domingo, 2 de junho de 2024

Cristianismo - Como Começou - Uma Hipótese

 



Romanos convertidos ao judaismo

Algum tempo antes do ano 19 EC, judeus andam a converter cidadãos de Roma ao judaísmo. É provável que já incluíssem na sua doutrina o ensinamento sobre um Filho de Deus.

Sim, Yahweh tinha um filho como qualquer outro deus que se preze.

Filo de Alexandria, nesta época, terá escrito:

... o Pai do Universo o fez surgir como o filho mais velho, a quem, em outra passagem, ele chama-o de primogénito; e aquele que nasceu imitando os caminhos de seu pai, criou espécies tais e tais, segundo os seus arquétipos ...

Mas os judeus percebem que é muito mais fácil converter mulheres do que homens, porque os homens teriam de passar pela dolorosa circuncisão.

Josefo conta que um grupo de quatro pregadores converteram uma mulher da alta sociedade de Roma, chamada Fúlvia, mas aproveitam-se das ofertas que ela faz que deveriam ser enviadas para Jerusalém.

Ela apercebe-se de que eles gastam todo o dinheiro que ela doou e queixa-se ao marido, um distinto cidadão romano, de que ela foi vítima da fraude dos pregadores.

O marido de Fúlvia queixa-se a Tibério sobre o que aconteceu à sua esposa.

Tibério ordena o Senado investigar o assunto e os homens em questão.

Em 19 EC, os consules do Senado ordenam a expulsão de milhares de judeus de Roma forçando-os a serviço militar numa ilha inóspita.


Romanos convertidos ao culto egípcio

Josefo também conta que em Roma havia um templo de Ísis e que Paulina, uma mulher da alta sociedade, seguidora do culto egípcio, foi enganada por um romano chamado Mundus e por sacerdotes egípcios.

Mundus pagou aos sacerdotes egípcios para encontrar-se com Paulina no templo de Ísis e poder ter relações com ela enquanto fantasiado do deus Anúbis.

Mundus tinha antes tentado seduzir Paulina mas sem sucesso.

O marido de Paulina soube disso e queixou-se a Tibério sobre o aviltamento que a sua esposa sofreu.

Tibério mandou investigar os sacerdotes egícios.

Os sacerdotes egípcios foram crucificados.  O templo foi destruído e a estátua de Ísis atirada ao rio Tibre. O culto egípcio foi proibido.

Mundus, como era um cidadão romano, foi apenas expulso.


Os Nazarenos dizem que viram o Filho de Deus

Na Judeia, homens de uma seita chamada “Nazireus” ou “Nazarenos” alegam ter visto o Filho de Deus. 

Denominam-se de apóstolos. Outros denominam-se de irmãos do Senhor.

Eles dizem que receberam em revelação que, num futuro próximo, o Filho de Deus virá salvar os judeus e os que praticam o judaísmo (os circuncidados).


Na Anatólia, Paulo também diz que viu o Filho de Deus

Anos mais tarde, um homem chamado Paulo, provavelmente da Anatólia (atual Turquia), também alega ter tido revelações do Filho de Deus e também se denomina de apóstolo.

A seu tempo, alguns começam a concordar que o nome do Filho de Deus é Yehoshua, “Yahweh salva”, ou Jesus, embora outros achem mais apropriado “Emanuel” (Deus connosco)

Paulo alega que Jesus teve uma batalha com Satanás (“as forças deste mundo”), que morreu e que foi ressuscitado. A sua ressureição demostrou a sua vitória sobre a morte e a solução para a salvação humana.

Ele lamenta ter tido as visões mais tarde que os seus “colegas” da Judeia, dizendo que nasceu tarde demais.

Paulo diz que Jesus veio salvar todos os que crêem na sua ressureição, mesmo os que não seguem o judaísmo.

Paulo diz que a circuncisão não é necessária e, assim, consegue mais adeptos masculinos.


Um profeta egípcio tenta conquisar Jerusalém

Por volta de 55 EC, um profeta egípcio reúne milhares de seguidores no Monte das Oliveiras com a intenção de conquistar Jerusalém.

Os romanos confrontam a multidão, matando muitos, mas o profeta desaparece misteriosamente.


Um profeta camponês é castigado em Jerusalém

Por volta de 62 EC, um profeta camponês chamado Jesus ben Ananias anuncia a desgraça de Jerusalém e do Templo.

Ele é castigado pelos cidadãos de Jerusalém e também pelo governador romano.

Acabaria por morrer durante o cerco de Jerusalém pelos romanos.


Revolta dos Judeus – Vespasiano vai combater os rebeldes

Em 66 é iniciada a revolta dos Judeus.

Entretanto, em Roma, Nero comissiona Flávio Vespasiano para ir conter a revolta na Judeia e na Galileia. Vespasiano começaria a operação na Galileia com o seu filho Tito.


Um rebelde da Galileia lidera pescadores e mendigos

Durante a revolta da Galileia, um rebelde de nome Jesus ben Sapphias, que lidera pescadores e mendigos, torna-se prefeito de uma cidade. Mas, pouco tempo depois, os romanos derrotam os rebeldes.


Vespasiano derrota os rebeldes na Galileia.

Vespasiano rapidamente derrota os rebeldes na Galileia.

Pouco tempo depois, Vespasiano venceria, em Roma, uma guerra Civil e torna-se imperador.


Morte de Nero

Em 68 Nero é condenado à morte e suicida-se.

Segue-se mais de um ano de caos em Roma, com vários imperadores em rápida sucessão no ano 69 – Galba, Oto e Vitélio. 

Durante este tempo, a revolta dos Judeus continua na Judeia, pois os romanos têm assuntos mais urgentes para resolver.

Finalmente Vespasiano é declarado imperador e toma o seu lugar em Roma.


Destruição de Jerusalém e do Templo

Em 70 Jerusalém e o seu templo são destruidos por Tito. O judaísmo ficaria sem a sua principal peça: o Templo de Jerusalém.


O Crucificado que sobreviveu

Na sua auto-biografia, Flávio Josefo conta como pediu a Tito que intercedesse por três de seus companheiros judeus que tinham sido crucificados. Ele diz que conseguiu que os três fossem retirados da cruz ainda vivos. Dois acabaram por morrer mas um ainda sobreviveu!

Josefo escreveu na sua auto-biografia: 

E quando fui enviado por Tito ..., a uma certa aldeia chamada Thecoa, a fim de saber se era um lugar adequado para um acampamento, quando voltei eu vi muitos cativos crucificados e me lembrei de três deles como meus antigos conhecidos. Fiquei muito triste com isso em minha mente, e com lágrimas nos olhos fui até Tito e contei-lhe sobre eles. Então ele imediatamente ordenou que fossem retirados e que tivessem o maior cuidado com eles, a fim de sua recuperação; no entanto, dois deles morreram nas mãos do médico, enquanto o terceiro se recuperou.


Josefo: Vespasiano é o Cristo

... Mas o que mais os incitou à guerra foi um oráculo ambíguo, também registado nas suas escrituras, afirmando que naquela época um dos seus se tornaria senhor do mundo. Interpretaram-no como alguém da sua própria raça, e muitos dos seus sábios enganaram-se na sua interpretação. Todavia, o verdadeiro significado do oráculo era a soberania de Vespasiano, que foi proclamado imperador em solo judaico. Tudo isto quer dizer que os homens não conseguem escapar ao seu destino, mesmo quando o preveem. Os Judeus interpretaram alguns dos portentos conforme lhes convinha e desprezaram outros, até que a ruina do seu país e a sua própria destruição os condenou pela loucura.


Tácito e Suetónio: Vespasiano é o Messias (Cristo) e praticou milagres

Não só Josefo mas também os autores romanos Tácito e Suetónio fizeram questão de enquadrar Vespasiano na classe de Messias prometido.

Alguns historiadores romanos relatam como foram atribuidos milagres a Vespasiano.

Tácito e Cassius Dio escreveram que Vespasiano praticou curas milagrosas: restaurou a visão a um cego e curou um homem com uma mão deficiente. 

Também Suetónio refere o episódio, mas em vez de curar uma mão doente, Vespasiano curou um homem coxo.


Anónimo escreve “Evangelho de Jesus Cristo”

Por volta de 80, um desconhecido escreve o primeiro evangelho. Mais tarde esse evangelho viria a ser conhecido por "Evangelho segundo Marcos"

Parece que o autor se propôs a escrever uma história de um homem que morrera há 50 anos e ninguém conheceu no seu tempo. Esse homem seria uma alegorização do Cristo incompreendido e sofredor.

“Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”

...

Jesus perguntou: "Quem dizem os homens que eu sou?"

Responderam: “João Batista, Elias ou um dos profetas.”

Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?“

Pedro: “Tu és o Cristo.”

Jesus: “Não contem isso a ninguém!”

...

Ultimas palavras de Jesus: “Meu Deus porque me abandonaste?”

A cena final são umas mulheres junto ao túmulo vazio de Jesus. Um anjo disse às mulheres que Cristo iria aparecer aos discípulos na Galileia. Mas elas não informam ninguém, porque tinham medo...

...
Jesus rodeia-se de pescadores e mendigos tal como Jesus ben Sapphias.
Muitos dos seguidores de Jesus são mulheres tal como seria de esperar num culto que inicialmente exigia uma dolorosa circuncisão nos homens.
Jesus profetiza a destruição de Jerusalém e do templo e é castigado tal como Jesus ben Ananias.
Jesus pratica curas miraculosas tal como Vespasiano.
Jesus é o Cristo tal como Vespasiano.
Jesus é crucificado junto com outros 2 desconhecidos tal como os crucificados que Josefo referiu na sua biografia.


Marcos: Narrador Omnisciente, típico de obras de Ficção

O evangelho segundo Marcos é um texto escrito na perspectiva de um narrador omnisciente. O narrador omnisciente é o narrador em terceira pessoa que sabe tudo sobre a história que conta, inclusive sobre o mundo interior das personagens, revelando seus pensamentos e emoções mais profundas.

Isto é típico de uma obra de ficção!

O objectivo do autor de Marcos é descrever o que teria acontecido no “Princípio do Evangelho de Jesus”, isto é, o que teria acontecido antes das aparições e revelações de Jesus ressuscitado.

Era satisfazer a curiosidade natural de quem conhece uma história e quer saber mais sobre ela!



Nenhum comentário:

Postar um comentário