domingo, 8 de março de 2020

Génesis - Capítulo 5



Génesis 5

Este capítulo é apenas a primeira parte de uma longa árvore genealógica que continua no capítulo 9. Vejamos alguns pontos hilariantes.


Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.


Aqui é interessante que Deus criou um homem e uma mulher e chamou-os ambos "Adão". Neste capítulo não existe Eva. E, atenção, porque este capítulo parece ser um texto com alguma independência em relação aos capítulos anteriores. Quem escreveu este capítulo não conhecia a história do jardim do Éden.


E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete. E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos; e morreu.


Adão viveu 930 anos! Afinal a serpente do jardim tinha razão quando disse que não morreria por comer o fruto. Adão morreu, sim, mas só depois de viver um tempo absurdo! 

Adão tinha 130 anos quando teve um filho chamado Sete. E porque é que esta história não conta que idade tinha Adão quando teve Caim e Abel? Esta narrativa ignora completamente que Adão e Eva tiveram outros filhos antes de Sete!

E a história conta que Adão teve mais filhos e filhas! Quais eram seus nomes? Não importam?


E viveu Sete cento e cinco anos e gerou a Enos. E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos; e morreu.


Sete teve seu primeiro filho aos 105 anos de idade. Viveu mais de 100 anos sem ter relações sexuais? E teve filhos com quem? Em questão de mulheres só havia a sua mãe e as suas irmãs...


E viveu Enos noventa anos; e gerou a Cainã. E viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos; e morreu.

E viveu Cainã setenta anos e gerou a Maalalel. E viveu Cainã, depois que gerou a Maalalel, oitocentos e quarenta anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos; e morreu.

E viveu Maalalel sessenta e cinco anos e gerou a Jarede. E viveu Maalalel, depois que gerou a Jarede, oitocentos e trinta anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Maalalel oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.

E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.


Estes versículos só acrescentam mais uns nomes a uma genealogia desinteressante de personagens com longevidades irreais - Jarede viveu 962 anos! Neste ponto, os autores de Génesis estão apenas copiar textos anteriores com novos nomes e longevidades fantasiosas.


E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.


Coitado do Enoque! O que terá feito de errado para ter vivido "apenas" até aos 365 anos? Por outro lado aqui diz que "Deus o tomou" e não que "morreu" como os outros personagens desta genealogia.

Na literatura judaica parece ter existido, durante séculos, o culto de uma personagem de nome Enoque. 


E viveu Metusalém cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. E viveu Metusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Metusalém novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.


Aqui está uma curiosidade interessante. Com o nascimento de Lameque, há 9 gerações da família de Adão vivas ao mesmo tempo - pai, avô, bisavô, trisavô, tetravô, ...

Matusalém, aliás, é uma palavra que se tornou sinónimo de alguém muito velho porque, tendo morrido aos 969 anos, é o recordista de longevidade. Mas o seu avô Jarede é descrito como tendo vivido 962 anos e não tem direito sequer a menção honrosa pelo segundo lugar.


E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos; e morreu.


Lameque viveu 777 anos! Parece o resultado feliz de uma slot machine!

Fazendo uma pausa para analisar a genealogia de Sete, esta parece muito semelhante à genealogia de Caim do capítulo anterior! Apenas uma troca de ordem entre Enoque e Maalalel e ligeiras alterações na grafia dos nomes.

Aqui Caim passa de irmão para neto de Sete.


Genealogia de Sete
Genealogia de Caim
Adão
Adão
Sete

Enos

Cainã
Caim
Maalalel
Enoque
Jarede
Irade
Enoque
Meujael
Metusalém
Metusael
Lameque
Lameque


Retornemos à narrativa. O capítulo acaba assim:


E era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé.


Um capítulo que supostamente cobre 1500 anos da história da humanidade e ficamos a saber que os primeiros humanos sabiam... reproduzir-se. Nada mais foi digno de nota.


Passagem
Evento
Tempo que passou
Génesis 5:3 
Adão é pai de Sete aos 130
0 + 130 = 130
Génesis 5:6 
Sete é pai de Enos aos 105
130 + 105 = 235
Génesis 5:9 
Enos é pai de Cainan aos 90
235 + 90 = 325
Génesis 5:12 
Cainan é pai de Maalalel aos 70
325 + 70 = 395
Génesis 5:15 
Maalalel é pai de Jarede aos 65
395 + 65 = 460
Génesis 5:18 
Jarede é pai de Enoque aos 162
460 + 162 = 622
Génesis 5:21 
Enoque é pai de Matusalém aos 65
622 + 65 = 687
Génesis 5:25 
Matusalém é pai de Lameque aos 187
687 + 187 = 874
Génesis 5:28 
Lameque é pai de Noé aos 182
874 + 182 = 1056
Génesis 5:32
Noé tem filhos aos 500
1056 + 500 = 1556

Onde estavam as civilizações antigas como as conhecemos? Onde estavam aqueles que criaram arte, linguagem e impérios? Sim, onde estavam os Sumérios, os Elamitas e os Egípcios?


Nenhum comentário:

Postar um comentário