terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os juizes - Yahweh tem medo de carros de ferro





Segundo o Antigo Testamento, durante alguns séculos, Israel funcionou como uma federação de tribos governada por juízes. Supostamente os juízes deveriam ter como base a Lei revelada a Moisés, mas o livro de Juízes nunca fala de nenhuma dessas leis. Nem sequer há vestígios dos dez mandamentos. O único mandamento em Juízes é o pacto de devoção exclusiva a Yahveh.

O livro Juízes é uma longa sequência de relatos sempre com o mesmo padrão: o povo israelita entrega-se a deuses “falsos” e associa-se a povos estrangeiros e depois, quando se vêm em apuros, pedem ajuda a Yahveh; de seguida, Yahveh salva-os através de um juíz redentor, sucedendo um período de paz e prosperidade. Uma vez Yahveh até aborreceu-se com os israelitas e jurou-lhes que nunca mais os salvaria, mas depois voltou atrás nessa decisão (Juízes 10:11-16).

A descrição de Deus, neste livro, é muito desconcertante para quem está habituado à ideia de um Deus omnipotente.

Juízes 1:19 Assim estava Yahveh com Judá, o qual se apoderou da região montanhosa; mas não pôde desapossar os habitantes do vale, porquanto tinham carros de ferro.

Parece que Deus, neste tempo, ainda não era suficientemente forte para enfrentar um exército com carros de ferro. Ou simplesmente o israelitas ainda não tinham saído da idade do bronze enquanto os seus adversários já estavam na idade do ferro.


Ler também sobre algumas das personagens referidas em "Juizes":
 - Eúde
 - Jefté


22 comentários:

  1. Cara deixa de ser burro, a enfaze dada foi para judá e não ha Deus...vá ler a biblia antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  2. Judá tinha como aliado o Criador do Universo e, mesmo assim, não conseguiu vencer no confronto só porque os outros tinham carros de ferro?

    ResponderExcluir
  3. 5 minutos neste site e faz me ver logo que nao ha nenhum intuito de esclarecimento teologico mas sim de gozo para com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Talvez você possa, então, esclarecer teologicamente este episódio.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus precisa mostrar para este cidadão ler a historia por completa como pode falar uma idiotice dessa sem comentários rsrsrsrsr!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não vale a pena gastar conhecimento com alguem que não tem conhecimento se quiser aprender é so falar que te ensino a ser um varão valoroso na palavra de Dios rsrsrsrsr!!!!

    ResponderExcluir
  7. CARA QUE BURRO QUE VC É! DEUS É FORTE MAS NÃO QUERIA MOSTRARA SUA FORSA. SE DEUS CRIOU O MUNDO ENTÃO PODE TUDO!

    ResponderExcluir
  8. Preciso urgente de um carro carro forte ou melhor um panzer kkkk Pq Deus so ta me fudendo. Ai com esses carros de ferros quero ver se ele nao para. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Paulo parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Caraca! É tão óbvio que seja a ser ridículo!
    No primeiro capítulo de Juízes, Judá NÃO QUIS expulsar os moradores daquele lugar porque eles tinham esse carros, ou seja, queria fazer um tipo de aliança com eles, desobedecendo uma ordem que o próprio Deus deu através de Josué. Mas, nos capítulos seguintes, as próprias pessoas que ele poupou é que intentaram guerra contra eles. Por isso, que no capítulo 4 ou 5 Baraque, com a ajuda de Débora, é vitorioso.
    Quanta falta de leitura e interpretação!
    Depois dizem que os crentes é que espiritualizam tudo...
    Texto sem contexto é uma forma de pretexto!!!
    Vamos contextualizar, minha gente!

    ResponderExcluir
  10. Kkkkkkkkk os crentes desprezam o que realmente está escrito se o que estiver escrito for contra a " onipotencia " desse deus aí criado pelos hebreus kkkkkkkk chega ser hilário kkkkkk eles criam desculpas idiotas mas tão idiotas que só provam que eles mesmos não conseguem dar uma explicação plausível inteligente e racional . O versículo é claro e cristalino, o deusinho criado pelos hebreus não pode com carros de ferro kkkkkk tem um puta medo de adquirir um tétano kkkkkkkkkk essas mitologias deusisticas são hilárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia juízes 4 e vai entender que o medo estava no povo e por falta de fé não teve coragem de enfrentar os carros . Porém mais tarde por ordem de Deus Barak foi enfrenta_los e Deus lhe deu vitória . Deus não precisa só homem pra fazer sua obra , mas nós usa para realizarmos sua obra e o conhecermos pois se revela na vida dos que crêem nele.

      Excluir
  11. Discussão que não foi nem um pouco edificante! Por isso que o adversário está avançando...e pelo visto,sem resistência alguma,o próprio povo de Deus facilitando as coisas!!! O Espírito Santo há de nos

    ResponderExcluir
  12. Esclarecer. Desculpem a frase cortada. Tempo de despertar,Jesus está voltando. Fiquem na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Gente;Deus permitiu o diversario ter carro de ferro aquele tempo para inibir seu povo que desobedecia-o,mais se Ele quiser poderia derreter todos eles.Ele não permite funcionários do mal falar besteira contra o próprio Deus como esse unknown,se este cidadão não se arrepender no dia do juízo final Deus vai lançar sem pena algunha no fogo do inferno,é lamentável mais Deus é justo.Cada um Vai receber segundo suas obras e sempre vai ter adversário de Deus,mais ja nasceram derrotados,só aguardem.

    ResponderExcluir
  14. Que comentário tão superficial, tendencioso e inúti! É lamentável que sua deficiência cognitiva e interpretativa não lhe permita enxergar o óbvio no texto! Estude querido, Estude! É sempre tempo de aprender. Isso aqui é lixo... Texto fora de contexto, nada novo🥱

    ResponderExcluir
  15. Olá pessoal . As vezes nossa falta de fé nos leva a mão alcançar as promessas de Deus .por exemplo: Pedro andou sobre as águas com Jesus mas ,ao duvidar , começou a afundar. Deus deu a terra e a promessa de conquista , porém a falta de fé levou o povo a ficar com medo da frota de carros de ferro . Porém quando o povo teve fé na palavra de Deus , no tempo de Barak , eles destruíram o exército de Sisera e seus 500carros de ferro . Foi pela fé e confiança na palavra de Deus

    ResponderExcluir
  16. Deus não precisa de nossa ajuda mas nós seu responsabilidades no cenário em que vivemos e devemos agir pela fé e não pela aparência . Ex Davi e golias , Moisés e faraó , Barak e os 500 carros de ferro de Sisera , entre outros . Se alcança vitória pela fé na palavra de Deus

    ResponderExcluir
  17. Para quem não acredita ou insiste em contrariar de forma contumaz, leia hebreus 11 , onde mostra que Deus escolheu agir através da fé naqueles que o servem e sem fé é impossível agradar-lhe por isso muitas vezes Deus não agiu em favor do povo , sem contar da desobediência e pecados ocultos

    ResponderExcluir
  18. Presisa ler mais,...juízes cap. 4...Deus levanta a profetisa Débora para falar com Baraque,para irem à guerra contra Sisera e seus 900 carros de ferro,...SISERA É DERROTADO E desce do carros de ferro é foge à pé.
    Não podemos pegar um versículo e distorcer um contesto inteiro, que Deus esclareça seu entendimento e mostre a tí,quem realmente Deus é, fica na paz. ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Deus o todo poderoso precisou de ajudar pra destruir um povo mais forte? Cadê os anjos, os raios, o fogo... A conta não fecha.

      Excluir
  19. Esses religiosos são engraçados, ficam fazendo um monte de marabalismo e contorcionismo, das escrituras, para defender o indefensável. Está claro como a água q os povos mais forte não eram destruídos, culpavam o povo, o pecada...
    A resposta é simples: 6° mandamentos: Não matarás! Deus não mandava invadir ou matar ninguém, eram as pessoas q faziam essas atrocidades em nome de Deus, pra justificar tuas maldades em matar e tomar a terra dos outros. Agora quando o povo era mais forte ex: carros de ferro...eles não conseguiam, assim culpavam o povo. Simples assim.

    ResponderExcluir
  20. Jesus amado, quando eu vi no Google, eu não acreditei, e quando abri fiquei boquiaberto. Quanta falta de sabedoria e entendimento. Triste ver isso.

    ResponderExcluir