Adão e Eva tiveram os dois primeiros filhos, Caim e Abel. Caim tornou-se agricultor mas Abel optou por ser pastor. Depois, como Deus gostava mais do pastor, Caim matou o seu irmão por ciúmes (Génesis 4:1-8).
Esta história poderá ser um reflexo sobre a rivalidade que sempre existiu entre agricultores e pastores, desde que foi introduzida a agricultura na vida dos homens. O agricultor odiava que os pastores passassem com os rebanhos pelos seus campos que tanto trabalho requeriam para cultivar, e o pastor odiava que o agricultor tomasse posse das terras. Porém, o agricultor é o mais poderoso, por isso o agricultor mata o pastor. O pastor morre e o agricultor é o sobrevivente.
O agricultor é mais sofisticado do que o pastor, pois tem de dominar a técnica, as ferramentas, o calendário, etc. A agricultura foi a primeira tecnologia sofisticada da história do Homem, a primeira ciência, por isso, Caim foi o primeiro a experimentar as vantagens da ciência, perante a desaprovação de Deus. O agricultor teria de devastar largas áreas florestais e outros habitats naturais para dar lugar à terra cultivada. Este foi certamente o primeiro passo na destruição da Natureza selvagem.
Isto leva-nos à história dos hebreus, que na sua origem dedicavam-se principalmente à pastorícia. Os seus vizinhos mesopotâmicos (mais tarde designados por babilónios) foram, por outro lado, os inventores da agricultura, tendo retirado desta actividade grande riqueza e poder. Daí a rivalidade entre pastores e agricultores.
Na história de Génesis, o ataque de ciúmes de Caim foi desencadeado na sequência de oferendas que ambos irmãos fizeram a Deus: Caim ofereceu vegetais do seu cultivo enquanto Abel ofereceu umas boas peças de gado. Parece que Deus não gostou da oferta vegetariana de Caim e aprovou apenas a oferta de Abel.
Mas, no fim de contas, Caim conseguiu ganhar o respeito de Deus, porque Deus só lhe dirigiu uma repreensão verbal e, logo a seguir, até prometeu-lhe protecção (“... E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse”, Génesis 4:15). Caim tinha medo de ser encontrado e morto em punição do seu crime, por isso foi viver para a terra de Node (que, em hebraico, significa “Fuga”), onde se estabeleceu com a sua mulher (Génesis 4:13-17).
Esta história acaba sem deixar resposta para as seguintes questões:
- Caim tinha medo de quem?
- Por que é que Deus prometeu-lhe protecção?
- Foi ele que fundou a terra de Node ou já existia como povoação?
- Quem era a mulher de Caim?
Gostei muito. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirMuito obrigado pela apreciação!
ExcluirPaulo, qto aprendizado tenho capturado nestas discussões. Estou processando em meu whatson (cérebro). Mas bastante elucidaditos. Estava agora tô ando um café com minha esposa, e falei, podemos entender toda a criatividade da época, pela estaca zero do conhecimento, mas o triste hoje é as pessoas ainda pensarem como outrora ...
ResponderExcluirMuito obrigado pela apreciação, João. Este artigo é apenas uma tentativa para aproximar ao raciocínio do autor desta passagem de Génesis.
Excluir