quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Actos dos Apóstolos - Pedro o Extorsionario





Não entregas todo o dinheiro? Morres já!

Em Actos 5:1-11 é relatado um episódio sobre um tal Ananias e a sua mulher que venderam uma sua propriedade e entregaram o dinheiro aos apóstolos. Parece que Pedro soube que a propriedade tinha rendido mais do que o dinheiro que eles entregaram e foi confrontar o casal: primeiro Ananias e depois a mulher, Safira.

Actos 5:1-11 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se, uns moços cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. Depois de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 
E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.  
Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

Parece que Pedro queria o dinheiro todo e deu uma grande repreensão a Ananias que resultou na morte deste. Depois o mesmo aconteceu à mulher de Ananias! Os coitados dos primeiros cristãos para além de serem atormentados pelos “infiéis” ainda tinham de suportar a tirania dos apóstolos!

Por outro lado, é possível que o autor de Actos quisesse identificar os primeiros cristãos com os essénios, que viviam em comunidade e entregavam todos os bens privados para benefício do grupo.

O que é dito em Actos é que os crentes entregavam os bens aos apóstolos. Se era para benefício do grupo... ou não... já é outro assunto!

Actos 4:34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos.

Aqui não se tratava de entregar o dízimo (um décimo dos rendimentos)... Pelo que é relatado em Actos, os crentes entregavam todos os seus bens aos apóstolos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário