terça-feira, 13 de novembro de 2012

Lucas - Os antepassados de Jesus?





Quanto ao nascimento e origem de Jesus, Lucas apresenta ingredientes semelhantes a Mateus, como a anunciação e a gravidez virginal (ou “Imaculada Concepção”), mas com uma narrativa diferente e, de certo modo, incompatível.

Sangue Real: a genealogia de José

Durante séculos, os judeus depositaram esperança na vinda de um Messias (gr. Christos), que seria descendente do rei David, e, por isso, “Lucas” criou uma genealogia para provar que Jesus era seu descendente, através de José, por linhagem masculina. Porém, é notório o desenquadramento da genealogia apresentada, estando claramente fora de contexto, uma vez que aparece no capítulo 3, fora das narrativas sobre o nascimento de Jesus.

Outro grande problema é que esta genealogia é incompatível com aquela apresentada em Mateus. Os apologistas da Igreja tentam resolver esta inconsistência argumentando que esta genealogia diz respeito a Maria, embora trate-se claramente de uma linhagem masculina!

A genealogia segundo Lucas, vai até ao primeiro homem, Adão (segundo a tradição judaica). Comparemos, então a genealogia com Mateus e com as genealogias do Antigo Testamento.


Génesis, Rute,
1 Crónicas 1,2,3
Mateus 1
Lucas 3
Adão

Adão
Sete
Sete
Enos
Enos
Quenã
Cainã
Malalel
Malaleel
Jarede
Jarede
Enoque
Enoque
Metusalém
Metusalém
Lameque
Lameque
Noé
Noé
Sem
Sem
Arfaxade
Arfaxade

Cainã ?
Salá
Salá
Éber
Éber
Pelegue
Pelegue
Reú
Reú
Serugue
Serugue
Naor
Naor
Tera
Tera
Abraão
Abraão
Abraão
Isaque
Isaque
Isaque
Jacob
Jacob
Jacob
Judá
Judá
Judá
Peres
Peres
Peres
Esrom
Esrom
Esrom
Rão
Rão
Arni
Aminadabe
Aminadabe
Aminadabe
Nasom
Nasom
Nasom
Salmom (Salma)
Salmom
Salmom
Boaz
Boaz
Boaz
Obede
Obede
Obede
Jessé
Jessé
Jessé
David
David
David
Salomão
Salomão
Natã
Roboão
Roboão
Matatá - Mena - Meleá - Eliaquim - Jonã - José - Judas - Simeão - Levi - Matate - Jorim - Eiézer - Jesus - Er - Elmadã - Cosã - Adi – Melqui
Abias
Abias
Asa
Asa
Jeosafá
Jeosafá
Jeorão
Jeorão
Acazias
(?)
Jeoás
Amazias
Azarias (Uzias)
Uzias
Jotão
Jotão
Acaz
Acaz
Ezequias
Ezequias
Manassés
Manassés
Amom
Amom
Josias
Josias
Jeoiaquim
(?)
Jeconias (Joaquim)
Jeconias
Néri
Pedaias
Sealtiel
Sealtiel
Zorobabel
Zorobabel
Zorobabel
(Mesulão, Hananias)
Abiúde
Resa

Eliaquim - Azor - Sadoque - Aquim - Eliúde - Eleazar - Matã
Joanã - Jodá - Joseque - Semei - Matatias - Maate - Nagai - Esli - Naum - Amós - Matatias - José - Janai - Melqui - Levi - Matate
Jacob
Eli
José
José
Jesus
Jesus


Torna-se claro que “Mateus” foi mais ousado e copiou a genealogia registada no Antigo Testamento, que vai desde Abraão, passando pelo rei David e, passando pelos reis de Judá, até Zorobabel (governador judeu, nomeado pelos persas, responsável pela reconstrução do Templo). A seguir complementou com nove nomes de homens até chegar a José. Fica a questão teórica de saber se é possível que dez gerações cheguem para preencher os cerca de quinhentos anos entre a época de Zorobabel (510 AEC) e o nascimento de Jesus.

“Lucas” recorreu também ao Antigo Testamento para reconstruir a genealogia do rei David. Podemos ver que o primeiro erro nesta genealogia é a inserção de um Cainã entre Arfaxade e Salá quando comparada com as versões de Génesis e de 1ª Crónicas. Isto pode significar que o autor usou a tradução Septuaginta do A.T., a qual, em Génesis, descreve a genealogia do mesmo modo.

Para as gerações posteriores a David, “Lucas” foi mais modesto e optou por uma linhagem mais obscura e não pela linhagem da realeza. Recorreu certamente a uma fonte que não chegou até aos dias de hoje (ou simplesmente recorreu à sua imaginação). Curioso é Zorobabel, filho (ou sobrinho?) de Sealtiel, aparecer na genealogia apresentada em Lucas, quando esta não tem nenhuma relação com a linhagem dos reis de Judá à qual Zorobabel pertencia. Assumindo que o Zorobabel de Lucas é o mesmo que o Zorobabel de Mateus, e comparando as duas genealogias, temos a primeira questão: quem era o pai de Sealtiel?
-          Mateus diz que é o rei Jeconias (com suporte em 1ª Crónicas 3:17, onde Sealtiel e Pedaías são descritos como filhos de Jeconias);
-          Lucas diz que é Néri, um desconhecido (será que o rei Jeconias sabia disto?...).


Ao problema da filiação de Sealtiel junta-se a inconsistência que já existia no Antigo Testamento acerca da filiação de Zorobabel:

O pai de Zorobabel era Pedaías
O pai de Zorobabel era Sealtiel
1 Crónicas 3:19 Os filhos de Pedaías: Zorobabel e Simei; e os filhos de Zorobabel: Mesulão e Hananias, e Selomite, irmã destes;
Ageu 1:1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, ...
Neemias 12:1 Ora, estes são os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, ...
Esdras 3:2 Então se levantou Jesuá, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos; e edificaram o altar do Deus de Israel, ...


Podemos concluir que os autores de Mateus e Lucas apenas meteram-se em trabalhos desnecessários ao tentarem reconstituir a genealogia de Jesus a partir das geneaologias do Antigo Testamento. Deveriam, antes, ter escutado os conselhos de Paulo (ou de um pseudo-Paulo) em duas das suas cartas:
1 Timóteo 1:4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 
Tito 3:9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

Será que, se o autor destas duas cartas visse as genealogias que Mateus e Lucas desenvolveram, também as declararia como “coisas inúteis” juntamente com outras “questões tolas”?


Um comentário:

  1. Prezado Paulo:

    Com relação às genealogias de Jesus, desejo convidá-lo a ler os meus artigos que foram publicados na "Revista Bíblica" (Buenos Aires, Argentina), abaixo relacionados, todos em arquivos PDF:

    "As Genealogias de Jesus" (RevistB 71/3-4 [2009] 103-218)
    http://www.pesquisasbiblicas.com.br/portgenjesus.pdf

    "As Genealogias de Jesus: uma complementação" (RevistB 73/3-4 [2011] 117-129)
    http://www.pesquisasbiblicas.com.br/portgenjesuscompl.pdf

    Os referidos artigos contêm informações e teses inéditas sobre a questão.
    Se possível, gostaria de saber a sua opinião sobre meus artigos.
    Espero que eles possam ajudar cada vez mais à pesquisa bíblica.

    Atenciosamente,

    Adylson Valdez.

    ResponderExcluir