De todos as passagens do evangelho, a ressurreição de Jesus
é o episódio determinante da doutrina do cristianismo.
A descoberta no túmulo vazio
Para que o mundo soubesse que houve uma ressurreição de
Jesus, era necessário que houvesse testemunhos que tal tinha ocorrido. Mas os
quatro relatos não chegam a acordo sobre quem chegou primeiro ao túmulo, no
domingo.
Marcos 16:1
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Mateus 28:1
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Lucas
23:55-24:11
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João 20:1-4
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Maria Madalena, Maria a mãe de Tiago, e Salomé.
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Maria Madalena e a outra Maria. E, antes delas, já lá
estariam uns guardas.
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Maria Madalena, Joana, Maria a mãe de Tiago, e pelo
menos mais duas mulheres.
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Maria Madalena sozinha viu o túmulo aberto e correu
a procurar Pedro, retornando com ele e
“outro discípulo”.
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Podemos perceber que a única personagem que aparece como
testemunha do túmulo vazio em todos os relatos é Maria Madalena. É difícil
imaginar uma situação em que os quatro relatos possam ser considerados
simultaneamente verdadeiros.
Igualmente inconsistente é a descrição do que é que se podia
ver naquele momento dentro e fora do túmulo:
Marcos 16:5
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Mateus 28:2-7
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Lucas 24:4
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João 20:4-14
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As mulheres viram um rapaz, vestido de branco, sentado dentro do túmulo.
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As mulheres viram “um anjo do Senhor” com aspecto de
relâmpago e vestido de branco, sentado na pedra, fora do túmulo; também os
guardas estavam presentes.
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As mulheres viram dois homens com aspecto
resplandecente, não se especificando se dentro ou fora do túmulo.
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Um “outro discípulo” e Pedro viram os panos que
embrulhavam o corpo de Jesus e foram embora; Maria Madalena espreitou e viu
“dois anjos vestidos de branco” sentados dentro do túmulo e logo a seguir viu
Jesus.
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Qual dos evangelistas tinha razão?
A notícia das mulheres
A quem contaram as mulheres acerca do túmulo vazio?
Marcos 16:8
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Mateus 28:8
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Lucas 24:9
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João 20:18
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Não disseram nada a ninguém.
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Foram a correr contar aos discípulos de Jesus
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Foram contar aos onze e a todos os outros
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Maria Madalena conta aos discípulos que viu Jesus
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Então em que ficamos? As mulheres contaram ou não contaram?
Num extremo temos o livro de Marcos que conta que as mulheres ficaram caladas e “não disseram
nada a ninguém”. No outro extremo temos Lucas,
que, conforme já foi dito, mostra uma perspectiva muito feminina do relato, diz
que as mulheres “contaram aos onze e a todos os outros”.
A versão mais antiga de Marcos (conclusão curta) termina em Marcos 16:8. Os episódios posteriores foram um acrescento.
As aparições
Para responder à pergunta “A quem apareceu Jesus em primeiro
lugar?” o melhor é não confiar no relato de Lucas,
porque é o que mais se afasta dos outros três relatos.
Marcos 16:9
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Mateus 28:2-9
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Lucas 24:13-15
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João 20:4-14
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Jesus apareceu a Maria Madalena, não explica onde nem
como
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Quando as mulheres (Maria Madalena e a outra Maria) iam
a correr, Jesus apareceu-lhes
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Jesus apareceu a dois discípulos, Cléopas e outro, “a
caminho de Emaús”
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Jesus apareceu a Maria Madalena logo no local do
túmulo
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Vejamos as diferenças:
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em Marcos (conclusão longa de Marcos) e João, Jesus aparece primeiro só a
Maria Madalena;
-
em Mateus,
Maria Madalena está com “a outra Maria” quando vê Jesus;
-
em Lucas,
foram dois discípulos desconhecidos; como um deles é referido por nome
(Cleópas), provavelmente seria um conhecido do autor que foi brindado com um
papel especial;
E a quem mais apareceu Jesus?
Marcos 16:14
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Mateus 28:16-17
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Lucas 24:33-36
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João 20:19-21:14
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Apareceu a mais dois e depois aos onze, quando estavam
à mesa
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Apareceu aos onze, num monte, na Galiléia, e alguns não
acreditaram...
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Apareceu aos onze e mais outros que estavam com estes,
em Jerusalém
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Apareceu, numa sala fechada à chave, aos discípulos
excepto Tomé; oito dias depois, apareceu aos discípulos já com Tomé; depois
ainda apareceu para ir pescar com alguns na Galiléia
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Neste ponto instala-se a confusão total, pois nenhum relato
coincide com os outros.
Na versão de Marcos,
as aparições de Jesus são relatadas numa secção final chamada de “conclusão
longa”, que não existe em todos os manuscritos encontrados de Marcos, indiciando uma inserção tardia
de harmonização; o autor da inserção talvez tentasse harmonizar Marcos com os outros evangelhos. No
entanto, quase todas as edições actuais do Novo
Testamento incluem esta secção.
Na versão de João,
as aparições são relatadas no capítulo 20 e no capítulo 21. Este último
capítulo foi claramente um aditamento posterior, descrevendo mais uma aparição
de Jesus aos discípulos que estavam a pescar.
Mas Paulo, anos antes da escrita dos evangelhos, na sua
carta aos Coríntios, tinha uma história diferente para contar:
1 Coríntios 15:3-8 ... que foi ressuscitado ao terceiro
dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois
apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior
parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os
apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, ...
Portanto, Paulo, provavelmente, nunca ouviu falar de Maria
Madalena e, por outro lado, tinha conhecimento de uma aparição colectiva a
quinhentas pessoas que não é referida nos evangelhos. Mais adiante, iremos pormenorizar
este polémico “testemunho” de Paulo sobre as aparições de Jesus.
Do mesmo modo, Paulo parece nunca ter ouvido falar de Judas, porque diz que Jesus apareceu aos doze, enquanto os evangelhos dizem que Jesus visitou os onze.
Jesus deixou ser tocado?
Em João, o autor
insinua que o ressuscitado Jesus não queria ser tocado por Maria Madalena.
Marcos
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Mateus 28:8-10
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Lucas 24:36-43
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João 20:11-29
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-
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As duas mulheres agarraram-se aos pés de Jesus.
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Jesus diz aos discípulos para o tocarem para
certificarem-se de que ele não era um espírito e come peixe com eles.
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Jesus diz a Maria Madalena para não o tocar “porque
ainda não subiu ao Pai” mas insiste, mais tarde, para Tomé tocá-lo.
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No entanto, em Mateus,
Maria Madalena e a outra Maria agarraram-se aos pés de Jesus sem nenhuma
oposição por parte deste. Em Lucas é
o próprio Jesus que insiste para que os discípulos lhe toquem.
A ascensão
Dos quatro evangelhos, só em Lucas é que se relata a ascensão de Jesus aos céus como um evento
observável.
Marcos 16:19
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Mateus 28
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Lucas 24:51
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João 21
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Jesus foi recebido no céu, e sentou-se à direita de
Deus... (mas ninguém viu...) - conclusão longa de Marcos
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Não há ascensão.
Jesus diz que ficará com os discípulos até ao fim dos
tempos
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Jesus subiu aos
céus em Betânia (Judeia), aparentemente no próprio dia da sua ressurreição
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Não há ascensão.
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O evento é também relatado em Actos dos Apóstolos, cujo autor é também, provavelmente, o autor de
Lucas, mas o relato não é consistente
com o relatado em Lucas:
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em Lucas,
Jesus subiu aos céus em Betânia (Judeia), aparentemente no próprio dia da sua
ressurreição;
-
em Actos
dos Apóstolos, Jesus subiu aos céus no Monte das Oliveiras, em Jerusalém,
quarenta dias depois da ressurreição (Actos 1:9-12)
Mas, presumindo que o autor de Lucas é o mesmo que o autor de Actos,
como se explica uma inconsistência destas? Provavelmente trata-se de mais um
caso de inserção posterior no livro de Lucas.