domingo, 9 de fevereiro de 2020

Génesis - Capítulo 1




Génesis 1


O livro de Génesis encerra os mais conhecidos contos e lendas do Antigo Testamento. Existem muitas denominações religiosas que promovem estas histórias como se se tratassem de verdadeiros factos históricos! Sim, há pessoas que pensam que a Bíblia deve ser interpretada literalmente e que é isenta de erros. Essas pessoas, evidentemente, nem sequer leram as primeiras páginas do Génesis, o primeiro livro da Bíblia.

Vamos, então, ler o primeiro capítulo da Bíblia e falar sobre todos os problemas da primeira narrativa da criação. Primeira? Sim, porque o segundo capítulo de Génesis tem outra narrativa.

No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Na verdade, deveria traduzir-se por “No princípio os Deuses criaram os céus e a Terra”, pois nos manuscritos hebraicos, a designação divina está no plural (Elohim, plural da palavra hebraica El, Deus). Nota-se aqui uma descuidada conversão de tradições politeístas para um texto monoteísta. O autor deste versículo não conseguiu esconder um passado outrora devotado a múltiplos deuses.

Alguns teólogos mais "sofisticados" dizem que esta parte de Génesis relata como Deus provocou um Big Bang para criar o universo - afinal a teoria do Big Bang foi proposta por um padre católico. Mas a narrativa de Génesis não faz sentido.

Deus criou os céus? Os "céus" seriam sinónimo de universo? Então a Bíblia diz que Deus criou o universo e a Terra ao mesmo tempo, no início. Só que que o universo (pelo menos a porção observável) tem aproximadamente 13800 milhões de anos e a Terra tem apenas 4500 milhões de anos. Passou muito tempo sem que o universo tivesse a Terra. E, no universo primitivo, a escuridão não estava na foto. Por centenas de milhares de anos após o Big Bang, o universo era realmente muito brilhante.

E de onde veio essa água sobre a qual o espírito de Deus pairava? A Terra não tinha água até muito tempo depois de formada - pelo menos em forma líquida, porque a Terra era demasiado quente para isso. Ah, mas a palavra "espírito" é a mesma que a palavra "ar", em hebraico e em grego ("ruah" e "pneuma" respetivamente). Então o autor referia-se simplemente que a Terra tinha "ar" por cima da água.

E disse Deus: Haja luz. E houve luz.

Mas com quem é que Deus estava a falar? Ainda não havia ninguém...! Sim... havia outros deuses, claro!

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro.

Repare-se que Deus ainda não criou o Sol. Então, de onde vem essa luz? E como chegamos à noite e depois a uma manhã se não há Sol? 

Além disso, não faz sentido falar-se em separação de luz e escuridão. Escuridão é a ausência de luz. Não são duas coisas diferentes, são quantidades diferentes de luz.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã: o dia segundo.

Deus levou um dia inteiro para fazer o céu? O céu é praticamente espaço sem matéria, um vácuo. O que havia para fazer? Os antigos chamavam "firmamento" porque pensavam que o céu era uma estrutura rígida, como um tecto sobre nossas cabeças. Então é isso: Deus sabe tanto sobre o universo como os antigos sabiam. Os antigos igualmente criam que acima do firmamento havia uma reserva infinita de água doce que caía sob a forma de chuva.

E como chegamos à tarde e à manhã novamente? Ainda não há um Sol!

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom. 

Isso implica que houve um tempo em que a água cobria todo o planeta e que Deus enxugou a água de um local para fazer aparecer terra firme. Ah! Os antigos pensavam que havia um enorme oceano primordial onde foi colocada a terra firme - é isso!

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã: o dia terceiro.

Mais uma vez, a tarde torna-se manhã ainda sem Sol. E para quê haver árvores de fruto e outros tipos de vegetação quando não há Sol para as manter vivas? Esta narrativa nem sequer alega que foi Deus que criou a vegetação, mas que a terra, de alguma forma, começou a produzir essas coisas.

Além disso, este relato alega que os primeiros seres vivos do universo foram plantas e árvores, que estão acima do solo. Mas, na realidade, as primeiras formas de vida foram inteiramente no mar: organismos unicelulares, e não plantas complexas com órgãos reprodutivos que lhes permitiriam produzir sementes ou frutos.

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã: o dia quarto.

Finalmente o Sol! E a Lua!
Mas, espera aí, a Lua é descrita como uma "luz menor"! E se sabemos uma coisa sobre a Lua é que não produz luz mas reflete a luz do Sol.

E a ideia de que a "luz maior" - o Sol - governa o dia enquanto a lua governa a noite também não faz sentido. O Sol não desaparece à noite - isso é o que as crianças pensam.
E mesmo que não consigamos ver o Sol, ainda está lá. Quando é noite para nós, é dia para outros. Portanto, não há separação real entre noite e dia. O Sol está sempre visível em algum lugar.

Na realidade, o Sol e a Lua não foram criados ao mesmo tempo. A ciência diz-nos que o Sol apareceu antes da Terra e a Lua constituiu-se depois da Terra.

E Deus supostamente criou estas duas luzes para separar a luz da escuridão. Mas Deus já tinha feito essa separação antes de criar o Sol!...

Esses versículos também dizem que Deus criou as estrelas... como se as estrelas fossem objectos menores no universo e de natureza diferente do Sol. Ok, os autores destes versículos não sabiam que o Sol era uma estrela. Mas, se a primeira coisa que Deus criou foi "os céus" e se os céus não tinham estrelas, então o que havia nos céus?

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã: o dia quinto.

Mais uma vez, este Deus preguiçoso nem fez todas estas criaturas - ele deixou a água fazer algumas espontaneamente.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

Outra vez, Deus também não criou essas criaturas - ele deixou a terra fazer isso. E... criou o gado? O ser humano é que domesticou o gado!

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. 

"Façamos" o homem à "nossa" imagem...? Com quem Deus está a falar? Ah! Os antigos eram politeístas e este texto é desse tempo em que criam em mais do que um Deus!

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 

Espera lá. Deus criou macho e fémea ao mesmo tempo? Mas não há uma história sobre Deus criar a mulher com uma costela do homem? Ah, essa é a história no capítulo 2.

E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

O objectivo da humanidade é encher a Terra... só que Deus esqueceu-se de dizer o que fazer quando a Terra ficasse cheia... Iria distribuir contracetivos?

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. 

Se isso é verdade, porque Deus fez tantas plantas venenosas? Na verdade, a maior parte das plantas no planeta não são adequadas para a alimentação humana.
E qual era exactamente o objectivo do canábis, da papoila opiácea, da folha de coca, etc?

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.

Ok, talvez Deus tenha feito as plantas psicotrópicas para uso próprio... só assim é que poderia dizer que tudo o que fez "era muito bom".

Chegando ao fim do primeiro capítulo de Génesis, podemos resumir esta primeira versão da Criação:
No princípio os deuses (heb. Elohim) criaram os céus e a Terra (completamente coberta por água), depois foram feitas as seguintes criações:
Dia 1: luz, o dia e a noite;
Dia 2: separação das águas abaixo e acima do céu;
Dia 3: terra seca, plantas;
Dia 4: Sol para iluminar de dia, Lua para a noite; e também as estrelas.
Dia 5: monstros marinhos (baleias), peixes, aves;
Dia 6: animais terrestres, répteis, insectos e, finalmente, homem e mulher para dominarem sobre o resto da criação;
Dia 7: dia de descanso; os deuses foram descansar estando muito satisfeitos com tudo o que fizeram.


Este texto de Génesis parece ter uma forte influência do "Enuma Elish", um antigo texto mesopotâmico. Mais sobre o Enuma Elish pode-se encontrar nos seguintes artigos:




Um comentário:

  1. Veja, tem algumas coisas que você poderia levar em consideração, antes de sair "hater-ando" tudo. "No princípio, criou Deus os céus e a terra". Dá pra considerar que não foi ao mesmo tempo. Mesmo com uma diferença de 9,1 bilhões de anos, ainda assim tudo foi antes da criação do homem (que é quem importa no texto bíblico), portanto, no inicio.

    "Mas com quem é que Deus estava a falar?" Spoiler, deus é três em um.

    "Esta narrativa nem sequer alega que foi Deus que criou a vegetação" Não seja tão duro, ele mandou e a terra conseguiu produzir. Aumenta só um pouco a suspensão de descrença.

    "E... criou o gado?" Engraçado, outras traduções dizem animais domésticos, mas como classificar assim antes de se ter o conceito de casa!
    (uma youtuber que tá fazendo a analise literaria da biblia (Tatiana Feltrin) que observou isso)

    "O objectivo da humanidade é encher a Terra... só que Deus esqueceu-se de dizer o que fazer quando a Terra já está cheia" Bom, muito bom isso!

    Enfim, são só algumas observações que podem ser respondidas com contexto; nas outras você tem razão.

    ResponderExcluir