domingo, 24 de maio de 2015

Assírios e Babilónios (Parte 3) - Do Egipto à Síria





Legenda:

-          reis de Judá;
-          reis de Israel;
-          reis da Síria.



Jeroboão I de Israel e os bezerros de ouro

Em Israel, Jeroboão I instala dois centros de adoração cada um com um bezerro de ouro. Um em Dã outro em Betel (1 Reis 12:27-30).


Egipto invade e saqueia Judá

No século X, por volta de 930 a.C., o faraó Shoshenq I invade e pilha Judá. Roboão passa a ser vassalo do Egipto (1 Reis 14).

Abias de Judá, que sucedeu ao seu pai Roboão, por volta de 915 a.C., lança uma ofensiva contra Israel, cujo rei ainda era Jeroboão I (2 Crónicas 13).

Asa, neto de Roboão, defende-se de um exército etíope que atacou Judá já no fim do século X a.C., provavelmente às ordens do faraó Osorkon I (2 Crónicas 14).


Aram (Síria) torna-se potência dominante

Em Israel, Jeroboão I é sucedido por Nadabe, seu filho. Pouco depois, Baasa assassina Nadabe e toda a família real e toma o trono em 900 a.C., tendo o apoio de Aram (Síria), nomeadamente do rei Tabrimmon.

Baasa, ainda com a ajuda da Síria, tentou subjugar Judá tendo chegado ao ponto de cercar todo o território do rei Asa.

Entretanto, na Síria, por volta de 885 a.C., Tabrimmon é sucedido por Ben-Hadad I, seu filho.
Asa, rei de Judá, alia-se a Ben-Hadad I e convence este (pagando grandes somas em prata e ouro) a quebrar a aliança prévia com Israel. Assim, Asa conseguiu resistir aos ataques do rei Baasa de Israel (1 Reis 15).

Em Israel, Baasa é sucedido por Elá, seu filho. Após dois anos de reinado, Elá é assassinado por Zimri, general do exército. Zimri ocupa o trono mas suicida-se após apenas sete dias de reinado, sendo substituído por outro general, Omri.

Omri vence uma guerra civil e estabelece um reino forte em Israel, com capital na cidade de Samaria, por volta de 875 a.C.. Omri conquista Moabe para Israel e subjuga o rei Mesha durante 40 anos.

Acabe, filho de Omri, alia-se aos fenícios (também cananeus), casando com a princesa Jezebel de Sídon. Em Israel é instituída a adoração de Baal (mas este culto já era muito antigo em Canaã).

Acabe estabelece também uma aliança com Judá, casando a sua filha Atália com o filho do rei Jeosafat de Judá.

Entretanto, os sírios (sob Ben-Hadad II) tentam reaver o poder que detinham sobre Israel e cercam Samaria. Acabe negoceia um tratado com Ben-Hadad sobre comércio livre entre Damasco e Samaria (1 Reis 20).


A Estela de Tel Dan

Fragmentos de uma estela foram descobertos num sítio arqueológico do norte de Israel, Tel Dan. Foi esculpida a mando de um rei arameu contendo inscrições em aramaico, onde se comemorava uma vitória sobre um reino local, com os escritos "Rei de Israel" e "Casa de Davi". Não consta a autoria da escrita nesta estela, provavelmente foi o rei de Damasco, Hazael ou um de seus próprios filhos.

O texto é o seguinte:
[...] e cortou [...]
[...] meu pai subiu [contra ele quando] ele lutou em[....]
E meu pai deitou-se(morreu), e foi para seus [pais].
E o rei de I[s-]rael entrou previamente na terra de meu pai.
[E] Hadad me constituiu rei
E Hadad foi à minha frente [e] eu parti de [os] sete[...] do meu reino, e eu matei [sete]nta rei[s], que usavam milha[res de car]ros e milhares de cavaleiros (ou cavalos).
[Eu matei Jeo]rão filho de [Acabe] Rei de Israel, e eu matei [Acaz]ías, filhos de [Jeorão? re]i da Casa de Davi. E eu tornei [suas vilas em ruínas e tornei] sua terra em[desolação...] outro ...
[....e Jeú? tornou-se r]ei sobre Is[rael...e eu montei cerco] sobre


Nenhum comentário:

Postar um comentário