A história segundo Flávio Josefo (cont)
Tal como foi mencionado num artigo anterior (ver aqui), as alegadas referências de Josefo sobre Jesus não têm muita substância
nem credibilidade.
No entanto, Josefo menciona, numa passagem, um outro Jesus
num episódio ocorrido no ano 62 (“quatro anos antes da guerra”). Esta
personagem tem muitas semelhanças com o Jesus dos evangelhos mas, neste tempo,
o Jesus dos evangelhos já deveria estar morto por quase 30 anos... se é que
existiu. Vejamos a passagem:
A Guerra dos Judeus, VI, 5, 3
Mas um outro portento foi ainda mais assustador. Quatro anos antes da guerra, quando a cidade desfrutava de grande paz e prosperidade, um tal Jesus, filho de Ananias, um rude camponês, veio à festa na qual todos os Judeus costumam erguer tabernáculos a Deus. Entrando no Templo, pôs-se subitamente a gritar, «Uma voz do oriente, uma voz do ocidente, uma voz dos quatro ventos. Uma voz contra Jerusalém e o santuário, uma voz contra o noivo e a noiva, uma voz contra todo o povo». Depois, percorreu todas as ruelas, dia e noite, com este grito nos lábios. Alguns dos principais cidadãos, furiosos com estas palavras de mau agoiro, prenderam-no e castigaram-no duramente. Mas ele, sem uma única palavra em sua defesa ou para os ouvidos dos que lhe batiam, continuou com os seus gritos. Os magistrados, convictos de que o homem se encontrava sob um impulso sobrenatural – o que era verdade -, levaram-no ao governador romano. Apesar de flagelado até aos ossos, não implorou misericórdia nem derramou uma lágrima, gemendo entre cada chicotada, «Ai de Jerusalém!». Sempre que Albino, o governador, lhe perguntou quem era, donde vinha e porque dava aqueles gritos, ele nunca lhe respondeu, reiterando incessantemente as suas lamentações pela cidade, até que Albino o declarou louco e o deixou ir embora. ...
A Guerras dos Judeus,
escrita cerca de 74 EC, é a história dos Judeus desde o tempo da revolta dos
Macabeus, em 165 AEC, até à destruição de Jerusalém em 70 EC. Vamos relembrar as
datas dos acontecimentos durante e após a Guerra dos Judeus:
Data
|
Acontecimentos
|
66 EC
|
Início da Grande Revolta dos Judeus contra os romanos.
Josefo é comandante militar na Galiléia. Vespasiano é comissionado por Nero
para conter a revolta.
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67 EC
|
Josefo rende-se a Vespasiano, na Galiléia, em
Jotapata.
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69 EC
|
O império romano ameaça desmoronar-se: quatro imperadores num ano. Vespasiano torna-se imperador de Roma.
|
70 EC
|
Tito derrota os judeus em Jerusalém. O Templo é
destruido.
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73 EC
|
A última bolsa de resistência judaica é derrotada em
Masada.
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75 EC
|
Josefo escreve Guerras
dos Judeus.
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94 EC
|
Josefo escreve Antiguidades
Judaicas.
|
Quem eram as personalidades políticas deste tempo e local:
Data
|
Judeia (Jerusalém)
|
Galileia
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60 EC
|
Festus, prefeito (60 - 62 EC)
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Agrippa II, rei (52 - 93 EC)
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62
|
Albinus,
prefeito (62 - 64 EC)
|
|
64
|
Florus, prefeito (64 - 66 EC)
|
|
66
|
Grande Revolta (66 - 73 EC)
|
|
68
|
||
70
|
Vamos agora comparar o Jesus dos evangelhos com o Jesus,
filho de Ananias, desta passagem de Josefo:
Jesus dos
evangelhos
|
Jesus, filho
de Ananias
|
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Enquadramento
|
Prefeitura de Pilatus (26 a 36 EC)
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Prefeitura de Albinus (62 a 64 EC)
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Nome
|
Jesus
|
Jesus
|
Gritou no Templo
|
Sim
|
Sim
|
Profetizou a destruição de Jerusalém
|
Sim
|
Sim
|
Foi detido
|
Sim
|
Sim
|
Foi açoitado
|
Sim
|
Sim
|
Foi julgado pela autoridade romana
|
Sim
|
Sim
|
Foi condenado pela autoridade romana
|
Não
|
Não
|
Conclusão: não podem ser coincidências as semelhanças entre
as duas personagens: Jesus dos evangelhos e Jesus, filho de Ananias. É possível
que a personagem Jesus, filho de Ananias, tenha tido influência na construção
da personagem de Jesus dos evangelhos.
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