Diferenças em relação aos sinópticos
O Evangelho de João tem uma estrutura e doutrina
completamente diferentes dos evangelhos sinópticos.
Diferenças Genéricas
Em João não
encontramos nenhuma das parábolas que enchem as páginas de Marcos, Mateus e Lucas.
No episódio exclusivo de João
sobre as “Bodas de Caná” Jesus é convidado numa luxuosa festa de casamento, que
até tem “director de festa”, parecendo que Jesus seria membro do “Jet-Set” da Galiléia e não um mero
carpinteiro amigo de pescadores. Curiosamente, nesta festa de casamento, Jesus
e a sua mãe movem-se como se fossem os verdadeiros donos da casa e da festa
(João 2:1-11).
A vida pública de Jesus, nos sinópticos parece ter durado
apenas alguns meses, enquanto a narrativa de João estica esta duração para cerca de três anos.
Em João, Jesus não
efectua exorcismos, mas as suas acções miraculosas de curas e ressurreições são
presenciadas por grandes ajuntamentos populares.
Nos outros evangelhos grande parte do ensino de Jesus é
feito em privado. Em João, a maior
parte do ensino é realizado em público.
João Baptista é quase protagonista
No Evangelho Segundo
João existem mais passagens relativas a João Baptista do que nos
sinópticos, mas nenhuma das passagens menciona que Jesus foi baptizado por
aquele. Muitas das passagens são inconsistentes face ao relatado nos
sinópticos.
Por exemplo, no seguinte texto vemos que João Baptista diz
que Jesus já existia antes dele; uma informação que não se encontra nos
evangelhos sinópticos:
João 1:15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia.
Em duas passagens de Mateus,
Jesus diz aos discípulos que João Baptista é o profeta Elias ressuscitado (ou
uma reencarnação deste). O texto de João
entra em clara contradição com Mateus,
ao dizer que João Baptista negou ser Elias.
Mateus
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João
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Mateus 11:12-14 E desde os dias de João, o Batista,
até agora, o reino dos céus é tomado a força, e os violentos o tomam de
assalto. Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis
dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
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João 1:19-23 E este foi o testemunho de João, quando
os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe
perguntassem: Quem és tu? Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou:
Eu não sou o Cristo. Ao que lhe perguntaram: Pois que? És tu Elias? Respondeu
ele: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és?
para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do
Senhor, como disse o profeta Isaías.
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Mateus 17:10-13 Perguntaram-lhe os discípulos: Por que
dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? Respondeu
ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas; digo-vos,
porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que
quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles. Então
entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.
|
Uma outra situação curiosa relatada no Evangelho de João é aquela que indica que Jesus e João Baptista
andavam a baptizar cada um por seu lado, como se fossem rivais:
João 3:22-26 Depois disto foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judeia, onde se demorou com eles e batizava. Ora, João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ía e se batizava. Pois João ainda não fora lançado no cárcere. Surgiu então uma contenda entre os discípulos de João e um judeu acerca da purificação. E foram ter com João e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, eis que está batizando, e todos vão ter com ele.
Ora, se João Baptista acreditava na missão de Jesus porque é
que continuou, por conta própria, a sua actividade de baptizador?
Por outro lado, nos evangelhos sinópticos parece claro que
Jesus só começou a aparecer em público depois de João Baptista ser preso. Será
que o autor sabia que João Baptista foi preso depois de Pilatos ter terminado o
seu mandato na Judeia (36 EC)? Este dado obrigaria a colocar a vida pública de
Jesus antes do aprisionamento de João Baptista.
Nada de enganos... João Baptista não é o Cristo
No Evangelho Segundo
João, em duas passagens distintas, João Baptista negou ser o Cristo:
João 1:19-20 E este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? Ele, pois, confessou e não negou; sim, confessou: Eu não sou o Cristo.
João 3:27-28 Respondeu João: ... Vós mesmos me sois testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Isto indica que o autor quis deixar claro que João Baptista
não era o Cristo. A explicação desta preocupação do autor é que, provavelmente,
existiriam muitas pessoas, entre os seus potenciais leitores, que criam que
João Baptista era o Cristo. Estes crentes seriam... cristãos, mas sem Jesus
Nazareno!
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