Belém, o local do nascimento
Tanto “Mateus” como “Lucas” dizem que Jesus nasceu em Belém.
Mais uma vez, “Mateus” recorre ao Antigo
Testamento, desta vez citando as palavras do profeta Miquéias:
Miquéias
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Mateus
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Miquéias 5:2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena
para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de
reinar em Israel, ...
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Mateus 2:5-6 ... pois assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais
cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de
Israel.
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Repare-se como a citação difere do texto de Miquéias, pois “os milhares de Judá” não
é o mesmo que “as principais cidades de Judá” ou, como em muitas traduções, “os
governantes de Judá”. No texto de Miquéias,
o autor compara o clã Belém Efrata com os clãs de Judá (os textos de Josué
22:14,21,30; Juízes 6:15; 1 Samuel 10:19; 23:23 utilizam a palavra “milhar” ou
“milhares” para designar “clã” ou “clãs”). Por isso, para Miquéias, Belém Efrata designa um clã e não uma localização
geográfica.
Mas, o mais importante é que a citação em Mateus está fora de contexto, tendo
errado em mais de 700 anos!
Miquéias referia-se à iminente invasão por parte dos
assírios por volta de 730 AEC que, começando por invadir o Reino de Israel,
eram também uma ameaça para Judá. O seu texto servia para inspirar conforto e confiança
de que, muito brevemente, iria surgir um líder que iria combater e derrotar os
assírios.
Hoje podemos apenas tentar adivinhar que, como Miquéias não
acertou no seu vaticínio, os judeus teriam ficado expectantes de um cumprimento
posterior deste. Mas, como nunca aconteceu nada de extraordinário, é provável
que alguns judeus, cansados de esperar pelo cumprimento de tantas “profecias”, tenham
criado uma personagem que as cumpria todas: Jesus Nazareno.
Para além da duvidosa questão do cumprimento da profecia,
“Mateus” não explica como é que José e Maria chegaram a Belém, transmitindo a
ideia de que estes já aí viviam antes do nascimento de Jesus, enquanto que
“Lucas” diz que foram para lá por causa de um recenseamento, organizado pelo
governador Quirinius, que obrigava as pessoas a deslocarem-se às suas terras de
origem.
A Data do Nascimento
"Mateus" diz que Jesus nasceu no tempo do reinado de Herodes. Ora, Herodes morreu em 4 AEC e foi sucedido, na Judeia, pelo seu filho Arquelau que foi deposto em 6 EC e substituido por governação romana.
"Lucas" diz que Jesus nasceu durante a governação de Quirinius. Quirinius começou a governar a Judeia a partir de 6EC e decretou um censo para registar pessoas e propriedades.
Ou seja, "Mateus" diz que Jesus teria nascido antes de 4 AEC, enquanto "Lucas" diz que Jesus nasceu no tempo do recenseamento “mundial” decretado por César Augusto, quando Quirinius era governador da Síria, isto é, depois de 6 EC. Uma diferença de, pelo menos, dez anos!
"Lucas" diz que Jesus nasceu durante a governação de Quirinius. Quirinius começou a governar a Judeia a partir de 6EC e decretou um censo para registar pessoas e propriedades.
Mateus
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Lucas
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Mateus 2:1 E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, ...
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Lucas 2:1-6 E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirinius governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu da Galileia também José, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
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Ou seja, "Mateus" diz que Jesus teria nascido antes de 4 AEC, enquanto "Lucas" diz que Jesus nasceu no tempo do recenseamento “mundial” decretado por César Augusto, quando Quirinius era governador da Síria, isto é, depois de 6 EC. Uma diferença de, pelo menos, dez anos!
Os Magos e a Estrela de Belém
A tradição cristã diz que os três Reis Magos chamavam-se
Melchior, Gaspar e Baltasar. Mas o episódio sobre estes homens, que é um
exclusivo do relato de Mateus, menciona,
é certo, magos (gr. maggoi), mas:
-
não
especifica que eram três;
-
não diz
que eram reis;
-
não
especifica os seus nomes.
A tradição deve ter fixado em três o número de magos,
provavelmente, devido a Mateus
mencionar três ofertas: ouro, incenso e mirra. Mais tarde, alguém deve ter
pensado que seria engraçado que cada mago trouxesse uma prenda e então fixou-se
a tradição de que eram três magos. Quanto a estes homens serem reis, esta
tradição é um absurdo... seriam reis de que povos?... e porque é que viajavam
juntos? ... e porque é que a importância desta personagens esgota-se no
nascimento de Jesus e não são mais referidos no resto do Novo Testamento?
A comparação daquilo que a tradição actualmente diz face ao
que está registado por escrito ensina-nos o quanto a criatividade acrescenta às
histórias que supostamente deveriam ser rigorosas pelo facto de estarem
escritas. Imagine-se, então, o que deve a tradição ter feito antes destas
histórias estarem escritas!
O relato de Mateus
indica que os magos vieram das regiões do oriente atrás de uma “estrela” que lhes indicou o caminho para Belém.
Muitos sábios e astrónomos, durante séculos e até à actualidade, perderam muito
tempo a calcular posições relativas de planetas e outros corpos celestes no
tempo do nascimento de Jesus. Alguns chegaram à brilhante conclusão que houve
uma conjugação de planetas no ano 7 AEC. No entanto, este trabalho é
infrutífero, pois se os magos vieram do oriente atrás de um corpo celeste, este
corpo celeste podia ser qualquer um porque todos os corpos celestes, incluindo
o Sol, descrevem um movimento aparente pela abóbada celeste no sentido de
oriente para ocidente, ou seja, de nascente para poente.
Com os Magos a encontrarem Jesus em Belém através de um fenómeno extraordinário (uma estrela que indica o caminho), seria de esperar que Jesus ficasse conhecido como "Jesus de Belém"...
Nazaré, a nova morada de família
Já tivemos oportunidade de ver que, em Marcos, o adjectivo “nazareno” utilizado no nome de Jesus, pode ter
dado origem à interpretação de que Jesus tinha tido origem numa localidade da
Galiéia chamada Nazaré (ver Marcos - Jesus de Onde?).
“Mateus” relata que José e Maria tinham medo de regressar à
Judeia, por isso foram procurar nova morada na Galiléia, ficando na Nazaré,
também por causa de uma profecia, supostamente do Antigo Testamento, mas que não se sabe qual (Mateus 2:21-23).
Mateus
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Lucas
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Mateus 2:21-23 Então ele se levantou, tomou o menino e
sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na
Judeia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho
por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar
numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos
profetas: Ele será chamado nazareno.
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Lucas 2:39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do
Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré.
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Ao contrário de “Mateus”, “Lucas” explica que Maria e José
já viviam na Nazaré, uma cidade da Galiléia, e que foi para esta cidade que
regressaram depois do nascimento do menino. E, ao contrário do que as palavras
de “Mateus” podem sugerir (“ele será chamado nazareno”), não existe nenhuma
referência no Antigo Testamento a uma
cidade designada por Nazaré.
Para tentar perceber onde é que o autor de Mateus foi buscar a designação
“nazareno”, vamos, mesmo assim, recorrer ao Antigo
Testamento, no livro de Juízes:
Juízes 13:5 porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Este texto referia-se às palavras de um anjo que anunciou à
mãe de Sansão o nascimento do seu filho. Mas Sansão não nasceu na Nazaré! Ele
era nazireu, ou seja, estava sujeito a uma consagração religiosa, designada por
nazireado (Números capítulo 6).
O homem chamado Jesus Nazareno, caso tenha existido, não era
da Nazaré mas sim Nazireu.
Para finalizar, vejamos uma comparação entre Mateus e Lucas, sobre os dois locais, Belém e Nazaré:
Mateus
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Lucas
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Residência
antes
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O texto implica Belém
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Nazaré
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Local de
nascimento
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Belém
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Belém
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Porquê esse
local de nascimento
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Presume-se que já lá viviam, e por causa de uma
profecia.
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Por causa de um recenciamento que obrigava as pessoas
a deslocarem-se à terra dos seus antepassados.
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Residencia
depois
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José queria regressar a Belém, mas receava Arquelau
(filho de Herodes); por isso e para cumprir uma profecia leva a família para a Galiléia.
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Retornam à sua casa, a Nazaré.
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