Como o Antigo
Testamento é composto principalmente por literatura judaica, os reis do
norte de Israel são retratados com muito desfavor.
Segundo as crónicas do Antigo
Testamento, o Reino de Israel, durante a sua curta história, viu desfilar
uma série de famílias ou casas reais. Cada dinastia era fundada sobre o sangue
derramado da dinastia anterior.
A tabela seguinte resume a vida dos reis que Israel teve, segundo
o Antigo Testamento, bem como a sua
cronologia. Os reis que fundaram uma nova dinastia estão a negrito e assinalados
com um asterisco (*).
Rei
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Datas (AEC)
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Notas
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Jeroboão I (*)
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922-901
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Primeiro rei de Israel, depois da secessão.
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Nadabe
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901-900
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Filho de Jeroboão. Assassinado por Baasa.
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Baasa (*)
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900-877
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Exterminou toda a família de Jeroboão.
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Elá
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877-876
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Filho de Baasa. Assassinado pelo seu criado e sucessor
Zimri.
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Zimri (*)
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876
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Reinou apenas uma semana.
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Omri (*)
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876-869
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Fundou Samaria como capital de Israel. Tornou-se muito
poderoso.
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Acabe
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869-850
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Filho de Omri. Casou-se com Jezebel, uma princesa
fenícia. Foi morto em combate. A sua filha, Atália, tornou-se rainha de Judá.
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Acazias
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850-849
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Filho de Acabe. Morreu em consequência de uma queda.
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Jeorão
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849-842
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Filho de Acabe, irmão de Acazias. Assassinado por Jeú
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Jeú (*)
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842-815
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Matou Jezebel e toda a família real. Tributário de Salmaneser III
da Assíria.
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Jeoacaz
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815-801
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Filho de Jeú.
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Joás
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801-786
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Filho de Jeoacaz.
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Jeroboão
II
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786-746
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O reino de Israel atingiu o máximo de poder.
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Zacarias
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746-745
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Filho de Jeroboão II. Assassinado por Salum (Chalum).
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Salum (*)
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745
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Foi rei apenas um mês. Assassinado por Menahém.
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Menahém (*)
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745-738
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Pagou um elevado tributo ao rei assírio
Tiglath-Pileser III para se manter no poder.
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Pecaías
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738-737
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Filho de Menahém. Assassinado por Peca.
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Pecá (*)
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737-732
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Em coligação com a Síria, invadiu Judá, mas foi derrotado
por Tiglath-Pileser III. Assassinado por Oséias.
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Oséias (*)
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732-724
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Rei fantoche colocado pelos assírios e deposto por Salmaneser
V.
|
Podemos suspeitar, a avaliar pelos relatos
bíblicos, que ser rei em Israel (ou pertencer à família do rei) não era uma
actividade muito saudável!
O rei Jeroboão I
Para evitar que o povo fosse a Jerusalém, no reino de Judá,
prestar culto e sacrifícios, o rei Jeroboão I construiu dois bezerros de ouro e
colocou-os em dois locais para que o povo do novo reino de Israel tivesse um
local próprio para o culto.
1 Reis 12:27-30 Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o seu coração se tornará para o seu senhor, Roboão, rei de Judá; e, matando-me, voltarão para Roboão, rei de Judá. Pelo que o rei, tendo tomado conselho, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subires a Jerusalém; eis aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egipto. E pôs um em Betel, e o outro em Dã. Ora, isto se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o ídolo
Segundo o Primeiro
Livro dos Reis, Jeroboão tinha medo que o seu povo fosse a Jerusalém, no
Reino de Judá, fazer sacrifícios, porque assim poderia perder o poder. Por isso
construiu os bezerros como alternativa à adoração prestada em Jerusalém. Isto
leva a pensar que neste tempo ainda não havia o culto de Yahveh – o qual seria adverso
ao uso de imagens esculpidas –, em Jerusalém. Todos relatos que mostram a
ligação prévia dos israelitas com Yahveh poderão ser pura ficção, porque:
-
se em
Jerusalém já fosse praticado o culto a Yahveh, os bezerros de ouro não seriam
uma alternativa, porque o culto de Yahveh é adverso ao uso de ídolos;
-
se
Jeroboão tivesse em mente uma alternativa para que o povo não se deslocasse a
Jerusalém, teria construido um templo para esse mesmo culto de Yahveh no
território do norte de Israel;
Esta passagem é absolutamente similar ao episódio em que
Moisés volta do monte com as tábuas dos mandamentos e depara-se com o povo a
idolatrar um bezerro de ouro.
Êxodo 32:1 Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egipto, não sabemos o que lhe aconteceu. E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egipto.
Supostamente, o episódio relativo a Moisés teria decorrido
muitos séculos antes. Mas podemos perguntar-nos qual das histórias foi a
primeira a ser escrita. O mais provável é que a história relativa a Jeroboão
tenha servido de inspiração para se escrever uma história supostamente mais
antiga.
A capital Samaria
O Reino do norte de Israel inicialmente teve como capital provavelmente
a cidade de Siquém e, passado pouco tempo, a cidade de Tirza. Mais tarde, sob o
reinado de Omri (ou Omeri), Samaria tornou-se a capital. No tempo dos romanos, parte
do território do antigo reino de Israel era designado pelo nome Samaria. No Novo Testamento, existem várias
passagens que indicam que judeus e samaritanos detestavam-se mutuamente.
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