domingo, 27 de março de 2022

Ha-Mashiach - O Cristo Escatológico?




Mashiach, Ungido, Cristo

Ao contrário do que muitas pessoas poderão pensar, "Cristo" não é o sobrenome de Jesus Nazareno. 

Mas o que significa a palavra grega "christos" (Χρήστος) ou a palavra "mashiach" (מָשִׁיחַ) no hebraico?

No Antigo Testamento, a palavra "mashiach" refere-se ao que era abençoado pela aplicação de óleo sagrado. Significa apenas "ungido" ou "consagrado". Não significa super poderoso, semideus, rei escatológico (dos "últimos dias") ou descendente de David. É apenas "ungido".

Esta palavra, "ungido" é até usada muitas vezes em muitos contextos no Antigo Testamento. 

Por exemplo:
1 Crónicas 16:22 Não toqueis em quem me é consagrado ["mashiach"], nem façais mal a meus profetas!
Aqui o texto obviamente não se refere a nenhum super rei poderoso nem a um cenário de "ultimos dias".

Vejamos outro texto:
Salmos 28:8 O Eterno é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido ["mashiah"]...
Aqui, existe um "messias" que não vem salvar ninguém, mas alguém que necessita de salvação. 

Os objetos Cristo

Vamos ver também em Êxodo 40.
Êxodo 40:9 Tomarás do óleo da unção e ungirás a Habitação e tudo o que está dentro dela; tu a consagrarás com todos os seus acessórios, e ela será muito santa.
Êxodo 40:10 Ungirás o altar dos holocaustos com os seus acessórios, consagrarás o altar, e o altar será eminentemente santo.
Até os objetos podem ser ungidos. Aqui os sacerdotes fazem a consagração dos objetos do Tabernáculo. Sim, os objetos podem ser messias ou cristos.

Os reis Cristos

1 Samuel 10:1 narra a unção de Saúl, descrito como o primeiro monarca dos hebreus. A mesma tradição se repete em 1 Samuel 16:13 mas agora com David sendo ungido, consagrado como messias.

Reis supostamente escolhidos por Deus fazem o padrão de uma teocracia em que os sacerdotes têm de se mostrar favoráveis aos reis. Saúl e David são ungidos, são messias, são cristos. O autor de Samuel quer retroprojetar para o século X AEC (o suposto tempo de Saúl e David) que a aprovação dos reis era feita por sacerdotes seguindo ordens de Deus.

Avançando no tempo, passando para o século VI AEC, no regresso do exílio na Babilónia, Zacarias fala de Zorobabel, um alegado descendente de Davi, e do sumo-sacerdote Josué.
Zacarias 4:13,14 E ele me disse: "Não sabes o que significam essas coisas?" E eu disse: "Não meu Senhor" Ele disse: "Esses são os dois ungidos que estão de pé diante do Senhor de toda a Terra";
O texto refere Zorobabel e Josué que lideraram o povo no regresso do exílio babilônico de volta à terra prometida. Um descendente do Rei Davi e um sacerdote, governando Judá, são dois ungidos, dois messias.

Ainda no mesmo contexto da saída da Babilónia, Ciro da Pérsia é referido em Isaías como Cristo. Recordemos que Ciro derrotou os babilónios.
Isaías 45:1 Assim diz o Senhor (Yahveh) ao seu ungido (heb. לִמְשִׁיחוֹ֮, gr. χριστῷ), a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
Na Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento, a palavra usada em Isaías 45:1 é "cristo" ("χριστῷ").

Curiosamente, para complementar a questão do Ciro Cristo, temos Diodorus Siculus que afirma que Ciro foi crucificado:

Diodorus Siculus, 30 AEC, Biblioteca Histórica II.44.2
Por exemplo, quando Ciro, o rei dos persas, o governante mais poderoso de sua época, fez uma campanha com um vasto exército na Cítia, a rainha dos citas não apenas cortou o exército dos persas em pedaços, mas também fez Ciro prisioneiro e crucificou-o;

O Cristo, ha-Mashiach

Então "messias" quer dizer "ungido". Mas existe ha-Mashiach, que é "O Messias" esperado escatológico (dos último dias)? 

Não, na Bíblia Hebraica (Antigo Testamento) não existe. Os textos que alegadamente profetizam o Messias escatológico, por exemplo, Isaías 11, Ezequiel 37, Miqueias 5, Jeremias, etc, todos referem para o retorno após o exílio na Babilónia. Estes versículos são aplicados a Zorobabel, quando falam de um descendente de Davi que iria governar o povo no retorno da Babilônia.

Mas, ao menos, existe a palavra ha-Mashiach (הַמָּשִׁ֛יחַ) na Bíblia Hebraica? Existe, mas não se refere a um descendente de David. Refere-se apenas ao sacerdote. Israel era uma nação sacerdotal. O foco da Bíblia Hebraica são os sacerdotes. Os reis são quase sempre descritos como patéticos.
Levítico 4:3-5 Se for o sacerdote ungido (ha-Mashiach) que pecar, trazendo culpa sobre o povo, trará ao Senhor um novilho sem defeito como oferta pelo pecado que cometeu. Apresentará ao Senhor o novilho à entrada da Tenda do Encontro. Porá a mão sobre a cabeça do novilho, que será morto perante o Senhor. Então o sacerdote ungido (ha-Mashiach) pegará um pouco do sangue do novilho e o levará à Tenda do Encontro; 
Podemos confirmar nos versículos 3 e 5 que a palavra ha-Mashiach refere-se ao sacerdote ungido.


O Cristo Escatológico

Eventualmente a ideia de ha-Mashiah, como sendo o Messias escatológico, surgiu no século II AEC, por volta do tempo dos Asmoneus/Macabeus. Mas isto já é numa fase em que o judaísmo já se encontrava sob grande influência do helenismo. 

O cristianismo surgiu a partir destes novos pensamentos do judaísmo. Paulo usa essa ideia para ensinar que Deus tem um filho e que esse filho é o Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário