Uma personagem que Paulo menciona nas suas cartas é Cefas. Dos
evangelhos só o Evangelho Segundo João
identifica Cefas como sendo o apóstolo Pedro:
João 1:42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
Mas é certo que Pedro e Cefas eram a mesma pessoa? Paulo
menciona este Cefas na Carta aos Gálatas e
na Primeira Carta aos Coríntios:
Gálatas 1:18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.
Gálatas 2:9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;
Gálatas 2:11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível.
Gálatas 2:14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?
1 Coríntios 1:12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo.
1 Coríntios 3:22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,
1 Coríntios 9:5 Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?
1 Coríntios 15:5 que apareceu a Cefas, e depois aos doze;
No entanto, Paulo, na Carta
aos Gálatas, também menciona Pedro:
Gálatas 2:7-8 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios),
Estes dois versículos da Carta
aos Gálatas são os únicos em que Paulo menciona alguém pelo nome Pedro. No
mesmo capítulo de Gálatas, Paulo
refere-se três vezes a Cefas. É possível que tenha sido uma alteração do nome
Cefas com vista a harmonizar as cartas de Paulo com os evangelhos.
Na sua Carta aos
Gálatas, Paulo descreve duas visitas a Cefas em Jerusalém (Gálatas 1:18; Gálatas
2:1-10).
Na primeira visita, Paulo demorou-se quize dias com Cefas
(Pedro) mas, aparentemente, Pedro não lhe fez nenhuma visita guiada pelos
locais onde Jesus tinha estado com os apóstolos, o local da crucificação, o
sepulcro. Se o fez, então Paulo não se interessou em contar aos gálatas nem aos
outros a quem escreveu.
A segunda visita, catorze anos depois da primeira, é
tradicionalmente chamada de “Concílio de Jerusalém”, onde Paulo e os apóstolos
de Jerusalém concordaram que os seguidores não-judeus (gentios) não necessitavam de se
converter ao judaísmo para poderem abraçar a nova fé de Cristo:
Gálatas 2:1-10 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo a Tito. E subi devido a uma revelação, e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que eram de destaque, para que de algum modo não estivesse correndo ou não tivesse corrido em vão. Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar; aos quais nem ainda por uma hora cedemos em sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. Ora, daqueles que pareciam ser alguma coisa (quais outrora tenham sido, nada me importa; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram; antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (porque aquele que operou a favor de Pedro para o apostolado da circuncisão, operou também a meu favor para com os gentios), e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; ...
Mas parece que, segundo a opinião de Paulo, os apóstolos de
Jerusalém, e principalmente Cefas, não respeitaram o acordo. Por isso, quando
Cefas foi a Antioquia, que foi a primeira base de operações de Paulo (depois
foi Éfeso), este fez questão de afirmar que Cefas era um fingidor:
Gálatas 2:11-14 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. Pois antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; mas quando eles chegaram, se foi retirando e se apartava deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimularam com ele, de modo que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?