Este artigo é um complemento deste: Século I - Pilatos. É conveniente a leitura deste primeiro artigo para obter detalhe das fontes textuais sobre Pilatos.
Resumidamente, existem quatro episódios atribuidos a Pilatos por diferentes autores: Filo de Alexandria, Flávio Josefo, o autor anónimo do evangelho de Marcos e Cornelius Tacitus.
Pilatos é indiscutivelmente uma personagem histórica. Mas o que dizer de Jesus?
Fontes por Ordem Cronológica
Episódios sobre Pilatos |
Filo “Embaixada
a Gaio” |
Josefo “Guerra
dos Judeus” |
"Marcos" | Josefo “Antiguidades
Judaicas” |
Tácito “Anais” |
40 EC |
75 EC |
80 EC |
95 EC |
116 EC |
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Incidente com os ícones pagãos |
Sim |
Sim |
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Sim |
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Aqueduto pago com dinheiro do Templo |
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Sim |
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Sim |
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O incidente com os Samaritanos |
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Sim |
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Crucificação de Cristo |
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Sim, (provável ficção) crucifica Jesus Nazareno, intitulado Rei dos Judeus, Filho de Deus, Cristo |
Sim, (provável falsificação, |
Sim, (provável falsificação) crucifica um homem chamado Cristo |
Algumas notas sobre estes autores e respectivos textos:
- Filo é o único contemporâneo de Pilatos
- Entre as duas obras de Josefo temos o surgimento do evangelho de "Marcos"
- Josefo poderia ter tido "Marcos" como fonte para a sua obra "Antiguidades Judaicas"
- Tácito teria duas possíveis fontes: "Marcos" ou "Antiguidades Judaicas"
Não se pode dizer que haja fontes independentes no que toca ao tema que relaciona a "Crucificação de Cristo" com Pilatos. Aparentemente o evangelho de Marcos será a primeira fonte.
Mas também do tema "Crucificação de Cristo" temos as cartas de Paulo (50-60 EC), só que estas nunca referem Pilatos. Supostamente, como contemporâneo, Paulo estaria na melhor posição para nos dizer que foi Pilatos quem crucificou Jesus Nazareno... mas... Paulo também nunca refere Jesus Nazareno.
É provável que este tema - relação entre Jesus e Pilatos - seria fonte de debate até ao século IV EC. Pilatos não é referido no Credo Niceno de 325 EC, mas passa a ser referido a partir da revisão do credo de 381 EC (ver Século IV - Concílio de Niceia em 325 EC).