Os autores de Mateus e Lucas, em algumas passagens, não se limitaram a copiar as frases encontradas em Marcos. Algumas alterações ao texto revelam a intenção de simplesmente o embelezar, mas outras revelam a intenção de modificar a doutrina apresentada em Marcos.
Promoção dos poderes
“Marcos”, em certas passagens, diz que Jesus “curou muitos”.
“Mateus” e “Lucas” acharam que a expressão “curou muitos” não se adequava ao
verdadeiro poder de Jesus então alteraram para “curou todos”.
Marcos
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Mateus
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Lucas
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Marcos 1:34 e ele curou muitos doentes atacados de
diversas moléstias, e expulsou muitos demônios; ...
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Mateus 8:16 Caída a tarde, trouxeram-lhe muitos
endemoninhados; e ele com a sua palavra expulsou os espíritos, e curou todos
os enfermos;
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Lucas 4:40 Ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos
de várias doenças lhos traziam; e ele punha as mãos sobre cada um deles e os
curava.
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Marcos 3:10 porque tinha curado a muitos, de modo que
todos quantos tinham algum mal arrojavam-se a ele para lhe tocarem.
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Mateus 12:15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali.
Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos,
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Lucas 6:18-19 e os que eram atormentados por espíritos
imundos ficavam curados. E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía
dele poder que curava a todos.
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“Marcos” diz que Jesus, quando estava na sua terra, não
efectuou milagres porque “não podia”, enquanto “Mateus” preferiu insinuar que
foi porque não quis, pois eles não mereciam.
Marcos
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Mateus
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Marcos 6:5 E não podia fazer ali nenhum milagre, a não
ser curar alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
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Mateus 13:58 E não fez ali muitos milagres, por causa
da incredulidade deles.
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Em outras duas ocasiões, “Mateus” duplicou o número de
intervenientes em curas, de modo a impulsionar o poder de Jesus.
Marcos
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Mateus
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Marcos 5:1-4 ... E, logo que Jesus saíra do barco, lhe
veio ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a
sua morada nos sepulcros; e nem ainda com cadeias podia alguém prendê-lo; ...
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Mateus 8:28-29 ... saíram-lhe ao encontro dois
endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia
passar por aquele caminho. ...
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Marcos 10:46-47 .... E, ao sair ele de Jericó com seus
discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo
cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno,
começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de David, tem compaixão de mim!
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Mateus 20:29-30 Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma
grande multidão; e eis que dois cegos, sentados junto do caminho, ouvindo que
Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de David, tem compaixão de
nós.
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Estas duas passagens podem ser fundamento para nos
questionarmos sobre o que é que “Mateus” andava a beber quando escreveu o seu
evangelho, pois estava a ver as personagens em dobro! Para além das passagens
já referidas há ainda uma outra sobre dois cegos (Mateus 9:27-31). E não duplicou
apenas figuras humanas pois, onde Marcos
menciona que Jesus montou um burro, Mateus
menciona dois burros (Marcos 11:1-7; Mateus 21:1-7)!
Nas últimas, não! Morta!
No relato sobre a filha de Jairo, em Marcos, o pai da menina diz que ela estava “nas últimas” (à beira
da morte), enquanto que em Mateus diz
que a menina “acaba de falecer”.
Marcos
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Mateus
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Lucas
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Marcos 5:22-23 Chegou um dos chefes da sinagoga,
chamado Jairo e, logo que viu Jesus, lançou-se-lhe aos pés. e lhe rogava com
instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe
imponhas as mãos para que sare e viva.
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Mateus 9:18 Enquanto ainda lhes dizia essas coisas,
eis que chegou um chefe da sinagoga e o adorou, dizendo: Minha filha acaba de
falecer; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
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Lucas 8:41-42 E eis que veio um homem chamado Jairo,
que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que
fosse a sua casa; porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que
estava à morte.
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Na versão de Mateus
o episódio fica mais parecido com uma ressuscitação, pois é o próprio Jairo que
diz que a filha “faleceu”, mas nos três relatos, Jesus, antes da sua
intervenção, diz que a menina “não morreu... apenas dorme”, embora os presentes
acreditassem que ela estava morta, o que deixa transparecer que se trata do
relato de uma “simples” cura.
Marcos
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Mateus
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Lucas
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Marcos 5:39-40 E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis
alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme. E riam-se dele; porém
ele, tendo feito sair a todos, ...
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Mateus 9:24 disse; Retirai-vos; porque a menina não
está morta, mas dorme. E riam-se dele.
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Lucas 8:52-53 E todos choravam e pranteavam; ele,
porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele,
sabendo que ela estava morta.
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Podemos dizer que “Mateus” tentou elevar o prodígio de Jesus
neste episódio, mas não fez um trabalho completo. Para contrastar, no Evangelho
Segundo João, na passagem sobre a ressuscitação de Lázaro, Jesus afirma inequivocamente
que Lázaro morreu:
João 11:14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
Podemos então concluir que, em todo o texto de Marcos, não há um único episódio que
claramente relate uma ressuscitação conduzida por Jesus. Este episódio com a
filha de Jairo, que é o que mais se aproxima de um milagre de ressuscitação,
não é relatado de modo suficientemente inequívoco, porque tanto o pai da menina
como Jesus nunca afirmam que ela morreu.
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