domingo, 3 de outubro de 2021

Século I - Transfiguração ou Aparição?

 


Nos evangelhos existe a narrativa de uma "transfiguração" de Jesus. Mas o que é isso de "transfiguração"?


Pedro, junto com outros, viu Cristo num monte santo

O autor de 2 Pedro (que não é, obviamente, o Pedro dos evangelhos) manifesta a necessidade de demonstrar que Jesus não é nenhum mito, porque "viu-o em esplendor e ouviu uma voz do céu":

2 Pedro 1:16-18 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: "Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido." E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo

Este autor pseudo-Pedro refere que viu Cristo em esplendor numa visão ou revelação coletiva em cima de algum monte santo. Isto está de acordo com a tese da não historicidade de Jesus pois o Cristo não necessitaria de ser humano para aparecer numa visão ou revelação aos apóstolos (bastava estes alucinarem ou fantasiarem sobre o tema).

O autor não parece estar inclinado a declarar que passou alguns meses a viajar e a realizar inúmeras atividades com Jesus Nazareno, tal como seria de esperar do personagem Pedro dos evangelhos. Este autor da Segunda Carta de Pedro apenas refere um episódio de revelação: Deus apresenta o seu Filho aos homens.

Sendo que o autor da Segunda Carta de Pedro pretendia escrever algo em nome do apóstolo Pedro, podemos depreender que o verdadeiro Pedro terá ficado conhecido por alegadamente ter visto Jesus num monte.


O autor de Marcos cria o conceito de "transfiguração"

No evangelho de Marcos, no meio de todas as peripécias da narrativa, existe o episódio da transfiguração (Marcos 9:2-8) em que Jesus aparece a Pedro, Tiago e João em cima de um monte. Aqui Jesus aparece na companhia de Moisés e Elias (personagens do Antigo Testamento). É de salientar que este episódio é narrado no evangelho como sendo um acontecimento antes da crucificação de Jesus, de modo que não se trata de uma aparição pós-ressurreição.

O autor de Marcos, para não dizer que era uma aparição, Jesus "transfigura-se". Por outro lado, Moisés e Elias são "aparições", mas Jesus é uma "transfiguração".


Marcos 9:2-8

E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; e as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.

E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: "Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias". Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.

E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: "Este é o meu filho amado; a ele ouvi".

E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.


Porquê uma "transfiguração"? Porque, na narrativa de Marcos, Jesus já se encontrava antes com os apóstolos em forma humana. Por isso não faria sentido falar de uma "aparição". Por outro lado, Moisés e Elias são aparições.

Por isso, a hipótese mais viável é que os apóstolos que iniciaram o cristianismo - que poderemos admitir que seriam Pedro (ou Cefas), João e Tiago, entre outros - alegaram ter tido uma visão do Filho de Deus e de ter ouvido a voz de Deus a apresentá-lo algures na Galileia. E muitos creram neles.


Hipótese da aparição

O cristianismo terá começado com uma aparição de Cristo na Galileia sem que o Cristo tenha antes vivido como homem na Galileia, ao contrário do que os evangelhos narram?

Imaginemos que por volta do ano 20 EC, um punhado de homens se juntaram e alegaram que viram o Filho de Deus. Imaginemos um cenário em que Jesus Nazareno não existe. Mas existe Pedro, Tiago, João e outros que não sabemos nome.

Esses homens juntaram-se e pregaram que viram o Filho de Deus e que este tinha muitas novidades para o povo.

Imaginemos o diálogo:

 - “Filho de Deus?” – perguntavam os outros judeus - “Mas Deus não tem filho!”

 - “Deus tem filho, sim, e é chamado de Salvador (Yeshu)” – diriam os homens que viram a aparição do Filho de Deus.

 - “Como assim, se as nossas escrituras não dizem que Yahveh tem filho??”

 - “Dizem sim, mas a mensagem está codificada e só quem teve revelação direta dele entende”


No evangelho de Marcos aparece o famoso episódio da transfiguração.

Mas porquê “transfiguração” e não “aparição”?

Porque, no evangelho de Marcos, Jesus é um homem que já se encontrava junto com os homens (os apóstolos Pedro Tiago e João). Era ridículo dizerem que Jesus “apareceu” a eles. Então, para contornar a questão da "aparição", o autor de Marcos cria um conceito bizarro de "transfiguração": Jesus estava com eles mas mudou de aparência física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário