A figueira irritante
Num episódio sobre uma figueira, “Marcos” não achou estranho estar a relatar que Jesus irritou-se e amaldiçoou uma figueira por esta não ter figos... fora da época dos figos! A maldição só teve efeito na manhã seguinte.
Marcos | Mateus | Lucas |
Marcos 11:12-21 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso. ... Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. | Mateus 21:18-22 Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. | Lucas 13:6-7 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? |
Por outro lado, “Mateus” omite a parte que diz que “não se estava na época dos figos” e, na sua versão, os resultados da maldição são instantâneos, porque a figueira seca de imediato.
“Lucas”, sem dúvida embaraçado pelo absurdo e comicidade deste episódio, transformou toda esta passagem numa parábola que Jesus proferiu, livrando-se deste embaraço.
Mas esta passagem de Marcos era já, por si mesmo, uma parábola sobre Templo de Jerusalém. O Templo de Jerusalém "secou" no ano 70 EC, quando o exército romano o incendiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário