Inspirado em José e Moisés do Velho Testamento
A história de José no livro de Mateus, tem ligações
muito fortes ao Antigo
Testamento, nomeadamente aos episódios de José (filho de Jacob) e Moisés, ambos considerados
Príncipes do Egipto:
-
o pai
de José chama-se Jacob; tal como o pai do José Principe do Egipto;
-
José,
em resultado de sonhos reveladores, vai para o Egipto; como o José Principe do
Egipto;
-
Herodes
decreta o “Massacre das Crianças”; tal como o faraó no tempo do nascimento de
Moisés;
-
José é
chamado de volta do Egipto; tal como Moisés ao saír heroicamente do Egipto com
o povo israelita liberto.
Vemos que “Mateus” reveste José de uma aura heróica ao
basear a sua história nas antigas histórias de heróis da epopeia israelita.
Para além disso, José também toma parte activa no cumprimento de profecias:
Antigo
Testamento
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Mateus
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Oséias 11:1 Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egipto
chamei a meu filho.
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Mateus 2:13-15 ... eis que um anjo do Senhor apareceu
a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto,
e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o
matar.
Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe,
e partiu para o Egipto. e lá ficou até a morte de Herodes, para que se
cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egipto chamei o
meu Filho.
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Jeremias 31:15 Assim diz o Senhor: Ouviu-se um clamor
em Ramá, lamentação e choro amargo. Raquel chora a seus filhos, e não se
deixa consolar a respeito deles, porque já não existem.
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Mateus 2:15-18 Então Herodes, vendo que fora iludido
pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos
para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo
que com precisão inquirira dos magos.
Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta
Jeremias:
Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto:
Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já
não existem.
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O massacre das crianças
Na história do “Massacre das Crianças” (ou “dos Inocentes”),
o autor de Mateus relata que Herodes
manda matar todas as crianças de Belém e arredores, como se fosse o cumprimento
de uma suposta profecia do livro de Jeremias
e da qual cita apenas uma frase (Jeremias 31:15). Mas esta frase de Jeremias, que nem sequer é profética,
diz respeito aos israelitas que lamentavam serem exilados para Babilónia, não estando
relacionada com um massacre de crianças e nem com Belém (Ramá fica a uma
distância considerável).
“Mateus” também conta que José, para poupar Jesus ao
massacre, fugiu com a família para o Egipto, querendo mostrar que o regresso do
Egipto é o cumprimento de uma profecia de Oséias. No entanto, “Mateus” cita
apenas a segunda metade da frase, subtraindo mais uma vez o contexto. O texto
de Oséias fala do êxodo do Egipto no tempo de Moisés e não tem tom profético.
José é protagonista em Mateus
Em Mateus, José protagoniza os eventos no tempo do nascimento de Jesus. Em Lucas, quem tem o papel principal é Maria.
Mateus
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Lucas
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Importância de
José nos acontecimentos
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José é o condutor dos acontecimentos, Maria não fala
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José não fala e tem pouca importância, Maria é
protagonista
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Anunciação
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José recebe a mensagem do anjo depois de Maria
engravidar
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Maria recebe a mensagem do anjo antes de engravidar
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Acontecimentos
entre o nascimento e a ida para a Nazaré
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Magos visitam Herodes
Magos visitam a criança Anjo avisa José de perigo
José leva
família para o Egipto
Herodes
ordena o massacre das crianças de Belém
Anjo
avisa José que podem regressar
José e
família regressam do Egipto
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José e
Maria vão ao Templo para cumprir rituais
Um
homem, no Templo, dirige a palavra só a Maria (apesar de José estar presente)
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Chegada a Nazaré
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José queria regressar a Belém, mas receava Arquelau (filho de Herodes); por isso e para cumprir uma profecia leva a família para a Galiléia.
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Retornam à sua casa, a Nazaré.
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