sábado, 12 de fevereiro de 2022

Paulo - Quem crucificou Jesus?




O que é que o apóstolo Paulo sabia sobre a crucificação de Jesus? Vejamos o que é que ele escreveu na sua Carta aos Coríntios.

1 Coríntios 2:6-10 (NVI-PT)

6 Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maturidade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 7 Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. 8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Todavia, como está escrito:

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” [Isaías 64:4];

10 mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. 


Então como é que Paulo soube que Jesus foi crucificado?

Paulo diz que foi Deus que revelou. Atenção que Paulo não alega apenas que Deus revelou que a crucificação de Jesus foi uma coisa planeada "antes do início das eras (aeons, mundos)". Parece estar implícito também que Paulo alega saber que Jesus foi crucificado porque Deus lhe revelou. Portanto, se é uma informação revelada é porque a crucificação ocorreu num mundo (aeon) fora do alcance dos humanos. Paulo parece usar aqui uma linguagem gnóstica.

E quem crucificou Jesus? 

Paulo refere que "poderosos (ἀρχόντων, archonton) desta era (αἰῶνος, aeonos, mundo)" crucificaram o "Senhor da glória" (1 Coríntios 2:8). Então todos os governantes do mundo mataram Jesus? Paulo não se refere necessariamente a poderosos humanos, mas certamente a poderes que regem "este mundo", ou aeon, desde as esferas sobrenaturais.

Paulo sempre alega ter duas fontes para o seu conhecimento: 

 - as escrituras (ou a Bíblia Hebraica, a que chamamos hoje de Antigo Testamento) - neste caso Paulo cita um verso de Isaías; 

 - a revelação celestial (de Deus e de Cristo) - foi Deus que lhe revelou sobre a crucificação de Jesus;


Na Carta aos Gálatas, Paulo diz:

Gálatas 3:1 (NVI-PT)

Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?


Obviamente, Paulo não está a insinuar que os gálatas (da Galácia, atualmente pertencente à Turquia) presenciaram uma crucificação literal de Jesus. Paulo aqui fala figurativamente, referindo que os gálatas tomaram conhecimento da crucificação através dos ensinamentos dele.


Conclusão

Os evangelhos relatam que Jesus foi crucificado em Jerusalém por Pilatos. Mas Paulo refere que Jesus foi crucificado num mundo fora do alcance dos humanos por poderosos desse mundo.


Ler também:

 - Paulo - Sumário sobre Cristo

 - Século II - Gnosticismo - Valentinius

Nenhum comentário:

Postar um comentário