O centurião e o escravo
Os sinópticos Mateus
e Lucas contém um episódio sobre um
centurião que se dirige a Jesus rogando-lhe que salve um seu escravo estimado
que estava doente e Jesus cura o escravo sem se deslocar à presença deste (Mateus
8:5-13; Lucas 7:1-10).
Em João uma
situação idêntica é descrita com um oficial do rei (presumivelmente o rei é
Herodes Antipas) relativamente ao seu filho (João 4:46-54).
Mateus 8:5-13
e Lucas 7:1-10
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João 4:46-54
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Local
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Cafarnaum
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Caná
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Homem que roga
a Jesus
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Centurião
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Oficial do rei
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Doente não
presente
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O escravo
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O filho
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Cura
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Jesus cura o doente à distância
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Jesus cura o doente à distância
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Dois episódios diferentes? Ou duas tradições da mesma
história?
Marta e
Maria... e Lázaro?
Existe também
indício de influência específica de Lucas:
as irmãs Marta e Maria que foram introduzidas neste evangelho, reaparecem em João, mas agora com um irmão chamado
Lázaro (Lucas 10:38-42; João 11:1-12:19).
É estranho “Lucas” ter
descrito um episódio com Marta e Maria mas “esquecer-se” completamente de Lázaro
o qual, segundo João, foi objecto do
maior dos milagres realizados por Jesus - ressuscitar um homem
sepultado há quatro dias. Este milagre é contado em João como um evento espectacular, presenciado por uma multidão:
João 11:14-46 ... Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura. ... E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão. ... Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali. ... Disse Jesus: Tirai a pedra. ... Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.
Resumindo esta questão:
-
Marcos e Mateus não referem Marta,
Maria nem Lázaro
-
Lucas narra
um episódio com Marta e Maria, mas nada sobre Lázaro
-
João
reformula o episódio com Marta e Maria e ainda narra um episódio onde Jesus
ressuscita Lázaro, o irmão destas
Mas no evangelho de Lucas existe uma personagem chamada Lázaro, só que é referida numa parábola contada por Jesus!
Marta e Maria - Baralhar e dar de novo
Uma passagem relatada em
João, ainda sobre Marta e Maria, demonstra o quão baralhado e reformulado foi este livro. Esta passagem
contém uma fusão de três histórias encontradas nos sinópticos:
João 12:1-8 Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. Respondeu, pois Jesus: Deixa-a; para o dia da minha preparação para a sepultura o guardou; porque os pobres sempre os tendes convosco; mas a mim nem sempre me tendes.
Vejamos os pontos principais desta passagem:
João 12:1-6
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Local:
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Betânia
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Casa:
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Marta, Maria e Lázaro
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Mulher:
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Maria
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O que fez a
mulher:
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Deitou óleo dispendioso nos pés de Jesus e limpou com
os cabelos
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Reclamação:
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Judas queixa-se que é um desperdício de dinheiro que
poderia ser utilizado para caridade.
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O que faz
Jesus:
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Explica que aquele gesto prenuncia o seu enterro.
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Vamos comparar os pontos principais desta história com
textos dos outros evangelhos, nomeadamente uma passagem de Marcos (que também encontramos em Mateus
26:6-13) e duas de Lucas:
Marcos 14:3-9
(o prenúncio
de enterro)
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Local:
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(*) Betânia
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-
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Certa aldeia
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Casa:
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De Simão, o leproso
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De um fariseu chamado Simão
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(*) De Marta
e Maria
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Mulher:
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Uma desconhecida
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Uma “pecadora”
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(*) Maria
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O que fez a
mulher:
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Deitou óleo dispendioso na cabeça de Jesus
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(*) Verteu
lágimas nos pés de Jesus, limpou com os cabelos, deitou óleo nos pés
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Maria ficou aos pés de Jesus a escutá-lo
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Reclamação:
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(*) Alguns
discípulos queixam-se que é um desperdício de dinheiro que poderia ser
utilizado para caridade.
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O fariseu critica Jesus por tocar numa “pecadora”.
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Marta reclama que Maria não a ajuda nas tarefas
domésticas.
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O que fez
Jesus:
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(*) Explica
que aquele gesto prenuncia o seu enterro.
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Perdoa a “pecadora”
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Desculpa Maria, pois ela “escolheu a boa parte”
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As partes assinaladas com um asterisco (*) são aquelas que
fazem parte da história contada em João.
Parece claro, que “João” fez uma mistura de três histórias de características
semelhantes, embora com personagens e cenários diferentes, para criar uma nova.
Referências:
- E. P. Sanders - A verdadeira História de Jesus
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