A referência habitualmente usada para a datação da vida do apóstolo Paulo é o livro Atos dos Apóstolos.
Só que o livro Atos não tem nenhuma confiabilidade histórica. É um amontoado de aventuras fantasiosas de apóstolos, uma ficção principalmente sobre os apóstolos Paulo e Pedro.
Paulo, porém, nas suas cartas fornece poucas referências que permitam colocar datas na sua vida. E as poucas referências são todas dúbias.
A referência de Aretas
Em 2 Coríntios, temos esta passagem, completamente fora de contexto:
2 Coríntios 11:32,33
Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem, e fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos.
Mas que rei Aretas é esse referido por Paulo? Existem dois candidatos:
- Aretas IV, rei dos Nabateus de 9 AEC a 40 EC; este é o que os historiadores apontam como o Aretas referido por Paulo, mas o problema é que é pouco provável que este rei tivesse poder sobre Damasco;
- Aretas III, rei dos Nabateus de 87 a 67 AEC, contemporâneo dos Asmoneus; este rei tinha poder em Damasco.
Será que Paulo viveu no tempo de Aretas III ? Então Paulo seria do século I AEC!
Este episódio também é descrito em Atos dos Apóstolos (Atos 9:23-25). embora aqui Aretas não seja mencionado.
Ora, como a passagem de 2 Coríntios aparece subitamente e fora de contexto, não seria surpresa nenhuma que a passagem de 2 Coríntios tenha sido uma interpolação para harmonizar o conteúdo das cartas de Paulo com o conteúdo de Atos dos Apóstolos.
Tiago, o irmão do Senhor
Erastos, prefeito de Corinto
Em Romanos 16:23, Paulo parece enviar saudações de Erasto, prefeito da cidade de Corinto (ou da Cencreia, perto de Corinto).
Romanos 16:23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.
De fato, existe uma inscrição referindo um Erasto, prefeito de Corinto, datada do primeiro século. Aqui parece haver algo útil.
Mas, a avaliar pelas referência mais antigas da Carta de Paulo aos Romanos, esta parece terminar no capítulo 14. Os conteúdos dos capítulos 15 e 16 podem ser adições posteriores.
Pode-se reconstruir uma versão antiga da Carta de Paulo aos Romanos pelas seguintes fontes:
- Tertuliano, Contra Marcion, livro V, 13-14 - comentários sobre a Carta aos Romanos
- Epifânio de Salamis, Panarion, livro I, 42 - contra heresias
- Orígenes, Comentários sobre a Carta aos Romanos
Especialmente vulnerável a adições é o capítulo 16 da Carta de Paulo aos Romanos, porque contém apenas saudações. Essas saudações podem facilmente misturar-se com saudações que os próprios copistas poderiam eventualmente acrescentar no final para os destinatários das suas cópias.
Por outro lado, o nome Erasto também ocorre em 2 Timóteo 4:20 e Atos 19:22. Não se pode concluir que todos estes Erastos sejam a mesma pessoa ou que sejam pessoas do primeiro século.
Da casa de César
Em Filipenses 4:22, Paulo refere a pessoas que pertencem à "casa de César".
Filipenses 4:22 Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.
Que César seria esse? Temos todos os imperadores da dinastia júlio-claudiana, que começou em 27 AEC e terminou em 68 EC, que usavam o nome César. Mas também os Flavianos usaram esse nome até 96 EC. Portanto não é uma informação muito útil.
Por outro lado, esta passagem está na zona das saudações, muito vulnerável a adições, tal como já referido acima acerca de Romanos.
Referências:
- https://en.wikipedia.org/wiki/Pauline_epistles
- https://en.wikipedia.org/wiki/Erastus_of_Corinth#Erastus_inscription
Nenhum comentário:
Postar um comentário