terça-feira, 10 de março de 2009

A visita do triplo Yahveh





Depois de uma primeira revelação de Yahveh (Génesis, capítulo 12), e outra revelação de El-Shaddai (Deus Poderoso, Génesis, capítulo 17), Abraão recebe Yahveh na sua tenda (Génesis, capítulo 18; esta alternância entre os nomes divinos, El-Shaddai e Yahveh, é reveladora de uma fusão de histórias provenientes de tradições distintas).

O relato de Génesis mostra que Abraão e Sara já eram de idade avançada (eram nonagenários!) quando foram visitados por Yahveh, que lhes apareceu sob a forma de três homens (a descrição desta cena parece indicar que um dos homens seria Deus e outros dois seriam anjos guarda-costas), a anunciar que iriam finalmente ter um filho. Sara, que certamente tinha senso de humor, perguntou se “ainda iria ter prazer, sendo o marido já tão velho” (Génesis 18:12).

Estes homens eram notavelmente limitados. Depois de comerem carne de vitela oferecida por Abraão, perguntaram a este onde se encontrava Sara. Ora, Sara estava na tenda a uma distância tão curta que lhe permitia ouvir toda a conversa (Génesis 18:9-15)!

Yahveh queria aproveitar esta visita para também anunciar a Abraão que iria destruir Sodoma, mas estava hesitante porque sabia que Abraão tinha um sobrinho, Lot, a viver lá. Finalmente, Yahveh desvenda o seu propósito mas Abraão instou-lhe que poupasse a família do seu sobrinho (Génesis 18:16-33).

Os dois anjos que acompanhavam Yahveh foram visitar Lot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...