Um estilo de escrita
No texto de Marcos encontram-se padrões de estilo literário.
O autor parece mais preocupado com estilo do que relatar acontecimentos.
Vejamos, em resumo, os capítulos 4 a 8 de Marcos:
Marcos
cap:vers
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Tópico
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Descrição
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4:1-34
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Jesus ensina à
beira-mar
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Jesus conta quatro parábolas muito chatas...
Na primeira parábola, os apóstolos dizem-lhe que não perceberam. Jesus responde que as parábolas são propositadamente ininteligíveis para que os "de fora" não as percebessem - e repreende-os por estes não a terem entendido (Marcos 4:11-13); |
4:35-41
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Atravessa o mar
de barco
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Acalma a Tempestade - os discípulos ficam admirados
mas não percebem quem ele é
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5:1-20
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Faz curas e
exorcismos
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5:21-42
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Uma história ensanduichada noutra.
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A filha de Jairo que tem doze anos está doente;
Cura mulher que tem uma doença há doze anos;
A filha de Jairo que tem doze anos é curada;
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6:1-29
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Vagueando e viajando
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Profeta sem honra;
Vagueando, percorre os povoados;
Narrativa sobre decapitação de João Baptista (as
pessoas pensavam que Jesus era João Baptista ressuscitado, Elias ou outro
qualquer profeta antigo);
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6:30-44
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Jesus ensina à
beira-mar
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Primeiro milagre da multiplicação dos pães;
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6:45-52
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Atravessa o mar
de barco
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Anda sobre a água - discípulos não compreenderam isto nem o milagre da multiplicação dos
pães;
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6:53-55
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Faz curas e
exorcismos
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Cura pessoas na região de Genesaré;
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6:56-7:37
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Vagueando e
viajando
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Vagueando, percorre os povoados;
Fariseus - pureza e alimentos puros;
Em Decápolis - Cura de Surdo Mudo (cuspindo e tocando-lhe na língua);
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8:1-12
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Jesus ensina à
beira-mar
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Segundo milagre da multiplicação dos pães;
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8:13-21
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Atravessa o mar
de barco
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Discípulos discutem por não terem pão – Jesus faz questão de apontar que eles são
estúpidos, lembrando que ele fez, por duas vezes, o milagre de fazer aparecer
comida;
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8:22-26
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Faz curas e
exorcismos
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8:27-28
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Vagueando e
viajando
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A caminho de Cesareia de Filipe, Jesus pergunta aos
discípulos quem o povo pensa que ele é;
Os discípulos respondem: “João Baptista, Elias ou
outro qualquer profeta antigo”;
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8:29-30
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Fecho dos ciclos
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Jesus pergunta aos discípulos: “E vocês, pensam que eu
sou quem?”;
Finalmente, Pedro
percebe que Jesus é o Cristo.
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Padrão de ciclos
No trecho dos capítulos 4 a 8 de Marcos, encontramos em
triplicado o seguinte padrão:
-
Jesus ensina à beira-mar;
-
Atravessa o mar de barco;
-
Faz
curas e/ou exorcismos;
Episódio ensanduichado noutro
Em Marcos 5:21-42 encontramos um episódio em enclave de
outro episódio, com a seguinte sequência:
-
A filha de Jairo, que tem doze anos, está doente;
-
Cura mulher que tem uma doença há doze anos;
-
A filha de Jairo, que tem doze anos, é curada;
Noutra secção, em Marcos 11:12-26 (fora do trecho em
apreciação), existe a seguinte sequência:
-
Jesus amaldiçoa uma figueira por não ter figos
(fora da época dos figos!!!);
-
No
Templo, Jesus expulsa os mercadores e derrubas as mesas dos cambistas;
-
Jesus e
os discípulos vêem que a figueira secou;
Personagens com comportamento inesperado
A sequência que estivemos a analisar retrata uns apóstolos
exageradamente estúpidos e que Jesus faz questão de apontar isso. Por exemplo,
Jesus faz dois milagres de multiplicação de alimentos e, mesmo assim, os
discípulos discutem por causa de não terem pão.
No fim Pedro salva a situação e consegue mostrar que já
percebeu que Jesus é o Cristo…
A sanduíche maior
No fim do evangelho de Marcos encontramos os mesmos tópicos
que aqueles encontrados no seu início.
Vejamos os tópicos de abertura:
Marcos
cap:vers
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Tópico
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Descrição
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1:2
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Entregar a
mensagem
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João Baptista entrega a mensagem - Conforme está
escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele
preparará o teu caminho”;
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1:3
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Voz que clama
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João Baptista é uma “voz que clama”;
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1:6
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Alusão a Elias
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João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um
cinto de couro (como Elias em 2 Reis 1:8);
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1:9
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Galiléia
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Jesus vem da Galileia;
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1:10
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O céu se abriu
(rasgou)
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Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo;
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1:10
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O Espírito (pneuma)
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O Espírito descendo como pomba sobre ele;
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1:11
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Filho de Deus
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Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado;
em ti me agrado”;
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E os tópicos do fecho do evangelho:
Marcos
cap:vers
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Tópico
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Descrição
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15:34
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Voz que clama
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Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá
sabactâni?”;
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15:35
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Alusão a Elias
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Disseram: “Ouçam! Ele está chamando Elias”;
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15:37
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O Espírito (pneuma)
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Jesus expirou (deixou o espírito) NOTA: Tanto no grego como no hebraico/aramaico, a palavra "espírito" tem o sentido de poder incorpóreo, mas também tem o sentido de fôlego, respiração, etc; |
15:38
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A cortina do templo
se abriu (rasgou)
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O véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo; |
15:39
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Filho de Deus
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O centurião disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”; |
16.7
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Jesus vai para a Galiléia
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“Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse.”; |
16:8
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Entregar a mensagem
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As mulheres não entregam a mensagem - Tremendo e
assustadas, as mulheres saíram e fugiram do sepulcro. E não disseram nada a
ninguém, porque estavam amedrontadas.
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Outra sanduíche
Os tópicos da abertura do ministério (pregação ou divulgação) de Jesus são apresentados em modo simétrico em relação ao seu fecho.
Vejamos os acontecimentos na abertura do ministério de Jesus:
Vejamos os acontecimentos na abertura do ministério de Jesus:
Marcos
cap:vers
|
Tópico
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Descrição
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1:14-34
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Início do Ministério
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Início do Ministério;
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1:39-45
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Galiléia
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Jesus prega na Galileia;
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2:13 - 3:12 | Controvérsias |
Jesus é desafiado a responder a questões controversas;
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3:13-19
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Monte
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Jesus reune-se com discípulos num monte;
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3:20-35
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Satanás
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Escribas insinuam que Jesus está com Satanás;
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E os tópicos do fecho do ministério:
Marcos
cap:vers
|
Tópico
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Descrição
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8:27-9:1
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Satanás
|
Jesus acusa Pedro de estar com Satanás;
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9:2-13
|
Monte
|
Jesus transfigura-se num monte;
|
9:14-32
|
Controvérsias
| Os discípulos não entendem o que Jesus faz; |
10:1-6
|
Galileia
| Jesus prega para além da Galileia; |
10:46-52
|
Fim do Ministério
| Fim do Ministério. |
- Richard Carrier - Why the Gospels Are Myth: The Evidence of Genre and Content
foi Deus que inspiro o profeta a escreve assim por que escrito assim o povo ia aprendendo
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