Suspirando por um Salvador
Por volta de 587 AEC, os babilônios destruíram o primeiro templo e acabaram com a dinastia de David, sendo que Zedequias, filho de Josias, foi o último rei desta dinastia. Os judeus foram expulsos do seu território.
Com a perda do templo e da soberania sobre o seu território, os judeus começaram a suspirar por alguém que restaurasse o templo e a soberania dos judeus.
Ciro da Pérsia é o Salvador?
Passados 70 anos, os persas, liderados por Ciro, venceram os babilónios e os judeus tiveram a possibilidade de retornar à sua terra.
O livro de Isaías diz que Ciro é o Messias que os judeus aguardavam desde a ocupação babilónica.
Isaías 44:28; 45:1
[Eu sou Yahveh... o] que diz de Ciro: É meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; dizendo também a Jerusalém: Sê edificada; e ao templo: Funda-te.
Assim diz Yahveh ao seu ungido (gr. Christos, na versão Septuaginta), a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
O Salvador tem de ser da Casa de David
Um bisneto de Josias, portanto da dinastia de Davi, chamado de Zorobabel, começou a ser visto como o Messias que iria restaurar a casa de Davi. concordante com esta expectativa, o autor do livro Ageu escreveu que Deus escolheu Zorobabel para ser rei.
Ageu 2:23
Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, te tomarei, ó Zorobabel, filho de Sealtiel, servo meu, diz o Senhor, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.
Mas entretanto esse Zorobabel desaparece de cena - a bíblia não diz porquê, mas provavelmente foi executado pelos persas.
Nova definição de Messias
Então, não havendo mais nenhum descendente da linhagem de Davi, o profeta Zacarias começou a propagar a ideia de que o sumo-sacerdote é que deveria ser rei dos judeus. O Messias tinha de ser rei e sacerdote ao mesmo tempo. A esta ideia, eventualmente, associou-se mais tarde o mito de Melquisedeque.
Zacarias 6:11-13
Toma, digo, prata e ouro, e faze coroas, e põe-nas na cabeça do sumo sacerdote Josué, filho de Jozadaque.
E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios.
Filo de Alexandria dirá, mais tarde, que estes versículos de Zacarias escondem um salvador que se chama Josué (hebraico Yeoshua, que é o mesmo nome que dá origem ao nome grego Jesus).
Durante o domínio persa, os judeus conseguiram construir um novo templo, o Segundo Templo, mas só alguns séculos mais tarde é que conseguiram ter um rei.
Os judeus só voltaram ter independência depois da revolta dos Macabeus a partir de 164 AEC. E tiveram reis, mas não eram da linhagem de Davi. Eram da linhagem dos Asmoneus.
Referências:
- https://en.m.wikipedia.org/wiki/Zerubbabel
Ler também:
- Assírios e Babilónios (Parte 1) - Introdução
Nenhum comentário:
Postar um comentário