quarta-feira, 15 de abril de 2009

Moisés, os mandamentos e a idolatria



As tabuinhas e o bezerro de ouro

Moisés subiu ao monte Sinai para receber instruções de Yahveh e lá ficou durante quarenta dias e noites (Êxodo, capítulos 24 a 31). Entretanto, o povo quando se viu sem a liderança de Moisés insistiu com Arão, o irmão de Moisés, para que fizesse um ídolo de ouro de modo a terem um deus para adorar. Arão pediu ao povo para recolher brincos e outros adornos de ouro de modo a poder fabricar um ídolo com a forma de um bezerro. Quando o bezerro de ouro ficou pronto fizeram uma grande festa gritando “Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egipto” (Êxodo 32:1-4).

Em cima do monte, o encolerizado Yahveh informou Moisés do que se estava a passar e acrescentou que iria imediatamente exterminar os israelitas. Depois de Moisés explicar-lhe o embaraço que seria se os egípcios viessem a saber que Yahveh tinha ido ao Egipto resgatar os israelitas para depois os matar no meio do deserto, Deus “arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo” (Êxodo 32:14)!

Parece que Deus falou sem reflectir e depois arrependeu-se rapidamente.

Quando Moisés retornou do monte atirou, furiosamente, para o chão as tábuas que Deus tinha escrito com o seu próprio dedo, destruindo-as! A seguir mandou chacinar todos os que tinham fomentado aquela idolatria, excepto, claro está, o seu irmão Arão.

Iremos analisar, mais adiante, um episódio que decorreu com o rei Jeroboão I de Israel (1 Reis 12:27-30) que contém detalhes absolutamente semelhantes a esta história.


Os verdadeiros 10 MANDAMENTOS

Os famosos 10 Mandamentos resultam de uma leitura errada do livro Êxodo.
VEJAMOS:
É habitual retratar-se Moises a descer o monte com os famosos 10 mandamentos gravados em duas tábuas.
No entanto, os 10 Mandamentos foram apenas falados nos discursos de Deus, e nunca foram escritos em tábuas de pedra!

Êxodo, capítulos 20 a 31
Moisés sobe à montanha e Deus discursa longamente...
Deus começa por indicar os famosos 10 mandamentos mas, no mesmo discurso, continua com instruções ridículas:
- sobre o tipo de oferendas que Deus deseja receber,
- como Deus quer a sua cortina do templo,
- como deve ser feito o avental (éfode) do sumo-sacerdote,
- etc, etc...

Êxodo, capítulos 31:
Só na última frase de Êxodo 31 é que está escrito que Deus deu a Moisés duas tábuas de pedra escritas pelo seu dedo, MAS NÃO HÁ INDICAÇÃO SOBRE O QUE LÁ ESTAVA ESCRITO, e ordena que ele desça da montanha, rapidamente, porque o povo hebreu estava a fazer uma coisa terrível!...

Êxodo, capítulos 32 e 33:
Quando Moisés desce do monte, com umas tábuas de pedra, encontra os hebreus a adorar um bezerro de ouro. MOISÉS DESTRÓI AS TÁBUAS num acesso de raiva e é forçado a subir de novo até à montanha para escrever novas tábuas.

Êxodo, capítulo 34:
Este segundo par de tábuas contém o único conjunto de leis que foram gravados em pedra pelo dedo de Deus, e que são chamados de "10 Mandamentos" na Bíblia.
Reparem, AS PRIMEIRAS TABUAS FORAM DESTRUIDAS por Moisés.
O novo conjunto de tábuas foi o conjunto que ficou guardado dentro da Arca da Aliança e dentro do Templo e adorado pelos judeus durante séculos...
Neste capítulo 34 estão os ÚNICOS 10 MANDAMENTOS e a única coisa alguma vez escrita pela mão de Deus! 

OS VERDADEIROS 10 MANDAMENTOS ditados por Deus:
 1. Derrotar os amorreus, os cananeus, os heteus, etc, etc!!!
 2. Não adorarás a nenhum outro deus;
 3. Não farás para ti deuses de fundição.
 4. A festa dos pães ázimos guardarás;
 5. Tudo o que abre a madre (primogénitos) é meu
 6. Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás;
 7. Guardarás a festa das semanas;
 8. Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.
 9. Os primeiras frutos da terra trarás à casa do Senhor teu Deus.
10. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

Final do Êxodo 34:
Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme o teor destas palavras tenho feito pacto contigo e com Israel. E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.
Portanto: nada de comer cabrito cozido em leite de cabra!

A serpente de cobre

O incidente do bezerro de ouro, protagonizado pelo irmão de Moisés, foi considerado idolatria apenas por não ter sido autorizado por Yahveh. Deus, noutra ocasião, ordenou a Moisés para criar um ídolo em forma de serpente:
Números 21:6-9 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e pöe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pó-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.

Este ídolo servia de antídoto contra o veneno das serpentes que o próprio Yahveh enviou para morder os israelitas. Seria uma forma de idolatria autorizada por Deus.

Séculos depois, esta serpente ainda existia como ídolo dos israelitas. O rei Ezequias (cerca de 715 a 687 AEC) não achou boa ideia continuar com esta idolatria e destruiu este artefacto:
2 Reis 18:4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou
abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera;
porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe
chamaram Neustã.
Resumindo a sequência de eventos:
- primeiro, Moisés, por ordem de Yahveh, reprimiu violentamente uma manifestação de idolatria promovida pelo seu irmão, Arão;
- depois, Moisés, novamente por ordem de Yahveh, construiu um ídolo de cobre em forma de serpente para que o povo israelita sobrevivesse a um mal infligido por este mesmo Deus;
- durante séculos, convencidos de estarem a obedecer a Deus, os israelitas continuaram a idolatrar a serpente;
- finalmente, o rei Ezequias destruiu a serpente de cobre, porque achava que a idolatria não era uma boa prática!


4 comentários:

  1. "Moisés subiu ao monte Sinai para receber instruções de Yahveh e lá ficou durante quarenta dias e noites"

    Uma questão menor, mas vital para uma "aceitação" da estória : estando sózinho lá no cimo do monte, de que se teria alimentado durante todo esse tempo ? Ou teria feito jejum ?

    Cordialmente

    ResponderExcluir
  2. "Deus começa por indicar os famosos 10 mandamentos mas, no mesmo discurso, continua com instruções ridículas".

    PARE DE ESCREVER BESTEIRAS CARALHO VOCE ACABOU DE CHAMAR DEUS DE RIDICULO,QUE DEUS TENHA PIEDADE DE TI PORQUE TERAS UMA MORTE E CASTIGO DOLOROSA QUE NEM IMAGINAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamas a atenção de outra pessoa usando palavrão? Perdeste a oportunidade de ficares quieto! Carolina Dias.

      Excluir
  3. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir