Os autores de Mateus e Lucas, em algumas passagens, não se limitaram a copiar as frases encontradas em Marcos. Algumas alterações ao texto revelam a intenção de simplesmente o embelezar, mas outras revelam a intenção de modificar a doutrina apresentada em Marcos.
Ao fim de três dias ou ao terceiro dia?
Em Marcos, vemos
Jesus a profetizar sobre a sua própria morte e ressurreição ao fim de três dias,
ou seja, seria ao fim de 72 horas.
Isto é incompativel com os relatos da
ressurreição, que dizem que Jesus esteve na morte durante a noite de
sexta-feira, todo o dia e noite de sábado e a madrugada de domingo,
aproximadamente 36 horas ou metade dos três dias. Segundo o relato de Marcos, Jesus esteve na morte durante
duas noites e um dia e não três dias.
Marcos
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Mateus
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Lucas
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Marcos 8:31 Começou então a ensinar-lhes que era
necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas, que fosse rejeitado
pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e
que depois de três dias ressurgisse.
Marcos 9:31 porque ensinava a seus discípulos, e lhes
dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, que o matarão; e
morto ele, depois de três dias ressurgirá.
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Mateus 16:21 Desde então começou Jesus Cristo a
mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que
padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos
escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.
Mateus 17:23 e matá-lo-ão, e ao terceiro dia
ressurgirá. E eles se entristeceram grandemente.
Mateus 20:19 e o entregarão aos gentios para que dele
escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.
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Lucas 9:22 e disse-lhes: É necessário que o Filho do
homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais
sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite.
Lucas 18:33 e depois de o açoitarem, o matarão; e ao
terceiro dia ressurgirá.
Lucas 24:7 dizendo: Importa que o Filho do homem seja
entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia
ressurja.
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“Mateus” e “Lucas” devem ter dado por essa inconsistência e
refrasearam para “ao terceiro dia”, o que já é mais compatível com os relatos
da ressurreição.
Por outro lado, em Mateus
e Lucas, Jesus chama à sua missão “o
sinal de Jonas”.
Mateus
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Lucas
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Mateus 12:39-40 Mas ele lhes respondeu: Uma geração má
e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta
Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande
peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da
terra.
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Lucas 11:29-30 Como afluíssem as multidões, começou
ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se
lhe dará, senão o de Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os
ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração.
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Mas a passagem tem diferenças nas duas versões:
-
em Mateus,
Jesus diz que, tal como Jonas esteve na barriga do peixe durante três dias e
três noites, ele também estaria na morte também durante três dias e três
noites;
-
em Lucas,
Jesus iguala a sua missão à missão de Jonas (para evitar a questão dos “três
dias”, este autor acidentalmente despromove Jesus para o nível de um profeta
inferior).
Podemos confirmar pelo próprio livro de Jonas no Antigo Testamento que ele esteve três
dias e três noites na barriga do peixe:
Jonas 1:17 Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
Portanto é clara a inconsistência entre os três dias e três
noites de Jonas e as duas noites e dois dias da morte de Jesus.
Licenciamento ou Direitos de franchise
Segundo Marcos, o
apóstolo João queixa-se de um homem que andava, sem licença, a expulsar
demónios em nome de Jesus.
Marcos
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Lucas
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Marcos 9:38-40 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem
que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos
seguia. Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça
milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; pois quem não é
contra nós, é por nós.
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Lucas 9:49-50 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem
que em teu nome expulsava demônios; e lho proibimos, porque não segue
conosco. Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós
é por vós.
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Parece que o apóstolo João não achou graça ao atentado aos
direitos de franchise por parte do
tal homem que andava a expulsar demónios em nome de Jesus. Mas, em Marcos, Jesus não dá importância ao caso,
transmitindo a ideia de que expulsar demónios em seu nome seria relativamente
fácil e qualquer um o poderia fazer mesmo sem ter uma licença prévia.
“Mateus” omitiu a passagem por inteiro e “Lucas” omitiu a
frase “porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar
mal de mim” pois não faria sentido Jesus admitir que houvesse alguém a fazer milagres
em seu nome sem estar oficialmente habilitado.
Quem não é contra?
Em Marcos, na
sequência do episódio sobre o homem não autorizado a fazer exorcismos, Jesus explica
a sua política de aceitação dos de fora do grupo, transmitindo uma filosofia
bastante tolerante: “quem não é contra, é a favor”. Este modo de pensar não
afasta aqueles que não formularam opinião acerca de Jesus, os neutros.
Marcos
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Mateus
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Lucas
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Marcos 9:38-40 ... pois quem não é contra nós, é por
nós.
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Lucas 9:49-50 ... porque quem não é contra vós é por
vós.
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Mateus 12:22-30 ... Quem não é comigo é contra mim; e
quem comigo não ajunta, espalha.
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Lucas 11:14-23 ... Quem não é comigo, é contra mim; e
quem comigo não ajunta, espalha.
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O autor de Mateus,
inseriu uma outra passagem que mostra que a política de aceitação pregada por
Jesus exclui os neutros. Mais rigorosamente, não deve ter sido “Mateus” que
criou esta passagem, porque esta é daquelas cuja origem se pode atribuir ao Evangelho Perdido Q, pois repete-se em Lucas e não em Marcos.
“Lucas” não se apercebeu que tinha de optar por uma das
passagens – ou a de Marcos ou a de Q – e acabou por entrar em
inconsistência no seu texto. Vejamos o seguinte comparação para verificar as
diferenças.
Atitude da
pessoa
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Marcos e 1º
texto de Lucas
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Mateus e 2º
texto de Lucas
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A favor de
Jesus
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É por Jesus
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É por Jesus
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Sem opinião
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É por Jesus
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É contra Jesus
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Contra Jesus
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É contra Jesus
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É contra Jesus
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Vemos que os neutrais, ou os que não formaram opinião sobre
Jesus, são tratados de modo diferente conforme olhamos para a passagem em Marcos ou para a passagem em Mateus.
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