sábado, 15 de dezembro de 2012

João vs Sinópticos VI - Episódios recontados




O centurião e o escravo

Os sinópticos Mateus e Lucas contém um episódio sobre um centurião que se dirige a Jesus rogando-lhe que salve um seu escravo estimado que estava doente e Jesus cura o escravo sem se deslocar à presença deste (Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10).

Em João uma situação idêntica é descrita com um oficial do rei (presumivelmente o rei é Herodes Antipas) relativamente ao seu filho (João 4:46-54).


Mateus 8:5-13 e Lucas 7:1-10
João 4:46-54
Local
Cafarnaum
Caná
Homem que roga a Jesus
Centurião
Oficial do rei
Doente não presente
O escravo
O filho
Cura
Jesus cura o doente à distância
Jesus cura o doente à distância


Dois episódios diferentes? Ou duas tradições da mesma história?



Marta e Maria... e Lázaro?

Existe também indício de influência específica de Lucas: as irmãs Marta e Maria que foram introduzidas neste evangelho, reaparecem em João, mas agora com um irmão chamado Lázaro (Lucas 10:38-42; João 11:1-12:19).

É estranho “Lucas” ter descrito um episódio com Marta e Maria mas “esquecer-se” completamente de Lázaro o qual, segundo João, foi objecto do maior dos milagres realizados por Jesus - ressuscitar um homem sepultado há quatro dias. Este milagre é contado em João como um evento espectacular, presenciado por uma multidão:
João 11:14-46 ... Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura. ... E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para as consolar acerca de seu irmão. ... Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali. ... Disse Jesus: Tirai a pedra. ... Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.

Resumindo esta questão:
-          Marcos e Mateus não referem Marta, Maria nem Lázaro
-          Lucas narra um episódio com Marta e Maria, mas nada sobre Lázaro
-          João reformula o episódio com Marta e Maria e ainda narra um episódio onde Jesus ressuscita Lázaro, o irmão destas

Porque é que os outros três evangelhos ignoram completamente o episódio em que Jesus ressuscita Lázaro o qual já se encontrava morto por quatro dias? Este seria uma das maiores demonstrações de poder por parte de Jesus! 

Mas no evangelho de Lucas existe uma personagem chamada Lázaro, só que é referida numa parábola contada por Jesus!


Marta e Maria - Baralhar e dar de novo

Uma passagem relatada em João, ainda sobre Marta e Maria, demonstra o quão baralhado e reformulado foi este livro. Esta passagem contém uma fusão de três histórias encontradas nos sinópticos:
João 12:1-8 Veio, pois, Jesus seis dias antes da páscoa, a Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse: Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não porque tivesse cuidado dos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, subtraía o que nela se lançava. Respondeu, pois Jesus: Deixa-a; para o dia da minha preparação para a sepultura o guardou; porque os pobres sempre os tendes convosco; mas a mim nem sempre me tendes.

Vejamos os pontos principais desta passagem:


João 12:1-6
Local:
Betânia
Casa:
Marta, Maria e Lázaro
Mulher:
Maria
O que fez a mulher:
Deitou óleo dispendioso nos pés de Jesus e limpou com os cabelos
Reclamação:
Judas queixa-se que é um desperdício de dinheiro que poderia ser utilizado para caridade.
O que faz Jesus:
Explica que aquele gesto prenuncia o seu enterro.


Vamos comparar os pontos principais desta história com textos dos outros evangelhos, nomeadamente uma passagem de Marcos (que também encontramos em Mateus 26:6-13) e duas de Lucas:


Marcos 14:3-9
(o prenúncio de enterro)
Local:
(*) Betânia
-
Certa aldeia
Casa:
De Simão, o leproso
De um fariseu chamado Simão
(*) De Marta e Maria
Mulher:
Uma desconhecida
Uma “pecadora”
(*) Maria
O que fez a mulher:
Deitou óleo dispendioso na cabeça de Jesus
(*) Verteu lágimas nos pés de Jesus, limpou com os cabelos, deitou óleo nos pés
Maria ficou aos pés de Jesus a escutá-lo
Reclamação:
(*) Alguns discípulos queixam-se que é um desperdício de dinheiro que poderia ser utilizado para caridade.
O fariseu critica Jesus por tocar numa “pecadora”.
Marta reclama que Maria não a ajuda nas tarefas domésticas.
O que fez Jesus:
(*) Explica que aquele gesto prenuncia o seu enterro.
Perdoa a “pecadora”
Desculpa Maria, pois ela “escolheu a boa parte”


As partes assinaladas com um asterisco (*) são aquelas que fazem parte da história contada em João. Parece claro, que “João” fez uma mistura de três histórias de características semelhantes, embora com personagens e cenários diferentes, para criar uma nova.


Referências:
 - E. P. Sanders - A verdadeira História de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário