terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os juizes - Yahweh tem medo de carros de ferro






Segundo o Antigo Testamento, durante alguns séculos, Israel funcionou como uma federação de tribos governada por juízes. Supostamente os juízes deveriam ter como base a Lei revelada a Moisés, mas o livro de Juízes nunca fala de nenhuma dessas leis. Nem sequer há vestígios dos dez mandamentos. O único mandamento em Juízes é o pacto de devoção exclusiva a Yahveh.

O livro Juízes é uma longa sequência de relatos sempre com o mesmo padrão: o povo israelita entrega-se a deuses “falsos” e associa-se a povos estrangeiros e depois, quando se vêm em apuros, pedem ajuda a Yahveh; de seguida, Yahveh salva-os através de um juíz redentor, sucedendo um período de paz e prosperidade. Uma vez Yahveh até aborreceu-se com os israelitas e jurou-lhes que nunca mais os salvaria, mas depois voltou atrás nessa decisão (Juízes 10:11-16).

A descrição de Deus, neste livro, é muito desconcertante para quem está habituado à ideia de um Deus omnipotente.

Juízes 1:19 Assim estava o Senhor com Judá, o qual se apoderou da região montanhosa; mas não pôde desapossar os habitantes do vale, porquanto tinham carros de ferro.

Parece que Deus, neste tempo, ainda não era suficientemente forte para enfrentar um exército com carros de ferro.

9 comentários:

  1. Cara deixa de ser burro, a enfaze dada foi para judá e não ha Deus...vá ler a biblia antes de falar besteira.

    ResponderExcluir
  2. Judá tinha como aliado o Criador do Universo e, mesmo assim, não conseguiu vencer no confronto só porque os outros tinham carros de ferro?

    ResponderExcluir
  3. 5 minutos neste site e faz me ver logo que nao ha nenhum intuito de esclarecimento teologico mas sim de gozo para com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Talvez você possa, então, esclarecer teologicamente este episódio.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus precisa mostrar para este cidadão ler a historia por completa como pode falar uma idiotice dessa sem comentários rsrsrsrsr!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não vale a pena gastar conhecimento com alguem que não tem conhecimento se quiser aprender é so falar que te ensino a ser um varão valoroso na palavra de Dios rsrsrsrsr!!!!

    ResponderExcluir
  7. CARA QUE BURRO QUE VC É! DEUS É FORTE MAS NÃO QUERIA MOSTRARA SUA FORSA. SE DEUS CRIOU O MUNDO ENTÃO PODE TUDO!

    ResponderExcluir
  8. Preciso urgente de um carro carro forte ou melhor um panzer kkkk Pq Deus so ta me fudendo. Ai com esses carros de ferros quero ver se ele nao para. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Paulo parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Caraca! É tão óbvio que seja a ser ridículo!
    No primeiro capítulo de Juízes, Judá NÃO QUIS expulsar os moradores daquele lugar porque eles tinham esse carros, ou seja, queria fazer um tipo de aliança com eles, desobedecendo uma ordem que o próprio Deus deu através de Josué. Mas, nos capítulos seguintes, as próprias pessoas que ele poupou é que intentaram guerra contra eles. Por isso, que no capítulo 4 ou 5 Baraque, com a ajuda de Débora, é vitorioso.
    Quanta falta de leitura e interpretação!
    Depois dizem que os crentes é que espiritualizam tudo...
    Texto sem contexto é uma forma de pretexto!!!
    Vamos contextualizar, minha gente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...