domingo, 8 de janeiro de 2023

Pilatos - As Fontes




Este artigo é um complemento deste: Século I - Pilatos. É conveniente a leitura deste primeiro artigo para obter detalhe das fontes textuais sobre Pilatos.

Resumidamente, existem quatro episódios atribuidos a Pilatos por diferentes autores: Filo de Alexandria, Flávio Josefo, o autor anónimo do evangelho de Marcos e Cornelius Tacitus.


Pilatos é indiscutivelmente uma personagem histórica. Mas o que dizer de Jesus?


Fontes por Ordem Cronológica

Episódios sobre Pilatos

Filo “Embaixada a Gaio”

Josefo “Guerra dos Judeus”

"Marcos"

Josefo “Antiguidades Judaicas”

Tácito “Anais”

40 EC

75 EC

80 EC

95 EC

116 EC

Incidente com os ícones pagãos

Sim

Sim

 

Sim

 

Aqueduto pago com dinheiro do Templo

 

Sim

 

Sim

 

O incidente com os Samaritanos

 

 

 

Sim

 

Crucificação de Cristo

 

 

Sim, (provável ficção) crucifica Jesus Nazareno, intitulado Rei dos Judeus, Filho de Deus, Cristo

Sim, (provável falsificação, 
Testimonium Flavianum) crucifica um homem sábio chamado Jesus que era o Cristo

Sim, (provável falsificação) crucifica um homem chamado Cristo


Algumas notas sobre estes autores e respectivos textos:

 - Filo é o único contemporâneo de Pilatos

 - Entre as duas obras de Josefo temos o surgimento do evangelho de "Marcos"

 - Josefo poderia ter tido "Marcos" como fonte para a sua obra "Antiguidades Judaicas"

 - Tácito teria duas possíveis fontes: "Marcos" ou "Antiguidades Judaicas"


Não se pode dizer que haja fontes independentes no que toca ao tema que relaciona a "Crucificação de Cristo" com Pilatos. Aparentemente o evangelho de Marcos será a primeira fonte.

Mas também do tema "Crucificação de Cristo" temos as cartas de Paulo (50-60 EC), só que estas nunca referem Pilatos. Supostamente, como contemporâneo, Paulo estaria na melhor posição para nos dizer que foi Pilatos quem crucificou Jesus Nazareno... mas... Paulo também nunca refere Jesus Nazareno.

É provável que este tema - relação entre Jesus e Pilatos - seria fonte de debate até ao século IV EC. Pilatos não é referido no Credo Niceno de 325 EC, mas passa a ser referido a partir da revisão do credo de 381 EC (ver Século IV - Concílio de Niceia em 325 EC).