domingo, 22 de março de 2020

Génesis - Capítulo 7




Génesis 7

O primeiro genocídio de Deus.


Depois, disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração. 


E Noé é realmente justo? Afinal nem todos os humanos são pecadores. Mas e os filhos de Noé também eram justos? Que coincidência! Todos os justos do mundo numa só família!


De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra. 


Sete pares! Porquê sete? O que aconteceria se houvesse apenas seis pares?

E por que salvar os animais "que não são limpos"? Alguns animais "limpos" não vão caber na arca, porque estará cheia de animais impuros!

E o que separa os animais limpos dos impuros? Parece seguro dizer que o texto refere-se às regras kosher sobre a alimentação, mas essas regras só são referidas em Levítico, que está mais tarde na Bíblia. Então, como Noé saberia a diferença?


Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz. E fez Noé conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara.


A sério que fez "tudo o que o Senhor lhe ordenara"? Todos os amigos e familiares de Noé - excepto a mulher, os filhos e as noras - iriam ser mortos e Noé nem questionou Deus?

De acordo com a genealogia de Génesis 5, Lameque, pai de Noé, teve outros filhos para além de Noé. O que aconteceu com os irmãos de Noé? E sobrinhos? 

Mesmo se outros humanos não fossem justos, o que é que os animais fizeram para merecer a pena de morte?


E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.


Noé tinha 600 anos? Então que idade tinham os filhos? E Noé não teria já netos por esta altura?


E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.


Pares? Não eram sete pares?

Não sabemos como Noé conseguiu reunir espécies que só vivem em certas partes do mundo, os nativos da Austrália, da América ou do extremo Oriente.

Nem sabemos como ele cuidou de qualquer uma das criaturas que ele nunca tinha visto antes. Como alimentar tanta variedade de animais?

E os parasitas? E animais doentes?

E Noé não salvou as plantas? Que plantas sobrevivem num planeta totalmente coberto de água?


No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. 


Isso é estranhamente rigoroso! O texto revela o ano, o mês e o dia em que o dilúvio começou...

E Deus necessitou de 40 dias de chuva para destruir aquilo que fez em 6 dias.


E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca; eles, e todo animal conforme a sua espécie, e todo gado conforme a sua espécie, e todo réptil que se roja sobre a terra conforme a sua espécie, e toda ave conforme a sua espécie, todo pássaro de toda qualidade. E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca. E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor a fechou por fora.


Todo este pedaço de texto poderia ter resumido por "E entraram na arca"... 

E Deus fechou a porta da Arca? Ele era o porteiro do clube?


E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra; e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu foram cobertos. Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. 


Quinze côvados são perto de 7 metros. Isso quer dizer que o dilúvio cobriu o topo do monte Everest com 7 metros de água!

Não existem evidências de uma inundação dessa magnitude no registro geológico.


E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem. Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu. Assim, foi desfeita toda substância que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias.


Só sobrou Noé, e aqueles com ele na arca. Todos os outros que respiravam ar pelas narinas morreram.

Os golfinhos também morreram? Eles têm narinas! E os que sobreviveram estavam dentro ou fora da arca?

O que aconteceu aos animais sem narinas? E os animais que podem nadar em cima da água, como os patos? 

Os que acreditam neste Deus, acham que ele matou 99,9% de todas as coisas vivas porque ele ama os seres humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário