domingo, 17 de maio de 2015

Yahveh Sabaoth - Jeová dos Exércitos, deus da guerra




Yahveh Sabaoth - Jeová dos Exércitos, deus da guerra

Como a Bíblia é uma compilação de livros escritos de várias culturas e de séculos diferentes, verifica-se que os textos vão variando o nome que atribuem a Deus:
-          El Elyon, Deus Altíssimo, em Génesis 14:18-22; Salmos 57:2; 78:35;
-          El Shaddai, Deus Todo-Poderoso, em Genesis 17:1; 28:3; 35:11; 43:14; 48:3; 49:25; Êxodo 6:3;
-          Shaddai, Todo-Poderoso, em Números 24:4; 24:16; Rute 1:20, 21; Job (muitas passagens); Salmos 68:14; 91:1; Isaías 13:6; Joel 1:15;
-          Yahveh Sabaoth, Jeová dos Exércitos, em 1 Samuel; 2 Samuel; 1 Reis; 2 Reis; 1 Crónicas; Salmos; Isaías; Jeremias; Oseias; Amós; Miquéias; Naum; Ageu; Zacarias; Malaquias; Habacuque; Sofonias;

Verifica-se, portanto, que o nome do deus dos hebreus que é usado em mais livros da Bíblia é Yahveh Sabaoth.
Yahveh Sabaoth é nada mais que um deus da guerra, à imagem de muitos dos que existiam nos panteões das mitologias antigas como, por exemplo:
-          Anhur, na mitologia egípcia, (também escrito Onouris, An-Her, Anhuret, Han-Her, Inhert) era originalmente um deus da guerra adorado na região egípcia de Abydos.
-          Ares, na mitologia grega, é filho de Zeus e Hera. Ares foi muito adorado em Esparta, uma das mais importantes Cidades-Estados da Grécia antiga, cujos habitantes davam muita importância à guerra. Embora muitas vezes tratado como o deus olímpico da guerra, ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada.
-          Marte, na mitologia romana, filho de Juno e de Júpiter, é considerado o deus da guerra sangrenta, ao contrário da sua irmã Minerva, que representa a guerra justa e diplomática.

Vamos conferir as passagens dos 17 livros que se referem a Yahveh Sabaoth, o deus da guerra dos hebreus:

Livro
Referência a Yahveh Sabaoth – Jeová dos Exércitos
1 Samuel
1 Samuel 1:11 E fez um voto, dizendo: “Ó Yahveh dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei a Yahveh por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

1 Samuel 17:45 Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome de Yahveh dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

2 Samuel
2 Samuel 6:18 Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome de Yahveh dos Exércitos,

2 Samuel 7:27 “Ó Yahveh dos Exércitos, Deus de Israel, tu mesmo o revelaste a teu servo, quando disseste: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Por isso o teu servo achou coragem para orar a ti.

1 Reis
1 Reis 19:14 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso por Yahveh, o Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me”.

2 Reis
2 Reis 3:14 Então Eliseu disse: “Juro pelo nome de Yahveh dos Exércitos, a quem sirvo, que se não fosse por respeito a Josafá, rei de Judá, eu não olharia para você nem mesmo lhe daria atenção.

1 Crónicas
1 Crônicas 11:9 E Davi foi se tornando cada vez mais poderoso, pois Yahveh dos Exércitos estava com ele.

Salmos
Salmos 24:10 Quem é esse Rei da glória? Yahveh dos Exércitos; ele é o Rei da glória!

Salmos 48:8 Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade de Yahveh dos Exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a preserva firme para sempre.

Salmos 80:4,19 Yahveh, Deus dos Exércitos, até quando arderá a tua ira contra as orações do teu povo?... Restaura-nos, ó Yahveh, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.

Salmos 84:3 Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Yahveh dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.

Isaías
Isaías 1:24 Por isso o Soberano, Yahveh dos Exércitos, o Poderoso de Israel, anuncia: “Ah! Derramarei minha ira sobre os meus adversários e me vingarei dos meus inimigos.

Isaías 3:15 Que pretendem vocês, ao esmagarem o meu povo, e ao moerem o rosto dos necessitados?” Quem pergunta é o Soberano, Yahveh dos Exércitos.

Isaías 5:16 Mas Yahveh dos Exércitos será exaltado em sua justiça; o Deus santo se mostrará santo em sua retidão.

Isaías 6:5 Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, Yahveh dos Exércitos!

Isaías 9:19 Pela ira de Yahveh dos Exércitos a terra será ressecada, e o povo será como lenha no fogo; ninguém poupará seu irmão.

Isaías 10:26 Yahveh dos Exércitos os flagelará com um chicote, como fez quando feriu Midiã na rocha de Orebe; ele erguerá o seu cajado contra o mar, como fez no Egito.

Isaías 14:22 “Eu me levantarei contra eles”, diz Yahveh dos Exércitos. “Eliminarei da Babilônia o seu nome e os seus sobreviventes, sua prole e os seus descendentes”, diz Yahveh.

Jeremias
Jeremias 9:15 Por isso, assim diz Yahveh dos Exércitos, o Deus de Israel: “Vejam! Farei este povo comer comida amarga e beber água envenenada.

Jeremias 48:1 Acerca de Moabe - Assim diz Yahveh dos Exércitos, Deus de Israel: “Ai de Nebo, pois ficou em ruínas. Quiriataim foi derrotada e capturada; a fortaleza[a] foi derrotada e destroçada.

Oseias
Oséias 12:5 Sim, o próprio Yahveh, o Deus dos Exércitos! Yahveh é o nome pelo qual ficou famoso.

Amós
Amós 3:13 “Ouçam isto e testemunhem contra a descendência de Jacó”, declara Yahveh, o Soberano, o Deus dos Exércitos.

Miquéias
Miquéias 4:4 Todo homem poderá sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém o incomodará, pois assim falou Yahveh dos Exércitos.

Naum
Naum 3:5 “Eu estou contra você”, declara Yahveh dos Exércitos; “vou levantar o seu vestido até a altura do seu rosto. Mostrarei às nações a sua nudez e aos reinos, as suas vergonhas.

Ageu
Ageu 2:6 Assim diz Yahveh dos Exércitos: “Dentro de pouco tempo farei tremer o céu, a terra, o mar e o continente.

Zacarias
Zacarias 1:3 Por isso, diga ao povo: Assim diz Yahveh dos Exércitos: Voltem para mim, e eu me voltarei para vocês”, diz Yahveh dos Exércitos.

Malaquias
Malaquias 1:6 - “O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?”, pergunta Yahveh dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome!
“Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome?’

Habacuque
Habacuque 2:13 Acaso não vem de Yahveh dos Exércitos que o trabalho dos povos seja só para satisfazer o fogo, e que as nações se afadiguem em vão?

Sofonias
Sofonias 2:9 Por isso, juro pela minha vida”, declara Yahveh dos Exércitos, o Deus de Israel, “Moabe se tornará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: um lugar tomado por ervas daninhas e poços de sal, uma desolação perpétua.
O remanescente do meu povo os saqueará; os sobreviventes da minha nação herdarão a terra deles.”




9 comentários:

  1. FAZENDO TROÇA DE DEUS? VOCÊ VAI ARDER NO INFERNO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc acredita em inferno , todos serão, ou vc é o unico que se encaixa nos pre requisitos biblicos? Impossível

      Excluir
  2. Muito boa a matéria, estas informações irão me ajudar e muito.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desta matéria, muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Interessante mais o povo hebreu da época cultuava apenas um Deus que seria o criador, porém seu nome mudava algumas vezes como o senhor dos exércitos, Deus da providencia entre outros nomes mais sempre visando o mesmo Deus, só em certo momento que o povo se desvia e passa a adorar outros deuses mais esses são citados como deuses falsos tanto que a própria Bíblia relata isso, o povo só hebreu só é levado ao cativeiro pelo fato de se destanciarem do Deus verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Politeismo , monolatria e monoteismo estude isso e vais ver que estas equivocado!

      Excluir
  5. Deus santo cheio de mísericordia, te amo Deus Ho Yawé, erm nome de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de conseguir a oração ao altíssimo Deus Sabaoth.

    ResponderExcluir