sexta-feira, 27 de março de 2009

Jacob, também chamado Israel




Jacob, neto de Abraão, acabou por ter uma vida bastante agitada, pois teve doze filhos e uma filha de quatro mulheres diferentes. É considerado o patriarca das doze tribos de Israel.

Os casamentos

Jacob apaixonou-se por Raquel, filha de seu tio Labão, e logo combinou um preço para se poder casar com ela: sete anos de trabalho gratuito para o seu tio. Após os sete anos de trabalho, Jacob foi reclamar a mão de Raquel mas, na noite do seu casamento, o sogro enganou-o e deu-lhe Leia, a irmã feia de Raquel. Jacob devia estar com uma tal bebedeira que só notou a troca na manhã a seguir às núpcias (Génesis 29:9-25)!

Labão justificou-se com o argumento de que tinha primeiro de casar a filha mais velha, pois Leia era a mais velha, e logo combinou com Jacob mais sete anos de serviço gratuito para este poder finalmente casar-se com Raquel. Passado todo este tempo, Jacob dirigiu-se a Labão porque queria começar a ser pago com bens pelos seus serviços e então combinou que ficaria com todos os animais que tivessem o pêlo salpicado ou malhado. Jacob acabou por ter sucesso nesta proposta porque, recorrendo a uma eficaz (mas hoje desconhecida) técnica de engenharia genética, conseguia que os animais mais saudáveis fossem aqueles que tinham o pêlo salpicado ou malhado (Génesis 30:37-43).

A rixa com Deus

O ponto alto na vida de Jacob foi uma peleja com El, que lhe apareceu em forma de homem. Jacob resistiu-lhe durante toda a noite, mas Deus acabou por ganhar aplicando-lhe um golpe na dobra da perna (praticante de wrestling?...). Como ficou impressionado com a resistência de Jacob, Deus rebaptizou-o com o nome de Israel (heb. Yishra-El, “Deus luta”, Génesis 32:24-30).

Normalmente, este episódio é retratado como se esta rixa tivesse ocorrido entre Jacob e um anjo, porque na Bíblia existe uma série de afirmações sobre a absoluta invisibilidade de Deus. Mas no final deste episódio, Jacob confirma uma das maiores contradições da Bíblia, sobre se Deus pode ser visto ou não:
Génesis 32:30 Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada.


Podemos, de facto, ler noutras passagens da Bíblia que Deus não pode ser visto por ninguém:
Éxodo 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver. 
João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. 
1 Timóteo 6:16 aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário