quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Paulo - A Semente de David




Paulo sobre a semente de David

Em Romanos 1:3, Paulo diz que Jesus "foi feito da semente de Davi segundo a carne”. 

Romanos 1:1-3 Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que foi feito da semente de Davi segundo a carne...


Muitas vezes esta passagem é traduzida por "... que nasceu da descendência de Davi segundo a carne...".

Trata-se de uma tradução abusiva. Paulo usa a palavra γενομένου (genomenou) que não significa "nascer", mas qualquer coisa como "tornar-se".

Veja-se, no evangelho de Mateus, uma utilização de uma palavra da mesma família -  γένωνται (genontai):

Mateus 4:3 E chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.


Mesmo sem a tradução abusiva, que diz que Jesus "nasceu da descendência de David", a passagem de Romanos 1:1-3 parece ser uma prova de que Paulo afirma que o Filho de Deus foi um homem que viveu na terra, eventualmente sob a identidade de Jesus Nazareno.

Mas qual a veracidade de Jesus Nazareno, um alegado pregador da Galileia, ter sido descendente de David? Nenhuma! Qualquer judeu iria estranhar essa alegação, pois havia séculos que a linhagem de David se havia extinguido. 

Segundo a profecia judaica entregue a David pela voz do profeta Natã, Deus disse que a casa de David governaria para sempre.

2 Samuel 7:12-13 Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. 13 Será ele quem construirá um templo em honra ao meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.


Pensando em termos da crença judaica, para se cumprir a profecia de que o Cristo teria de ser descendente (da semente) de David, seria necessário que Deus ressuscitasse David ou algum antigo rei de Judá da sua linhagem de modo a ter um filho na Terra... Ou então, como Deus é omnipotente, porque não poderia Deus fazer um corpo para o Cristo usando a semente de David como matéria prima?


Paulo sobre a semente de Abraão

Também não podemos deixar de parte que Paulo poderia ter referido que o Cristo veio da semente de David em sentido figurado e não literal. Em Gálatas 3:29, Paulo diz que todos os crentes são da semente de Abraão.

Gálatas 3:29 E, se vocês são de Cristo, são da semente de Abraão e herdeiros segundo a promessa.


Paulo refere-se a todos os crentes, mesmo os que não eram etnicamente judeus para poderem ser considerados da "semente" literal de Abraão. Então os cristãos gentios eram também literalmente descendentes de Abraão? Não! Aqui Paulo usa a palavra "semente" no sentido figurativo.


Jesus como ser celestial

E se Jesus fosse imaginado como um ser celestial em vez de um homem que viveu na Terra?

Vamos ver a hipótese de que Jesus era imaginado por Paulo como um ser celestial. Paulo alegaria, então, que Jesus obteve um corpo (feito com o material do corpo ou semente de David) nos céus inferiores, que foi morto por poderes demoníacos e que ressuscitou, tudo no reino celestial e não na Terra.

Temos de ter em conta que os judeus criam que os seres celestiais podiam obter um corpo material (p.ex., Génesis 6, os filhos de deus que tiveram relações sexuais com mulheres).

É muito provável ter havido, inicialmente, a crença num Filho de Deus celestial. Combinando essa crença com a necessidade teológica de um Cristo descendente de David, então seria de esperar que os primeiros cristãos acreditassem que Cristo era um descendente de Davi, mesmo que acreditassem num Cristo celestial. Eles poderiam imaginar que o corpo de Jesus teria sido criado diretamente da semente de David preservada sobrenaturalmente nos céus inferiores.

O pensamento religioso não é necessariamente racional. Por isso qualquer crença, por mais bizarra que pareça, é possível. Pensadores religiosos têm criatividade ilimitada e os seus seguidores não costumam ser muito críticos. 


Receita para fazer um corpo

Na Carta aos Coríntios, Paulo refere como corpos podem ser feitos (não necessariamente nascidos).
1 Coríntios 15:35-49 
35 Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” 36 Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. 37 Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. 38 Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. 39 Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra. 40 Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um, e o dos corpos terrestres é outro. 41 Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras.

42 Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; 43 é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; 44 é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual.

Se há corpo natural, há também corpo espiritual. 45 Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante. 46 Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. 47 O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus. 48 Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. 49 Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.

Paulo aqui explica como o corpo de Adão foi feito (tornou-se) e não nasceu. Jesus é referido como o último Adão - o seu corpo foi feito como o de Adão. Jesus não nasceu homem - Deus fez-lhe um corpo.

Na sua Carta aos Filipeneses, Paulo escreveu:
Filipenses 2:7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Mais uma vez, o corpo de Jesus teve origem no céu.


Mas um Cristo celestial?

Revelação 12 refere o nascimento celestial de Jesus. Não seria uma ideia estranha para os primeiros cristãos Jesus ter nascido no céu.

Revelação 12:1-5 E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do Sol, tendo a Lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz... Então apareceu outro sinal no céu: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e sete coroas nas cabeças. Sua cauda varreu um terço das estrelas do céu e as arremessou para a terra. O dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que pudesse devorar seu filho no momento em que nascesse. Ela deu à luz um filho, um menino, que ‘regerá todas as nações com cetro de ferro’”.


Paulo subiu ao terceiro Céu

Paulo diz em 2 Coríntios 12 que ele, o próprio Paulo, subiu ao céu para receber revelações e voltou.

2 Coríntios 12:1-4 Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar.


Nesta passagem Paulo conta que ele próprio subiu ao céu em carne ou em espírito (ele diz que não se lembra). 

Portanto estar no céu em forma humana (em carne) não seria absurdo para Paulo. Para ele é aceitável a ideia de que se pode estar no céu em forma corporal.

Atenção: não há prova que Paulo cria naquilo que escrevia. Mas é claro que queria que os seus leitores cressem naquilo que escrevia.

Se ele achasse que seria absurdo alguém subir com corpo ao céu, ele teria dito que sem dúvida ele próprio subiu em espírito. Mas ele diz que pode ter sido em corpo, simplesmente não se lembra.

Paulo crê que Jesus fez-se carne. Mas podia ter-se feito carne sem sair do céu. Assim como Paulo pensa que subiu ao terceiro céu em corpo. Paulo poderia imaginar que Jesus esteve na forma carnal, foi morto e ressuscitou - tudo no céu.

É muito claro que Paulo não sabe nada sobre Jesus Nazareno. Muito menos saberiam os seus longínquos seguidores de Corínto, Tessalonica. Filipo, etc


Até os evangelhos!

Mesmo nos evangelhos de Mateus e de Lucas, o corpo de Jesus é fabricado por Deus - com a diferença que Deus fabrica o corpo de Jesus no útero de Maria. Os autores poderia ter tentado passar a ideia de que Deus teria colocado a semente de David no útero de Maria.

Os evangelhos de Mateus e Lucas inventaram genealogias para José para alegarem que ele seria descendente de David, mas ambos acabam por alegar que Jesus nasceu através de uma semente colocada por Deus em Maria.


Onde habitam Satanás e os seus demónios?

Ora Satanás e os seus demónios habitam a porção inferior dos céus, aquela logo abaixo do firmamento. Aquela porção do céu onde Jesus foi crucificado. Isto ficará para um próximo artigo! 



Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário