domingo, 23 de fevereiro de 2020

Génesis - Capítulo 3

 


Génesis 3

Os primeiros dois capítulos de Génesis contêm duas histórias da Criação radicalmente diferentes. Mas os autores de Génesis quiseram ainda fazer pior contando uma história de como uma serpente falante enganou um par de idiotas.


Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.


Uma serpente falou com Eva, e ela não ficou surpreendida de forma nenhuma! Eva responde à serpente como se achasse normal os animais falarem. Uma serpente falante deveria ser o tema principal desta história e não o tema da desobediência!

Deus disse "Não comas daquela árvore" a Adão e nunca a Eva! Mas Eva ficou marcada pelo acto de desobediência!


Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.


Eva está prestes a aceitar o conselho de um animal?

Mas a Bíblia nunca diz que Eva morreu - só narra que Adão morreu com quase mil anos de idade! Talvez a Eva ainda esteja viva, quem sabe? 


E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.


Nesta história, Eva comete o pecado de partilhar um fruto com Adão. Que grande lição de moral! De acordo com o mito, Eva é responsável por desobedecer às regras de Deus. Mas ela apenas comeu umas peças de fruta e partilhou com alguém! Em qualquer outro contexto, seria algo bem bonito e generoso de se fazer.

E perceberam que "estavam nus"? A sabedoria do fruto só lhes deu esse tipo de "conhecimento"? O tabu da nudez?

E não seria justo culpar Deus por colocar o mal no mundo? Eva ficou culpada por ter conhecimento do mal? Mas Deus é que criou esse mal!

E porque é que foram a correr fazer roupas para se cobrirem?


E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?


Deus estava a passear no jardim? Ele não mora no céu? Adão e Eva esconderam-se entre as árvores e Deus não os vê? Deus não é omnisciente?


E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.


Deus criou Adão nu. E Adão ficou de repente preocupado com a nudez e escondeu-se?


E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?


Deus ficou chateado por não poder continuar a ver a nudez de Adão e Eva?


Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 

E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.


Adão aqui atira a responsabilidade do sucedido para Eva. Deus deveria ter criado Adão, Eva e um conselheiro matrimonial.

E Eva atira a responsabilidade para a serpente. Mas a serpente realmente a enganou? Não! A serpente disse que ela não morreria se comesse a fruta. E ela não morreu! A serpente disse que ela iria ficar mais esperta. E ficou!

Só a serpente é que falou a verdade!


Então, o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.

E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


A serpente foi amaldiçoada? Será que a serpente antes tinha pernas e a partir daquele momento iria passar a rastejar? E a serpente não come pó, come outros animais. Os animais que a serpente come foram muito mais amaldiçoados, então.


E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.


Que tipo de punição estranha é essa? Ele também poderia ter dito: "Vou te fazer sangrar muito a cada poucas semanas". Mas, em vez disso, Deus criou as dores de parto para a mulher e também disse "Frutificai e multiplicai".

Isso significa que quando um médico dá uma epidural a uma mulher, ele está a desafiar a vontade de Deus? Então nenhuma mulher cristã deverá aceitar um parto sem dor!


E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: "Não comerás dela"; maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo.

No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.



Adão iria passar a comer apenas da árvore do fruto proibido? Qual era a alternativa, mesmo, antes do episódio da desobediência? 

Mas por outro lado, Adão agora pode praticar agricultura e fazer pão.

E Deus puniu Adão por ouvir sua esposa. Que tipo de lição é essa? Deus deu a Adão uma esposa para que ele não ficasse sozinho, e então puniu Adão por tratá-la como seu igual?


E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a mãe de todos os viventes.


Isso não faz sentido - "Vou te chamar Eva, porque vais ser como a Eva da Bíblia". Como é que Adão sabe que ela vai se tornar a mãe de todos? Só existem os dois, por enquanto... 

E se, mais tarde, Deus matou a todos, excepto a família de Noé, então a mulher de Noé seria a candidata muito melhor para ser a mãe de todos os vivos...


E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu.


Deus é costureiro? Deus fez umas roupas de pele e vestiu Adão e Eva como se fossem uns bonecos. Na sequência da desobediência, Adão e Eva verificaram que estavam nus e cobriram-se com folhas de figueira, mas Deus preferiu que eles se vestissem de peles...


Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, o Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado.

E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.


Não faz sentido Deus os impedir de comer da árvore da vida. Seria como Deus dizer "Eu envenenei-te, mas não vou permitir que bebas o antídoto."

E colocar querubins a guardar a entrada? Não era possível a Adão simplesmente contornar esse obstáculo e entrar no Éden a partir de outro local?

E estamos enganados quando pensamos que foi o Homem que inventou as armas. Afinal, muito antes de o Homem sequer trabalhar os metais, já Deus tinha enviado anjos (querubins) com uma espada para proteger a entrada do Jardim do Eden... E por que Deus usou uma espada? Não poderia ter usado uma metralhadora? É que tanto uma espada como uma metralhadora seriam objectos estranhos para Adão e Eva. Ah, o autor de Génesis sabia o que era uma espada!...



Sobre a Árvore do Conhecimento

Deus avisou Adão, o primeiro homem, que não poderia comer o fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal” pois morreria, isto é, perderia a imortalidade. Poderíamos dizer que esta árvore simbolizaria a emancipação do Homem perante Deus, pois, ao comer do fruto, o Homem passaria a poder distinguir o bem do mal. Deus teria, portanto, receio que o Homem se tornasse auto-suficiente nas suas escolhas morais.

Por outro lado, poderíamos arrojar uma interpretação mais adaptada aos nossos dias. Considerando que o “conhecimento do bem e do mal” constitui a totalidade do conhecimento, a árvore que Deus referia era, portanto, a Ciência. Seria um aviso divino para o Homem não se aventurar pelos caminhos do conhecimento, pois, embora libertasse o homem da sua dependência de Deus, seria o caminho para a sua morte.

Digamos que a interpretação deste “aviso divino” estaria de acordo com os cenários apocalípticos modernos que são baseados num contexto em que o homem abusou da Ciência e deixou de a controlar. Como exemplo, a cultura do século XX deixou-nos carregados de receios de autodestruição do Homem por causa do abuso da ciência: a guerra nuclear, o buraco do ozono, a desflorestação, o aquecimento global, etc.

Esta é apenas uma das possíveis interpretações da história do primeiro pecado à luz do entendimento dos nossos dias e serve apenas para indicar a elasticidade que algumas histórias bíblicas têm. Certamente quem, há 2.500 ou mais anos, escreveu esta narrativa teria em mente outras interpretações e não estaria a pensar numa auto-destruição do Homem pela má aplicação da Ciência. Porém, é duvidoso que o autor escrevesse esta história para ser entendida literalmente, como se Adão e Eva tivessem transgredido por ter trincado um fruto colhido de uma árvore. Esta visão reduz esta história a um caso de simples rebeldia ou desobediência infantil (“não mexe, senão fica de castigo!”...).

A interpretação tradicional, para além de encarar a história literalmente, é detractora da mulher, culpando Eva da prevaricação de ter em primeiro lugar provado do fruto proibido, arrastando consigo Adão para a decadência da Humanidade.

Segundo Génesis foi uma serpente que incitou Eva a comer do fruto da árvore proibida da Ciência, retirando-lhe a imortalidade. Esta história não é única no seu conteúdo: no Épico de Gilgamesh, um antiquíssimo texto sumério, o protagonista vai à procura da imortalidade e encontra-a na forma de uma planta, mas uma serpente acaba por comê-la e, assim, também Gilgamesh perde a imortalidade.

Para finalizar, uma pergunta que podemos fazer aos que defendem a literalidade da narrativa de Génesis é: "Que idade tinha Eva quando foi enganada pela serpente?". Podemos acrescentar: "Se a serpente era Satanás, quantos anos já tinha de existência quando enganou Eva?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário