sexta-feira, 27 de março de 2009

A descendência de Jacob





Israel (nome de Jacob, após vencer uma luta com El) teve filhos de Leia, de Raquel e também de duas servas de suas mulheres. Os filhos de Israel eram, pela ordem de nascimento, Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulão, Dã, Naftali, Gade, Aser, José e Benjamim. Estes foram os patriarcas das tribos de Israel, mas os mais significativos eram:
-          Judá – origem lendária da tribo dos judeus, a qual se tornou a mais poderosa de Israel; esta tribo daria origem ao reino de Judá;
-       Levi – deu origem à tribo dos sacerdotes; esta tribo não possuiria território próprio, mas os sacerdotes levitas dominariam nas cidades, principalmente em Jerusalém;
-     José – depois de umas peripécias causadas pela rivalidade e oposição dos seus irmãos, acabou por ir para o Egipto abrindo a porta deste país aos israelitas; deu origem às tribos de Manassés e Efraim (nomes dos seus dois filhos) eternas rivais da tribo de Judá; estas duas tribos eram as principais que deram origem ao reino de Israel.


O filho Rubem e o tráfico de drogas

Rubem era o primogénito de Jacob e da sua primeira mulher, Leia. Esteve involuntáriamente envolvido num episódio de tráfico de sexo e drogas:
Génesis 30:14-16 Ora, saiu Rúben nos dias da ceifa do trigo e achou mandrágoras no campo, e as trouxe a Leia, sua mãe. Então disse Raquel a Leia: Dá-me, peço, das mandrágoras de teu filho. Ao que lhe respondeu Leia: É já pouco que me hajas tirado meu marido? queres tirar também as mandrágoras de meu filho? Prosseguiu Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho. Quando, pois, Jacó veio à tarde do campo, saiu-lhe Leia ao encontro e disse: Hás de estar comigo, porque certamente te aluguei pelas mandrágoras de meu filho. E com ela deitou-se Jacó aquela noite.


O que se passou foi o seguinte: Raquel, irmã de Leia e mulher preferida de Jacob, soube que Rubem tinha encontrado mandrágoras (uma planta com propriedades alucinogénicas) no campo e fez negócio com a mãe deste: algumas mandrágoras em troca de uma noite de sexo com Jacob!


A filha Diná e a perfídia dos seus irmãos

O livro de Génesis só menciona uma filha de Jacob, cujo o nome era Diná, que protagonizou uma tragédia de contornos cruéis.

Resumo de Génesis 34
Diná tinha amigas e amigos cananeus e acabou por ir parar à cama de um jovem chamado Siquém. O rapaz acabou por se afeiçoar por Diná e, por isso, pediu ao seu pai, Hamor, um príncipe cananeu, para ir negociar o casamento com a família de Diná. 
Portanto, Hamor foi falar com Jacob para lhe pedir a filha para Siquém e lhe dizer que, em contrapartida, lhe abria as portas da sua cidade e que lá poderia fazer negócios e que os filhos de Jacob poderiam casar-se com mulheres do país. 
Entretanto, Jacob e os filhos souberam que Diná tinha sido “desonrada” por Siquém mas este disse-lhes: “peçam o preço e o dote que quiserem, mas deixem-me casar com ela”. Os filhos de Jacob responderam: “não podemos dar a nossa irmã a um homem que tem prepúcio, mas se se circuncidarem a vós e a todos os homens do país, assim já podemos fazer aliança; caso contrário vamos embora e levamos Diná connosco”. 
Hamor e Siquém aceitaram as condições, por isso foram até aos portões da cidade anunciar aos homens do país as condições da aliança com Israel, assegurando ao povo que se tratava de uma aliança justa, porque o clã de Israel era formado por homens pacíficos. 
Então Hamor, Siquém e todos os homens do seu povo foram circuncidados. Após três dias, quando os homens ainda sentiam as dores da circuncisão, Simeão e Levi, dois dos filhos de Jacob, foram à cidade armados de espadas e mataram todos os homens da cidade, incluindo Hamor e Siquém, em vingança pela desonra de Diná. Para além disso pilharam a cidade e levaram as mulheres como escravas. 
Face a este cenário, Jacob, desolado com o comportamento de Simeão e Levi, disse-lhes: “por vossa causa a nossa família vai ser perseguida pelos cananeus e os seus aliados”. Eles responderam-lhe simplesmente: “podíamos permitir que tratassem a nossa irmã como uma prostituta?”.


Com este episódio Simeão e Levi ficaram afastados de qualquer favor do seu pai. O filho mais velho, Rubem, ficaria também afastado por se ter deitado com uma das mulheres do seu pai (Génesis 35:22). Com os três filhos mais velhos de Jacob afastados da herança, o favoritismo iria caír sobre o quarto filho, Judá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário