São treze as cartas do Novo
Testamento tradicionalmente atribuídas a Paulo, porque todos estes textos
têm uma abertura com o nome “Paulo”. No quadro seguinte apresentam-se estas
cartas pela possível ordem cronológica de escrita e não pela ordem de
disposição no Novo Testamento.
Carta
|
Data (EC)
|
Classificação
|
Observações
|
1
Tessalonicenses
|
50-51
|
Reconhecidamente genuinas e pertencentes a Paulo.
|
Provavelmente escrita uns anos após a fundação da igreja de Tessalónica, capital da Macedónia, excepto alguns versículos que
podem ter sido uma inserção posterior.
|
Filipenses
|
54-55
|
Dirigida à igreja de Filipos, na Macedónia, é possível
que tenha sido o resultado da fusão de fragmentos de duas ou mais cartas.
|
|
Gálatas
|
54-55
|
Estas quatro cartas são consideradas as principais e
são consideradas como autênticas. No entanto, a avaliar pela sua extensão e
conteúdo, cada uma pode ser o resultado da composição de várias cartas.
|
O autor ensina principalmente sobre a desvinculação em
relação às leis dos judeus. Parece uma arrumação temática em torno de uma
carta.
|
1 Coríntios
|
55-56
|
Nesta carta há referência a uma carta anterior que não
sobreviveu.
|
|
2 Coríntios
|
50-60
|
O autor descreve uma carta anterior que não se
enquadra no conteúdo de 1ª Coríntios,
por isso esta seria a terceira carta ou posterior.
|
|
Romanos
|
56-57 EC
|
A extensão desta carta parece incomportável para uma
única peça de correspondência.
|
|
Filemon
|
50-60
|
Carta pessoal, considerada como autêntica.
|
É uma curta carta de âmbito pessoal que quase não
contém doutrina.
|
Colossenses
|
50-80
|
O autor certamente não foi Paulo, porque falta o
estilo e calor pessoal que se encontram nas anteriores.
|
É possível que tenha sido escrita por um sucessor de
Paulo tendo por base algum material autêntico, como Filemon.
|
2 Tessalonicenses
|
80-100
|
Provavelmente foi escrita com o intuito de substituir
a primeira, 1ª Tessalonicenses, a
genuína.
|
|
Efésios
|
80-100
|
Provavelmente o autor desta carta tinha a ambição de
reescrever Colossenses.
|
|
1 Timóteo
|
140-150
|
Cartas pastorais, consideradas como tendo sido
escritas por sucessores de Paulo.
|
Certamente escritas com falsificação de identidade,
pois não eram conhecidas por Marcion de Sínope em 140 EC.
|
2 Timóteo
|
140-150
|
||
Tito
|
140-150
|
Temos portanto as seguintes classificações para as cartas:
-
sete autênticas: a maior parte do conteúdo pode
ser atribuída a Paulo, embora a sua arrumação possa ser um trabalho posterior;
-
três duvidosas: podem conter algum conteúdo
original de Paulo, mas é provável que contenham demasiado conteúdo cujo autor
não foi Paulo;
-
outras três cartas, as pastorais, que certamente
não foram escritas por Paulo.
A grande extensão de algumas cartas bem como abruptas
mudanças de assunto e contexto, indiciam que as cartas autênticas de Paulo no Novo Testamento constituem mais de sete
peças de correspondência.
Algumas denominações atribuem ainda a autoria da Carta aos Hebreus a Paulo, embora o seu
nome não conste na abertura do texto.
As cartas consideradas originais não foram escritas por Paulo, mas pelo autor de Paulo, um autor desconhecido como os demais livros bíblicos que não possuem autores. As cartas consideradas originais o são por terem sido escritas pelo tal autor desconhecido, as demais por outros autores também desconhecidos, talvez escritas pelos copistas da Igreja.
ResponderExcluirÉ possível que as cartas consideradas autênticas tenham sido ditadas por Paulo a um escriba.
ResponderExcluirNota-se bastante teor emocional nos textos - revelando pouco trabalho de elaboração dos mesmos e alguma espontaneidade.
Textos muito trabalhados ficam "frios", desprovidos de sentimentos, mas as cartas de Paulo revelam algumas emoções do autor.
Que lixo de texto
ResponderExcluirBom o texto. Tem as fontes utilizadas nessas pesquisas?
ResponderExcluir