domingo, 16 de outubro de 2016

Os Rolos de Prata - Provam Idade da Bíblia?




Em 1979, uma equipa escavou em Ketef Hinnom, uma região de Jerusalém. O sítio consiste numa série de câmaras fúnebres de pedra talhada baseadas em cavernas naturais.

Dentre os inúmeros artefactos encontrados durante as escavações, uns revelaram-se muito interessantes para o mundo da arqueologia bíblica: dois minúsculos rolos de prata inscritos, aparentemente utilizados como amuletos.

Os amuletos consistiam em duas pequenas folhas de prata (3 × 10 cm e 1 × 4 cm, respectivamente) com inscrições. Eles estavam enrolados quando foram descobertos. Após um cuidadoso trabalho para desenrolá-los, foi recuperado o seguinte texto:

Amuleto 1
Yahve[h]… o grand[e]… [Aquele que guarda] a aliança e benevolência para com aqueles que [o] amam e aqueles que guardam [seus mandamentos…] o Eterno? […] [a?] benção mais do que qualquer [cila]da e mais do que o mal. Pois a redenção está nele. Pois Yahveh é o nosso restaurador [e] rocha. Que Yahveh te abenço[e] e te guarde. [Que] Yahveh faça resplandecer [Seu rosto]…

Amuleto 2
[Para ???]. Que sejas abençoado por Yahveh, o guerreiro/ajudador e repreendedor do mal; que Yahveh te abençoe, te guarde. Que Yahveh faça seu rosto resplandecer sobre ti e te dê a p[a]z. 

Estes dois pequenos objectos de prata encontrados em Ketef Hinnon contém uma bênção sacerdotal semelhante à que se pode encontrar em Números 6. Aos artefactos foram atribuidas datas de cerca de 600 AEC.

A Bênção Sacerdotal, ou Bênção Aarônica, é uma oração recitada durante certos serviços das comunidades judaicas. O texto da oração tem a sua fonte na Bíblia:

Números 6:23-27.
Fala a Aarão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: Yahveh te abençoe e te guarde; Yahveh faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Yahveh sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.

Isto não prova que o livro de Números já existia no tempo em que estes amuletos foram produzidos. Apenas é uma evidência de que o livro de Números e estes amuletos são frutos da mesma cultura. O livro de Números pode ser uma compilação posterior que incluiu a tradição da Bênção Sacerdotal.

Verifiquemos, agora, as datas das mais antigas versões conhecidas de textos do Antigo Testamento (Tanakh para os judeus):
 

Versão
Língua
Data
Rolos de Prata
Paleo-Hebraico
c. 600 AEC (alguns versos)
Hebraico, Aramaico e Grego
c. 150 AEC – 70 EC (fragmentos)
Grego
Século II AEC (fragmentos)
Século IV EC (completo)
Copta
Século IV EC (fragmentos)
Latim
Século V EC (fragmentos)
Século VIII EC (completo)
Aramaico
Século V EC
Hebraico
Século X EC (completo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário