sábado, 6 de abril de 2013

Paulo - A Quem Apareceu Cristo? (aos Coríntios)






A lista de aparições pós-ressurreição, segundo a opinião de Paulo na sua Primeira Carta aos Coríntios, difere daquelas apresentadas nos quatro evangelhos. 
1 Coríntios 15:3-8 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram; depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo / [nascido fora do tempo].

Então, segundo as palavras de Paulo, Cristo apareceu às pessoas pela seguinte ordem:
-          primeiro a Cefas;
-          aos doze;
-          a quinhentos “irmãos” de uma vez;
-          a Tiago;
-          a todos os apóstolos;
-          finalmente a Paulo;


Cada uma destas aparições relatadas por Paulo suscita importantes dúvidas, quando se compara com aquilo que os autores dos evangelhos disseram. Vamos analisar as aparições segundo a sequência ditada por Paulo:
-          primeiro Cristo apareceu a Cefas – os evangelhos são quase unânimes em afirmar que Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, mas Paulo nem sabe quem é esta mulher; este Cefas é identificado, no Evangelho Segundo João, como o apóstolo Pedro, mas nos textos de Paulo isso não é evidente;

-          depois apareceu aos doze – também apareceu a Judas, o seu traidor? Os evangelhos são unânimes em afirmar que Jesus apareceu aos onze e não aos doze; Paulo mostra nada saber acerca de uma traição por parte de um dos doze; por outro lado este é o único texto de Paulo onde ele refere-se a “doze”;

-          apareceu a quinhentos “irmãos” – quem seriam estes irmãos? seriam genericamente irmãos da mesma fé de Paulo ou pertenceriam a uma irmandade especial, tal como “Tiago, irmão do Senhor” em Gálatas 1:19? outras referências sobre o sentido da expressão de “Irmãos do Senhor” podem ser retiradas de Hebreus 2:11-12 e Romanos 8:29;

-          apareceu a Tiago – a qual dos Tiagos? Os evangelhos mencionam dois apóstolos e um irmão de Jesus com este nome: Tiago filho de Zebedeu, Tiago filho de Alfeu e Tiago irmão de Jesus.

-          então apareceu a todos os apóstolos – e os “doze” a quem Cristo apareceu antes não eram os apóstolos? Em lado nenhum Paulo indica saber que os apóstolos eram doze;

-          finalmente apareceu a Paulo – Paulo refere que Cristo apareceu-lhe por último como a alguém que nasceu fora de tempo (em muitas versões aparece a infeliz tradução “como a um aborto”), podemos assumir que o cristianismo a que ele aderiu teria sido desenvolvido na geração anterior a Paulo, por homens que se intitulavam apóstolos e que já seriam idosos no tempo em que Paulo se tornou notável; Paulo justificava então que tinha sido o último a receber a aparição porque tinha nascido fora de tempo.



Hipótese

Um grupo de homens em Jerusalém - que se intitularam de apóstolos - fundaram um grupo de crentes na Judeia com base em alegadas visões (ou revelações) sobre o Filho de Deus.

Paulo, anos mais tarde, alegou ter tido visões da mesma natureza que os apóstolos de Jerusalém. Começa a rivalizar com estes, mas decide praticar a sua actividade longe de Jerusalém.

Ninguém esteve com Jesus da Nazaré.

6 comentários:

  1. Confirmação, não hipótese, você é um IDIOTA metido a formulador de Hipóteses...

    ResponderExcluir
  2. Era Matias e não Judas que já estava morto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matias só foi incluído como apóstolo depois de pentecostes

      Excluir
  3. Paulo não cita as mulheres, portanto Cefas é o primeiro dos homens ou o primeiro de todos por ter visto aquela imagem de Jesus no Sudário... Quanto aos 12 que Paulo se refere apareceu em duas oportunidades ou já haviam mais Apóstolos assim como os discípulos aumentaram pra 72... E entre aqueles 12 estava Matias que fôra eleito e não Judas que morreu no mesmo dia que Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo não fala das mulheres? Mas quando ele fala que Jesus apareceu a mais de quinhentos irmãos não está se referindo também ás mulheres? Quando fala: "irmãos" não podemos entender o termo nesse contexto como algo genérico referindo-se tanto a homem quanto a mulher?

      Excluir
  4. Mateus e Marcos menciona Maria Madalena como sendo a primeira a ter visto Jesus ressuscitado. Porém além de 1Corintios o livro de Lucas tbm menciona a Cefas(Pedro)Como o primeiro a ter visto a Cristo depois de ressuscitado. O fato é que tanto o livro de Lucas quanto o livro de 1Corintios é mais completo não apenas referentes a esse trecho mais por ele todo, e se analisarmos todo o contexto de aproximação de Jesus para com seus discípulos, principalmente a Pedro é mas concreto dizer que realmente foi a Pedro. E a própria bíblia nos alerta para termos cuidado com o fermento dos fariseus, logo alguns trechos da bíblia poderia ter sido adulterados. Já que muitos livros foram banidos da bíblia a fim de que não tivéssemos total conhecimento a respeito da palavra e nem muito menos a respeito de Jesus. Vamos ler a bíblia e analisa-la como um todo antes de mais nada.

    ResponderExcluir