domingo, 16 de fevereiro de 2020

Génesis - Capítulo 2



Génesis 2

Se o primeiro capítulo de Génesis é muito mau, o segundo capítulo é muito pior.


Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.


Os primeiros versículos do capítulo 2, na verdade, deveriam pertencer ao capítulo 1. Mas ficamos a saber que Deus descansou ao fim de seis dias de trabalho! Esse Deus que esteve uma eternidade sem criar nada, quando, por fim, criou algo, ficou exausto...

O que Deus faz quando descansa? Dorme? Diverte-se? Sai com os amigos?

Mas vamos ver que Génesis tem uma outra narrativa para a criação. O livro Génesis contém duas distintas histórias sobre a Criação. A primeira, do capítulo 1, parece uma tradição mesopotamica (semelhante ao mito Enuma Elish) e a segunda já é uma tradição mais adaptada ao judaísmo Yahvista, mas com influência babilónica. Na primeira, a divindade é designada por Elohim e depois, na segunda, é designada por Yahveh (nome revelado aos hebreus através de Moisés).


Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que Yahveh Deus fez a terra e os céus. Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda Yahveh Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra e regava toda a face da terra.


Vamos ver se entendemos: não havia plantas porque Deus precisava de água e alguém para cuidar do jardim? Mas em Génesis 1, as plantas chegaram no dia 3, e o homem chegou no dia 6. Então o que veio primeiro? Plantas ou pessoas?

E o que aconteceu com a água que havia no firmamento de Génesis 1? Agora é água que brota do chão que serve para regar a terra?

No capítulo 1, Deus colocou um tecto sobre as nossas cabeças para que a água não caísse toda de uma vez.


E formou Yahveh Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou Yahveh Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.


Aqui diz que o Homo Sapiens foi criado instantaneamente a partir do barro, mas nós sabemos que demorou milhões de anos antes que os humanos, como os conhecemos, existissem. Não éramos bonecos de barro ​​que Deus criou numa olaria.

No capítulo 1 diz-se que Deus criou o homem à sua imagem, mas aqui o homem foi criado com pó da terra. Deus também foi feito de barro? Parece que sim - afinal os deuses é que eram feitos a partir de barro!


E Yahveh Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista e boa para comida, e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.


Duas árvores especiais? Uma da vida e outra do conhecimento. Hum... para que serviam?


E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Hidéquel [Tigre]; este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.


Esta parte é completamente ridícula! Demasiado detalhe! Dizer que o jardim do Éden tinha um rio seria o suficiente. Quem nomeou essas cidades e rios? Vê-se que o autor de Génesis conhecia alguma geografia do Médio Oriente, mas muito pouca. O jardim do Éden descrito situava-se entre os rios Tigre e Eufrates, ou seja, situava-se exatamente na Babilónia.

Geografia e nomes à parte, por que é que Adão precisava de ouro, de bdélio e de pedra sardónica? O que ele poderia fazer com ouro? Gastar? Trocar com outras pessoas que não existem?


E tomou Yahveh Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.


Ah! Afinal Deus queria apenas um jardineiro! Em vez de contratar um jardineiro profissional, Deus decidiu fazer um de barro... Deus era tão sovina que até poupou no material.

Mas o Éden não era perfeito? O que havia para cuidar? Deus criou um lindo jardim, mas colocou algumas ervas daninhas só para o idiota do Adão ter o que fazer?


E ordenou Yahveh Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


É como se Deus dissesse: "Eu criei este parque para te divertires. Mas coloquei uma mina explosiva no meio que não podes pisar!"


E disse Yahveh Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.


Por que não era bom para Adão estar só? Tinha comida, uma paisagem excelente. Tinha ouro. Não tinha ninguém para o criticar! Não era assim tão mau.

E por que demorou tanto para Deus perceber que Adão precisava de uma companheira? Parece que Deus foi improvisando em vez de ter um projecto. Só no fim é que ele percebeu que se esqueceu de algo.

E agora a mulher é uma assistente do homem? Em Génesis 1, Deus fez o homem e a mulher simultaneamente tratou-os de modo igual. De repente ela é sua assistente? Que despromoção!


Havendo, pois, Yahveh Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.


Adão teve de fazer um trabalho parecido com o de Carl Linnaeus ao dar nome a todos os animais.

O que Adão teve de fazer, afinal? "Vou chamar isso de pássaro. Agora, esse é outro tipo de pássaro. Pássaro azul... Pássaro preto... Pássaro grande... Pássaro feio... ena, tantos pássaros...". 

Existem milhões de espécies. Quanto tempo demorou Adão? Como é que ele registou esses nomes todos? Em pedra? Ele sabia escrever?

Na verdade hoje ainda continuamos a descobrir novas espécies e ainda não temos nomes para todas. Então Adão foi preguiçoso, não fez um trabalho completo...


E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.

Então, Yahveh Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.


Deus mutilou Adão e removeu-lhe uma costela para fazer uma mulher? Parece que foi mais fácil fazer tudo o resto! Fazer uma mulher parece a tarefa mais elaborada da criação!


E da costela que Yahveh Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.


Será que Adão percebeu que lhe faltava uma costela? Terá visto a cicatriz? E por falar nisso, homens e mulheres têm o mesmo número de costelas. 

E se Deus criou Eva da costela de Adão, então o material genético seria o mesmo. Por outras palavras, Eva seria um clone de Adão. O que tem sérias repercussões quando se trata de sexo - não é uma boa maneira de começar uma espécie.

Honestamente, se tudo o que fosse necessário fosse uma costela, Deus realmente poderia ter feito Adão e Evandro e isso faria mais sentido.


Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.


Mas Adão não tinha pai e mãe. Quando muito, tinha um pai solteiro. Não tinha mãe.


E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.


Por que haveriam de se envergonhar de estar nus? Não havia mais ninguém por perto!

Péssima narrativa, má ciência, má cosmologia - na época em que este capítulo foi escrito, já havia melhor noção de como o mundo funcionava.


Resumo do Capítulo 2 de Génesis

Segunda versão da Criação
   Génesis 2:4-22 (resumo)
Yahveh criou o céu e a Terra.
Criou o homem (heb. Adhám), a partir do barro, numa terra sem vida, pois nunca tinha chovido, embora houvesse um jorro de vapor que brotava da terra.
Depois Yahveh criou um jardim num local chamado Éden (desse jardim partia um rio que dividia-se em quatro rios entre os quais o Tigre e o Eufrates).
No jardim, Yahveh criou plantas e, apercebendo-se que o homem estava sozinho, criou animais para lhe fazerem companhia. O homem ainda esteve entretido uns tempos com os animais, mas Yahveh entendeu que tinha de fazer uma mulher. Yahveh, criou a mulher a partir de uma costela do homem.

Uma grande diferença é que no capítulo 1 o homem e a mulher foram criados em último lugar, enquanto que no capítulo 2, exceptuando a criação dos céus e da terra, o homem foi a primeira criação e a mulher foi a última. Na segunda narrativa, todas as coisas, incluindo a mulher, foram criadas à medida das necessidades do homem.

Relembremos a primeira versão da Criação:
   Génesis 1:1-2:3 (resumo)
No princípio os deuses (heb. Elohim) criaram os céus e a Terra (completamente coberta por água), depois foram feitas as seguintes criações:
Dia 1: luz, o dia e a noite;
Dia 2: separação das águas abaixo e acima do céu;
Dia 3: terra seca, plantas;
Dia 4: Sol para iluminar de dia, Lua para a noite; e também as estrelas.
Dia 5: monstros marinhos (baleias), peixes, aves;
Dia 6: animais terrestres, répteis, insectos e, finalmente, homem e mulher para dominarem sobre o resto da criação;
Dia 7: dia de descanso; os deuses foram descansar estando muito satisfeitos com tudo o que fizeram.


E... Adão pariu Eva!

Numa inversão da ordem natural das coisas, Génesis diz que foi a partir do homem que Deus criou a mulher (provocou uma anestesia geral em Adão e recolheu uma costela!). Quando Génesis foi escrito, longe iam os tempos em que os povos louvavam o poder gerador de vida que a Mulher possuía através do seu útero.

Durante milhares de anos praticou-se o culto em torno da Grande Deusa (ou a Grande Mãe). Antes da imposição de uma sociedade patriarcal dominada pelo lado masculino e agressivo, a Grande Mãe definia uma sociedade matriarcal dominada pelas leis naturais.

Grande Deusa foi, progressivamente, substituida por um panteão de deuses e deusas e, finalmente, por um único Deus masculino.


A criação segundo Platão

No livro O Banquete, um livro onde Platão alegadamente regista discursos, um dos oradores, Aristófanes, conta que os humanos tinham sido criados como macho e fêmea unidos fisicamente num só ser. Mas, como os humanos eram demasiado férteis, em consequência da permanente intimidade entre macho e fêmea, tornaram-se numerosos e considerados uma ameaça para os deuses. Zeus decide, então, separar os humanos em dois seres diferenciados - homem e mulher - de modo a dificultar o processo reprodutivo. É desta passagem que vem a expressão platónica "alma gémea".

A narrativa de Génesis diz que Yahveh tirou uma costela de Adão para fazer Eva. No fundo, Yahveh fez o mesmo que Zeus - tornou um ser (Adão) em dois seres distintos (Adão e Eva), sem adicionar material (sem adicionar barro, neste caso, que seria a matéria que Yahveh usou para fazer o homem).

A palavra hebraica hatztzela traduzida, em Génesis 2:22, por "costela" é usada noutros versículos do antigo testamento para designar uma "câmera lateral" ligada à nave principal do Templo (1 Reis 1:6; Ezequiel 41:5,11). O autor desta passagem em Génesis quis passar uma imagem em que o homem e a mulher estavam ligados lateralmente e que Yahveh simplesmente os partiu em dois.

Portanto, na narrativa de Génesis, Yahveh não criou a mulher a partir da costela, pois previamente havia já criado homem e mulher unidos num só ser. Posteriormente Yahveh pensou que seria melhor que macho e fêmea estivessem fisicamente separados.


Referência:
 - http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/O_banquete.pdf
 - http://biblehub.com/hebrew/hatztzela_6763.htm

Ler também:



Um comentário:

  1. "Deus criou o homem à sua imagem, mas aqui o homem foi criado com pó da terra. Deus também é de barro?"
    Tem duas coisas em questão aí: formato e composição. Deus usou como padrão a forma, de um material que tava sobrando lá.

    A parte do Adão dando nome pros animais eu ri muito! Mas nada impede que esses animais "novos" não tenham passado pelo Eden pra ser batizados. Informação se perde, ainda mais considerando como ele pode ter registrado os nomes.

    Essa parte sobre a vergonha, junto com outras, como a dos animais domésticos, deixa claro que o texto estava sendo escrito para pessoas que já conheciam o "futuro" e tem muitas caracteristicas de lendas. Infelizmente é tido como verdade (e às vezes como literal)

    ResponderExcluir