domingo, 1 de março de 2020

Génesis - Capítulo 4

 


Génesis 4

Passámos já por três capítulos da Bíblia. Duas aborrecidas histórias sobre criacionismo (capítulo 1 e capítulo 2) e uma história de desobediência patética (capítulo 3).

Está na hora do primeiro homicídio.


E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.


Que desigualdade! Caim tem direito a ser o resultado de um encontro romântico e Eva dá-lhe uma dedicatória dizendo que foi através do Senhor que teve o primeiro filho. Abel não recebe assim tanta atenção na narrativa.

Por que Eva disse "Alcancei do Senhor"? Não foi Deus que fez Caim.

E os dois rapazes não tiveram uma infância? Nasceram e foram logo trabalhar?


E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. 


Deus gostou mais da carne de Abel. Os legumes e frutas de Caim não o impressionaram.


E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.


Por que Deus pergunta "Por que te iraste"? Ele não é omnisciente?

De qualquer modo a resposta seria fácil: Caim deu um presente a Deus e Deus o rejeitou. Quem não ficaria chateado?

E a mensagem de Deus aqui é muito confusa. O que é pecado, afinal? Quero dizer, até agora o único pecado que realmente conhecemos é comer a fruta errada. Aparentemente, não houve problema em Abel matar animais para oferecer a Deus.


E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.


Caim matou Abel. Mas Deus ainda não tinha dito que homicídio seria pecado! Então está tudo bem!

E de que serviu a Abel ser o favorito de Deus? Serviu-lhe para ter uma vida curta?

Caim mata Abel mas, aparentemente, o assunto não interessa a Adão nem a Eva.


E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?


Deus continua sem saber o paradeiro de ninguém, apesar de só existirem quatro pessoas no mundo.

Caim mentiu a Deus dizendo que não sabia onde Abel estaria. Por que Deus simplesmente não o matou ali mesmo?


E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.


Caim acabou de esfaquear o irmão, mas a punição de Deus foi apenas "nunca mais poder lavrar a terra"? Caim poderia responder "E daí se eu não posso cultivar nada? Vou comer de uma das tuas árvores!"


Então, disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. 


Para quê esta lamúria toda? Caim apenas tem de encontrar um novo trabalho.

Além disso, por que Caim tem medo da morte? Quem mais está vagueando pela Terra apenas esperando para matá-lo? Não conhecemos nenhum outro personagem, muito menos assassinos em potencial.

As únicas pessoas que o poderiam matar neste momento seriam seus pais.


O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. 


Deus ofereceu protecção a Caim sob a forma de uma "marca", para que ninguém o ferisse. Que marca seria essa? Seria um colete à prova de bala?

Vamos ver se entendemos este sistema de justiça: 

 - Matar o irmão - punido com a perda do trabalho e exílio

 - Matar um homicida - algo sete vezes pior


Porque é que Deus não ofereceu a Abel a mesma marca para que ninguém o ferisse? 

Será que esta história foi baseada numa lenda que ilustraria a rivalidade entre pastores e agricultores?


E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.

E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.

Caim "conheceu" a sua mulher? Que mulher? Ou é incesto ou há mais pessoas no mundo.

E "Caim saiu da presença de Deus" quando ele foi para Node? Não há Deus em Node! O que significa que Deus não está em todo lugar!


E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque. E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá. E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá.


Que genealogia chata e tantos nomes desnecessários! A não ser que estas nomes pertenciam a personagens de histórias agora perdidas.

De onde vêm todas as mulheres? E Lameque teve logo duas mulheres? Poligamia é frequente na Biblia.

E somos informados de que Jabal deu à luz pessoas que viviam em tendas e criavam gado! Quais eram as alternativas nesta altura?

Por outro lado, os descendentes de Caim foram os inventores de alguns instrumentos musicais e inventores da tecnologia do cobre e do ferro. Mas a linhagem de Caim foi toda destruída pelo dilúvio. Quem passou este conhecimento para os gerações posteriores? Claramente o autor deste capítulo 4 de Génesis não conhecia os capítulos dedicados à história do dilúvio. 

"Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro" - os fundamentalistas atribuem autoria do texto de Génesis a Moisés. Mas Moisés, tenha existido ou não, é uma personagem da idade do bronze. Moisés nunca iria escrever sobre alguém que era mestre em obras de ferro.


E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.


Lameque alardeia que matou dois homens! E que, tal como Caim, está protegido de retaliações.


E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor.


É muito triste alguém como Sete vir a saber que nasceu só para substituir um irmão defunto. A individualidade de Sete está em risco. Por outro lado, parece que este parágrafo tem a finalidade de introduzir o próximo capítulo que é sobre a genealogia de Sete.


Moral deste capítulo? Deus protege os homicidas. Não há punição por assassinato.


A rivalidade entre Agricultores e Pastores

Adão e Eva tiveram os dois primeiros filhos, Caim e Abel. Caim tornou-se agricultor mas Abel optou por ser pastor. Depois, como Deus gostava mais do pastor, Caim matou o seu irmão por ciúmes (Génesis 4:1-8).

Esta história poderá ser um reflexo sobre a rivalidade que sempre existiu entre agricultores e pastores, desde que foi introduzida a agricultura na vida dos homens. O agricultor odiava que os pastores passassem com os rebanhos pelos seus campos que tanto trabalho requeriam para cultivar, e o pastor odiava que o agricultor tomasse posse das terras. Porém, o agricultor é o mais poderoso, por isso o agricultor mata o pastor. O pastor morre e o agricultor é o sobrevivente.

O agricultor é mais sofisticado do que o pastor, pois tem de dominar a técnica, as ferramentas, o calendário, etc. A agricultura foi a primeira tecnologia sofisticada da história do Homem, a primeira ciência, por isso, Caim foi o primeiro a experimentar as vantagens da ciência, perante a desaprovação de Deus. O agricultor teria de devastar largas áreas florestais e outros habitats naturais para dar lugar à terra cultivada. Este foi certamente o primeiro passo na destruição da Natureza selvagem.

Isto leva-nos à história dos hebreus, que na sua origem dedicavam-se principalmente à pastorícia. Os seus vizinhos mesopotâmicos (mais tarde designados por babilónios) foram, por outro lado, os inventores da agricultura, tendo retirado desta atividade grande riqueza e poder. Daí a rivalidade entre pastores e agricultores.

Na história de Génesis, o ataque de ciúmes de Caim foi desencadeado na sequência de oferendas que ambos irmãos fizeram a Deus: Caim ofereceu vegetais do seu cultivo enquanto Abel ofereceu umas boas peças de gado. Parece que Deus não gostou da oferta vegetariana de Caim e aprovou apenas a oferta de Abel.

Mas, no fim de contas, Caim conseguiu ganhar o respeito de Deus, porque Deus só lhe dirigiu uma repreensão verbal e, logo a seguir, até prometeu-lhe proteção (“... E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse”, Génesis 4:15). Caim tinha medo de ser encontrado e morto em punição do seu crime, por isso foi viver para a terra de Node (que, em hebraico, significa “Fuga”), onde se estabeleceu com a sua mulher (Génesis 4:13-17).

Esta história de Caím acaba sem deixar resposta para as seguintes questões:
  • Caim tinha medo de quem?
  • Por que é que Deus prometeu-lhe proteção?
  • Foi ele que fundou a terra de Node ou já existia como povoação?
  • Quem era a mulher de Caim?

Os Egípcios odiavam pastores de ovelhas

Génesis, noutro contexto, mostra o seguinte:
Génesis 46:34 Então, direis: Teus servos foram homens de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo o pastor de ovelhas é abominação para os egípcios.

Ora, aqui diz que os egípcios, hábeis agricultores, abominavam pastores.


Ler também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário