quarta-feira, 22 de maio de 2013

Paulo - Não Sabia Rezar, Trabalho Completo





Paulo não sabia como rezar (aos Romanos)

Na carta aos Romanos, Paulo faz passar a ideia de não saber o que dizer quando se reza a pedir algo a Deus:
Romanos 8:26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Mas, nos evangelhos, Jesus deixa claro aos apóstolos o que deveriam pedir quando orassem a Deus, na famosa fórmula do “Pai Nosso”:
Mateus 6:9-13 Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.
Lucas 11:2-4 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; dá-nos cada dia o nosso pão quotidiano; e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação.

Está feito em toda a terra (aos Romanos)

Paulo, na sua Carta aos Romanos, indica que já fez passar a sua mensagem “por toda a terra” e “a toda a criatura”.
Romanos 10:17-18 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo.

É provável que o autor da Carta aos Colossenses (pseudo-Paulo) conhecesse o conteúdo da Carta de Paulo aos Romanos, pois reitera da mesma forma:
Colossenses 1:23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

Estas duas passagens não são consistentes com o proselitismo dos cristãos que perdura desde há quase dois mil anos.

Por um lado, certamente que Paulo não esteve na Ásia oriental ou nas Américas. Mas se Paulo disse que já tinha feito o trabalho de divulgar esta fé por toda a Terra, porque é que muitos grupos cristãos insistem ainda hoje em divulgar?


Quando o Evangelho Segundo Mateus foi escrito - já depois destas palavras de Paulo e, provavelmente, depois das palavras do pseudo-Paulo de Colossenses - ainda havia um sentimento de urgência de que qualquer coisa, à qual chamavam "fim", estava para acontecer.
Mateus 24:14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Em Mateus, Jesus faz a "profecia" de que o cristianismo iria ser divulgado em toda a Terra. Paulo "cumpre" essa "profecia" (não esqueçamos que Paulo viveu até o ano 65 e Mateus foi escrito por volta de 80 ou 90).



Nenhum comentário:

Postar um comentário