu com os irmãos de Noé? E sobrinhos? 

Mesmo se outros humanos não fossem justos, o que é que os animais fizeram para merecer a pena de morte?


E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.


Noé tinha 600 anos? Então que idade tinham os filhos? E Noé não teria já netos por esta altura?


E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.


Pares? Não eram sete pares?

Não sabemos como Noé conseguiu reunir espécies que só vivem em certas partes do mundo, os nativos da Austrália, da América ou do extremo Oriente.

Nem sabemos como ele cuidou de qualquer uma das criaturas que ele nunca tinha visto antes. Como alimentar tanta variedade de animais?

E os parasitas? E animais doentes?

E Noé não salvou as plantas? Que plantas sobrevivem num planeta totalmente coberto de água?


No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. 


Isso é estranhamente rigoroso! O texto revela o ano, o mês e o dia em que o dilúvio começou...

E Deus necessitou de 40 dias de chuva para destruir aquilo que fez em 6 dias.


E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca; eles, e todo animal conforme a sua espécie, e todo gado conforme a sua espécie, e todo réptil que se roja sobre a terra conforme a sua espécie, e toda ave conforme a sua espécie, todo pássaro de toda qualidade. E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca. E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor a fechou por fora.


Todo este pedaço de texto poderia ter resumido por "E entraram na arca"... 

E Deus fechou a porta da Arca? Ele era o porteiro do clube?


E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra; e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. 


Quinze côvados são perto de 7 metros. Isso quer dizer que o dilúvio cobriu o topo do monte Everest com 7 metros de água!

Não existem evidências de uma inundação dessa magnitude no registro geológico.


E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu. Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.


Só sobrou Noé, e aqueles com ele na arca. Todos os outros que respiravam ar pelas narinas morreram.

Os golfinhos também morreram? Eles têm narinas! E os que sobreviveram estavam dentro ou fora da arca?

O que aconteceu aos animais sem narinas? E os animais que podem nadar em cima da água, como os patos? 

Os que acreditam neste Deus, acham que ele matou 99,9% de todas as coisas vivas porque ele ama os seres humanos.


domingo, 15 de março de 2020

Génesis - Capítulo 6

 


Génesis 6

Este capitulo tem seres celestiais que violam mulheres humanas, tem gigantes, tem um Criador arrependido. Parece um capítulo escrito por George RR Martin...


E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.


Deus tinha filhos? Afinal Jesus não era o único filho? E porque é que Deus não tinha filhas? E porque é que os filhos de Deus tinham apetite sexual pelas mulheres humanas?

Deus, portanto, criou os anjos com capacidade de ter desejo sexual, mas não lhes deu parceiras à sua altura, por isso, estes tiveram de tomar as filhas dos homens!


Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.


Deus aqui limita por decreto a longevidade humana a 120 anos. Ficou receoso que, do fruto da volúpia dos anjos com as mulheres terrenas, nascessem homens imortais, por isso fixou em 120 anos o limite para a longevidade do ser humano. Mas depois deste versículo ainda vão aparecer alguns personagens que vivem mais de 120 anos.


Havia, naqueles dias, gigantes [nefilins] na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

Então, arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.


Quem criou estes gigantes? Bom, Deus já antes tinha criado uma cobra falante, por isso não seria de estranhar ter criado gigantes.

Deus arrependeu-se de ter feito o homem! Mas quais foram os crimes do homem até agora? Adão e Eva comeram um fruto proibido e foram expulsos do jardim. Caim matou o seu irmão Abel e apenas teve de procurar um novo lugar para morar.

Mas Deus é o maior vilão aqui! Deus não impediu que Abel fosse assassinado!

Deus está desiludido com o humanos? Quais são as regras que eles infringiram? Deus até agora só tinha instituído uma lei: "não comer o fruto da Árvore do Conhecimento". Ainda não existem mais nenhuns mandamentos! Será que havia muita gente a invadir o jardim do Éden para comer da Árvore do Conhecimento?


E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.


Deus quer matar todos os humanos? Isso inclui crianças inocentes? Está furioso e tem problemas de controle das suas emoções?

E também quer matar os animais? O que eles fizeram de errado? Deus condenou cachorros e gatinhos adoráveis ​​a serem abatidos!

Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e Jafé.


Mas Noé era a única pessoa boa no mundo inteiro? Mas porque Deus é que também salvou os três filhos deles? Os filhos safam-se só porque o pai era amigo de Deus...

A propósito, Noé não era assim tão justo! Num capítulo mais à frente, Noé embebeda-se e tira a roupa em frente dos filhos...


A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.

E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.


Todos eles. Até os bebês.

Deus está tão ofendido com toda a violência na Terra mas vai cometer o maior acto de violência de todos os tempos - o genocídio de toda a humanidade.

E Noé o que faz? Fica horrorizado com o plano de Deus? Não, nada disso! Concorda imediatamente!

Noé não tinha irmãos? No capítulo anterior de Génesis, ficámos a saber que o pai de Noé teve mais filhos e filhas. E Deus só salva Noé e os seus filhos?

Milhões de seguidores da Bíblia adoram esta moral!


Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

E desta maneira farás: de trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.

Farás na arca uma janela e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros.


Que instruções tão detalhadas! Mas talvez Noé tivesse feito um barco muito melhor sem estas orientações ridículas...


Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo.


Quão egoísta é Noé? Deus está disposto a poupar sua família, portanto, está tudo bem?...

Mas mais ninguém tem um barco no planeta inteiro? Ou uma jangada? Ou qualquer outro objecto que flutue? Ninguém sabe nadar?


E de tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie meterás na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

Das aves conforme a sua espécie, dos animais conforme a sua espécie, de todo réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

E tu toma para ti de toda comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, para ti e para eles.


Duas de todas as criaturas vivas, macho e fêmea. Noé tinha de ter grandes conhecimentos de biologia para poder distinguir fêmeas e machos de algumas espécies. 

E conseguiu que nenhum animal estivesse doente? E sem parasitas? Mas muitos parasitas também são animais!...


Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.


Noé fez tudo exactamente como Deus ordenou. Como é que Noé sabia que a voz que falava com ele era Deus? 


domingo, 8 de março de 2020

Génesis - Capítulo 5



Génesis 5

Este capítulo é apenas a primeira parte de uma longa árvore genealógica que continua no capítulo 9. Vejamos alguns pontos hilariantes.


Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.


Aqui é interessante que Deus criou um homem e uma mulher e chamou-os ambos "Adão". Neste capítulo não existe Eva. E, atenção, porque este capítulo parece ser um texto com alguma independência em relação aos capítulos anteriores. Quem escreveu este capítulo não conhecia a história do jardim do Éden.


E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos; e morreu.


Adão viveu 930 anos! Afinal a serpente do jardim tinha razão quando disse que não morreria por comer o fruto. Adão morreu, sim, mas só depois de viver um tempo absurdo! 

Adão tinha 130 anos quando teve um filho chamado Sete. E porque é que esta história não conta que idade tinha Adão quando teve Caim e Abel? Esta narrativa ignora completamente que Adão e Eva tiveram outros filhos antes de Sete!

E a história conta que Adão teve mais filhos e filhas! Quais eram seus nomes? Não importam?


E viveu Sete cento e cinco anos e gerou a Enos. E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos; e morreu.


Sete teve seu primeiro filho aos 105 anos de idade. Viveu mais de 100 anos sem ter relações sexuais? E teve filhos com quem? Em questão de mulheres só havia a sua mãe e as suas irmãs...


E viveu Enos noventa anos; e gerou a Cainã. E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos; e morreu.

E viveu Cainã setenta anos e gerou a Maalalel. E viveu Cainã, depois que gerou a Maalalel, oitocentos e quarenta anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos; e morreu.

E viveu Maalalel sessenta e cinco anos e gerou a Jarede. E viveu Maalalel, depois que gerou a Jarede, oitocentos e trinta anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Maalalel oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.

E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.


Estes versículos só acrescentam mais uns nomes a uma genealogia desinteressante de personagens com longevidades irreais - Jarede viveu 962 anos! Neste ponto, os autores de Génesis estão apenas copiar textos anteriores com novos nomes e longevidades fantasiosas.


E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.


Coitado do Enoque! O que terá feito de errado para ter vivido "apenas" até aos 365 anos? Por outro lado aqui diz que "Deus o tomou" e não que "morreu" como os outros personagens desta genealogia.

Na literatura judaica parece ter existido, durante séculos, o culto de uma personagem de nome Enoque. 


E viveu Metusalém cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. E viveu Metusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Metusalém novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.


Aqui está uma curiosidade interessante. Com o nascimento de Lameque, há 9 gerações da família de Adão vivas ao mesmo tempo - pai, avô, bisavô, trisavô, tetravô, ...

Matusalém, aliás, é uma palavra que se tornou sinónimo de alguém muito velho porque, tendo morrido aos 969 anos, é o recordista de longevidade. Mas o seu avô Jarede é descrito como tendo vivido 962 anos e não tem direito sequer a menção honrosa pelo segundo lugar.


E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos; e morreu.


Lameque viveu 777 anos! Parece o resultado feliz de uma slot machine!

Fazendo uma pausa para analisar a genealogia de Sete, esta parece muito semelhante à genealogia de Caim do capítulo anterior! Apenas uma troca de ordem entre Enoque e Maalalel e ligeiras alterações na grafia dos nomes.

Aqui Caim passa de irmão para neto de Sete.


Genealogia de Sete
Genealogia de Caim
Adão
Adão
Sete

Enos

Cainã
Caim
Maalalel
Enoque
Jarede
Irade
Enoque
Meujael
Metusalém
Metusael
Lameque
Lameque


Retornemos à narrativa. O capítulo acaba assim:


E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé.


Um capítulo que supostamente cobre 1500 anos da história da humanidade e ficamos a saber que os primeiros humanos sabiam... reproduzir-se. Nada mais foi digno de nota.


Passagem
Evento
Tempo que passou
Génesis 5:3 
Adão é pai de Sete aos 130
0 + 130 = 130
Génesis 5:6 
Sete é pai de Enos aos 105
130 + 105 = 235
Génesis 5:9 
Enos é pai de Cainan aos 90
235 + 90 = 325
Génesis 5:12 
Cainan é pai de Maalalel aos 70
325 + 70 = 395
Génesis 5:15 
Maalalel é pai de Jarede aos 65
395 + 65 = 460
Génesis 5:18 
Jarede é pai de Enoque aos 162
460 + 162 = 622
Génesis 5:21 
Enoque é pai de Matusalém aos 65
622 + 65 = 687
Génesis 5:25 
Matusalém é pai de Lameque aos 187
687 + 187 = 874
Génesis 5:28 
Lameque é pai de Noé aos 182
874 + 182 = 1056
Génesis 5:32
Noé tem filhos aos 500
1056 + 500 = 1556

Onde estavam as civilizações antigas como as conhecemos? Onde estavam aqueles que criaram arte, linguagem e impérios? Sim, onde estavam os Sumérios, os Elamitas e os Egípcios?


domingo, 1 de março de 2020

Génesis - Capítulo 4

 


Génesis 4

Passámos já por três capítulos da Bíblia. Duas aborrecidas histórias sobre criacionismo (capítulo 1 e capítulo 2) e uma história de desobediência patética (capítulo 3).

Está na hora do primeiro homicídio.


E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.


Que desigualdade! Caim tem direito a ser o resultado de um encontro romântico e Eva dá-lhe uma dedicatória dizendo que foi através do Senhor que teve o primeiro filho. Abel não recebe assim tanta atenção na narrativa.

Por que Eva disse "Alcancei do Senhor"? Não foi Deus que fez Caim.

E os dois rapazes não tiveram uma infância? Nasceram e foram logo trabalhar?


E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. 


Deus gostou mais da carne de Abel. Os legumes e frutas de Caim não o impressionaram.


E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.


Por que Deus pergunta "Por que te iraste"? Ele não é omnisciente?

De qualquer modo a resposta seria fácil: Caim deu um presente a Deus e Deus o rejeitou. Quem não ficaria chateado?

E a mensagem de Deus aqui é muito confusa. O que é pecado, afinal? Quero dizer, até agora o único pecado que realmente conhecemos é comer a fruta errada. Aparentemente, não houve problema em Abel matar animais para oferecer a Deus.


E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.


Caim matou Abel. Mas Deus ainda não tinha dito que homicídio seria pecado! Então está tudo bem!

E de que serviu a Abel ser o favorito de Deus? Serviu-lhe para ter uma vida curta?

Caim mata Abel mas, aparentemente, o assunto não interessa a Adão nem a Eva.


E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?


Deus continua sem saber o paradeiro de ninguém, apesar de só existirem quatro pessoas no mundo.

Caim mentiu a Deus dizendo que não sabia onde Abel estaria. Por que Deus simplesmente não o matou ali mesmo?


E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.


Caim acabou de esfaquear o irmão, mas a punição de Deus foi apenas "nunca mais poder lavrar a terra"? Caim poderia responder "E daí se eu não posso cultivar nada? Vou comer de uma das tuas árvores!"


Então, disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. 


Para quê esta lamúria toda? Caim apenas tem de encontrar um novo trabalho.

Além disso, por que Caim tem medo da morte? Quem mais está vagueando pela Terra apenas esperando para matá-lo? Não conhecemos nenhum outro personagem, muito menos assassinos em potencial.

As únicas pessoas que o poderiam matar neste momento seriam seus pais.


O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. 


Deus ofereceu protecção a Caim sob a forma de uma "marca", para que ninguém o ferisse. Que marca seria essa? Seria um colete à prova de bala?

Vamos ver se entendemos este sistema de justiça: 

 - Matar o irmão - punido com a perda do trabalho e exílio

 - Matar um homicida - algo sete vezes pior


Porque é que Deus não ofereceu a Abel a mesma marca para que ninguém o ferisse? 

Será que esta história foi baseada numa lenda que ilustraria a rivalidade entre pastores e agricultores?


E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.

Caim "conheceu" a sua mulher? Que mulher? Ou é incesto ou há mais pessoas no mundo.

E "Caim saiu da presença de Deus" quando ele foi para Node? Não há Deus em Node! O que significa que Deus não está em todo lugar!


E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá.


Que genealogia chata e tantos nomes desnecessários! A não ser que estas nomes pertenciam a personagens de histórias agora perdidas.

De onde vêm todas as mulheres? E Lameque teve logo duas mulheres? Poligamia é frequente na Biblia.

E somos informados de que Jabal deu à luz pessoas que viviam em tendas e criavam gado! Quais eram as alternativas nesta altura?

Por outro lado, os descendentes de Caim foram os inventores de alguns instrumentos musicais e inventores da tecnologia do cobre e do ferro. Mas a linhagem de Caim foi toda destruída pelo dilúvio. Quem passou este conhecimento para os gerações posteriores? Claramente o autor deste capítulo 4 de Génesis não conhecia os capítulos dedicados à história do dilúvio. 

"Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro" - os fundamentalistas atribuem autoria do texto de Génesis a Moisés. Mas Moisés, tenha existido ou não, é uma personagem da idade do bronze. Moisés nunca iria escrever sobre alguém que era mestre em obras de ferro.


E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.


Lameque alardeia que matou dois homens! E que, tal como Caim, está protegido de retaliações.


E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor.


É muito triste alguém como Sete vir a saber que nasceu só para substituir um irmão defunto. A individualidade de Sete está em risco. Por outro lado, parece que este parágrafo tem a finalidade de introduzir o próximo capítulo que é sobre a genealogia de Sete.


Moral deste capítulo? Deus protege os homicidas. Não há punição por assassinato.


A rivalidade entre Agricultores e Pastores

Adão e Eva tiveram os dois primeiros filhos, Caim e Abel. Caim tornou-se agricultor mas Abel optou por ser pastor. Depois, como Deus gostava mais do pastor, Caim matou o seu irmão por ciúmes (Génesis 4:1-8).

Esta história poderá ser um reflexo sobre a rivalidade que sempre existiu entre agricultores e pastores, desde que foi introduzida a agricultura na vida dos homens. O agricultor odiava que os pastores passassem com os rebanhos pelos seus campos que tanto trabalho requeriam para cultivar, e o pastor odiava que o agricultor tomasse posse das terras. Porém, o agricultor é o mais poderoso, por isso o agricultor mata o pastor. O pastor morre e o agricultor é o sobrevivente.

O agricultor é mais sofisticado do que o pastor, pois tem de dominar a técnica, as ferramentas, o calendário, etc. A agricultura foi a primeira tecnologia sofisticada da história do Homem, a primeira ciência, por isso, Caim foi o primeiro a experimentar as vantagens da ciência, perante a desaprovação de Deus. O agricultor teria de devastar largas áreas florestais e outros habitats naturais para dar lugar à terra cultivada. Este foi certamente o primeiro passo na destruição da Natureza selvagem.

Isto leva-nos à história dos hebreus, que na sua origem dedicavam-se principalmente à pastorícia. Os seus vizinhos mesopotâmicos (mais tarde designados por babilónios) foram, por outro lado, os inventores da agricultura, tendo retirado desta atividade grande riqueza e poder. Daí a rivalidade entre pastores e agricultores.

Na história de Génesis, o ataque de ciúmes de Caim foi desencadeado na sequência de oferendas que ambos irmãos fizeram a Deus: Caim ofereceu vegetais do seu cultivo enquanto Abel ofereceu umas boas peças de gado. Parece que Deus não gostou da oferta vegetariana de Caim e aprovou apenas a oferta de Abel.

Mas, no fim de contas, Caim conseguiu ganhar o respeito de Deus, porque Deus só lhe dirigiu uma repreensão verbal e, logo a seguir, até prometeu-lhe proteção (“... E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse”, Génesis 4:15). Caim tinha medo de ser encontrado e morto em punição do seu crime, por isso foi viver para a terra de Node (que, em hebraico, significa “Fuga”), onde se estabeleceu com a sua mulher (Génesis 4:13-17).

Esta história de Caím acaba sem deixar resposta para as seguintes questões:
  • Caim tinha medo de quem?
  • Por que é que Deus prometeu-lhe proteção?
  • Foi ele que fundou a terra de Node ou já existia como povoação?
  • Quem era a mulher de Caim?

Os Egípcios odiavam pastores de ovelhas

Génesis, noutro contexto, mostra o seguinte:
Génesis 46:34 Então, direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo o pastor de ovelhas é abominação para os egípcios.

Ora, aqui diz que os egípcios, hábeis agricultores, abominavam pastores.


Ler também: