sábado, 8 de janeiro de 2022

Século I - Tiago "irmão do Senhor"




Um dos principais argumentos dos historicistas de Jesus Nazareno é que Paulo conheceu o irmão deste. E que Josefo também refere este Tiago como "irmão de Jesus, o chamado Cristo". 

Os historicistas dizem que a existência deste Tiago, irmão de Jesus, é consistente com a narrativa do Evangelho de Marcos. Sim, o Evangelho de Marcos diz que Jesus tinha quatro irmãos - Tiago, José, Judas, Simão - e várias irmãs. Mas Marcos, por outro lado, também diz muitas outras coisas que os historicistas consideram inaceitáveis para a historicidade de Jesus.


O que Paulo disse

Paulo refere que se encontrou com "Tiago, irmão do Senhor" 

Gálatas 1:18,19 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.


Mas Paulo, noutra carta, também disse:

1 Coríntios 9:5 Não temos nós direito de tomar por esposa uma irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?


Paulo indaga sobre se seria licito tomar uma "irmã" por esposa. Aqui a palavra "irmã" é usada claramente no sentido de ser uma mulher que pertence a um grupo de fraternidade.

E os "irmãos do Senhor"? Seriam também irmãos de Jesus? Não, novamente Paulo refere-se a homens que pertencem a um grupo de fraternidade.

Aliás, Paulo, nas 7 cartas consideradas autênticas usa a palavra "irmão" (ou irmã, irmãos) 113 vezes! Nunca para se referir a irmãos de sangue, mas irmãos no sentido de fraternidade espiritual.

Onde Paulo usa a palavra "adelphos":

Carta
Número de vezes
Romanos
20
1 Coríntios
38
2 Coríntios
12
Gálatas
11
Filipenses
9
1 Tessalonicenses
19
Filemon
4
Total
113


Então por que é que Gálatas 1:19 seria uma exceção?


O que Josefo disse

Josefo descreve um episódio ocorrido por volta de 62 EC, no qual parece figurar Tiago irmão de Jesus Cristo.

Antiguidades Judaicas, XX, 9, 1
Cesar [Nero?], tendo ouvido sobre a morte de Festus, enviou Albinus à Judeia, como procurador. Mas o rei [ Agripa II ] privou José do sumo sacerdócio, e outorgou a sucessão desta dignidade ao filho de Ananus [ou Ananias], que também se chamava Ananus. ... Mas este Ananus mais jovem, que, como já dissemos, assumiu o sumo sacerdócio, era um homem temperamental e muito insolente; ele era também da seita dos Saduceus, que são muito rígidos ao julgar ofensores, mais do que todos os outros judeus, como já tinhamos dito anteriormente; quando, portanto, Ananus supôs que tinha agora uma boa oportunidade – Festus estava morto, e Albinus estava viajando – assim ele reuniu o sinédrio dos juízes, e trouxe diante dele o irmão de Jesuso que era chamado Cristo, cujo nome era Tiago, e alguns outros; e quando ele formalizou uma acusação contra eles como infractores da lei; ele os entregou para serem apedrejados; .... Albinus... escreveu iradamente a Ananus, e o ameaçou dizendo que ele seria punido pelo que havia feito; por causa disso, o rei Agripa tirou o sumo sacerdócio dele, quando ele o tinha exercido por apenas três meses, e fez Jesus, filho de Damneus, sumo sacerdote.


Esta passagem refere a demissão de Ananias do cargo de sumo-sacerdote por ter executado um grupo de homens sem ter recorrido à autoridade romana. De Josefo ficamos a saber muito sobre Festus, Albinus e Ananias mas sobre este Tiago, irmão de um tal Jesus, ficamos a saber apenas que foi acusado de infrações e que foi apedrejado junto com outros homens.

A expressão “o que era chamado Cristo” é, certamente, uma inserção. Se Josefo a tivesse utilizado, teria desenvolvido sobre o facto de chamarem “Cristo” a este irmão de Tiago. O mais provável é que este Tiago seria irmão de Jesus, filho de Damneus, que acabou por ser escolhido para sumo-sacerdote assim que este grave incidente foi resolvido pelo governador Albinus e pelo rei Agripa. Basta ler o texto após subtrair a expressão "o que era chamado Cristo".


Ler também:


Referências:
 - Versículos onde Paulo usa a palavra "adelfos":
Romanos 1:13;7:1,4;8:12,29;9:3;10:1;11:25;12:1;14:10,15,21:15:14,15,30;16:14,17:30; 
1 Coríntios 1:1,10,11,26;2:1;3:1;5:11;6:5,6,8;7:12,15,24,29;8:11,12,13;9:5;10:1;11:2,33;12:1;14:6,20,26,39;15:1,6;15:50,58;16:11,12,15,20; 
2 Coríntios 1:1,8;2:13;8:1,18,22,23;9:3,5;11:9;12:18;13:11; 
Gálatas 1:2,11,19;3:15;4:12,28,31;5:11,13;6:1,18; 
Filipenses 1:12,14;2:25;3:1,13,17;4:1,8,21; 
1 Tessalonicences 1:4;2:1,9,14,18;3:2,7;4:1,6,10,13;5:1,4,12,14,25,26,27; 
Filemon 1:1,7,16,20;



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