terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Josué (Yeoshua = Iesous = Jesus)





Segundo o livro do Êxodo, Deus tinha incumbido Moisés de libertar os hebreus e de os trazer para a Terra Prometida. Moisés libertou os hebreus mas não conseguiu levá-los para a Terra Prometida, porque esta era habitada por outros povos! Durante décadas, Moisés e os milhares de hebreus libertos viveram em acampamentos sem terem uma terra e sempre sob a ameaça dos povos vizinhos mais fortes e organizados. Muitas vezes o povo via Moisés como uma grande decepção.

Durante esse tempo, Josué, um jovem líder militar, destacou-se com uma vitória sobre os amalequitas que vinham atacar os acampamentos. Estes amalequitas, seriam descendentes de Esaú (Génesis 36:11-16), o irmão gémeo de Jacob (ou Israel), mas, muito antes de Esaú existir, os amalequitas aparecem também como derrotados numa guerra (Génesis 14:7).


As matanças de Josué

Depois da morte de Moisés, o seu sucessor, Josué, tomou a liderança na conquista militar de Canaã (actualmente, a Palestina). Diga-se que esta conquista está descrita no livro de Josué com todos os detalhes de violência e crueldade:

-          O massacre de Jericó (Josué 6) – numa cómica manobra militar, envolvendo o uso de sons estridentes, Josué derrubou as muralhas de Jericó e depois chacinou todos os seus habitantes. Homens, mulheres, novos, idosos e também os animais foram passados pela espada. Apenas uma prostituta colaboracionista chamada Raabe e sua família foram poupados, em retribuição pela traição do seu próprio povo a favor dos hebreus (Raabe é, mais tarde, referenciada no Evangelho Segundo Mateus como sendo trisavó do rei David).

-          Crueldade com Acã e sua família (Josué 7:2-26) – um homem chamado Acã tinha roubado alguns objectos valiosos da pilhagem de Jericó que deveriam ter sido entregues ao tesouro de Yahveh e, por isso, ele e toda a família foram imediatamente apedrejados e queimados.

-          O massacre de Ai (Josué 8:1-25) – doze mil são massacrados em Ai, homens e mulheres. Desta vez Yahveh autorizou Josué e os seus homens a ficarem com o produto da pilhagem (se Acã tivesse esperado só um pouco...).

-          A derrota da coligação dos cinco reis (Josué 10:1-27) – tomando conhecimento dos acontecimentos de Jericó e de Ai, o rei de Jerusalém coligou-se com outros quatro reis para atacar a cidade de Gibeão, que se tinha tornado aliada dos hebreus. A coligação é derrotada pelos soldados israelitas e, principalmente, por uma saraivada de grandes pedras lançadas por Yahveh. Como se não bastasse a matança já infligida ao inimigo, Josué pediu que o Sol não se escondesse para que tivessem mais tempo para continuar o festim de sangue. No fim, os cinco reis esconderam-se numa caverna mas foram apanhados, mortos e pendurados para serem vistos.

-          Muitos reinos massacrados (Josué 10:28-11:20) – numa contínua marcha de violência, Josué continua a matança por muitos pequenos reinos de Canaã e, em muitos destes, não deixa nenhum sobrevivente (ao lado de Josué, qualquer outro tirano pareceria um menino de coro...).

-          O massacre dos anaquins (Josué 11:21-22) – para continuar a conquista da Terra Prometida, Josué toma as terras ocupadas pelos anaquins, uma raça de gigantes, também por via da aniquilação total.


Nestas movimentações militares, Yahveh é o estratega que define o plano de ataque e o transmite a Josué. Depois destes massacres, Josué divide a Terra Prometida pelas tribos de Israel, por sorteio!

Depois de uma leitura do livro de Josué, pensamos perceber que Josué conquistou Canaã numa única campanha com várias batalhas, finalizando com a distribuição das terras às tribos israelitas. No entanto, o primeiro versículo do livro seguinte do Antigo Testamento, Juízes, informa o seguinte:

Juízes 1:1 Depois da morte de Josué os filhos de Israel consultaram ao Senhor, dizendo: Quem dentre nós subirá primeiro aos cananeus, para pelejar contra eles?

Quem escreveu o livro Juízes, nunca soube das façanhas que estão descritas em Josué. O que o versículo de abertura nos informa é que Josué nem sequer se envolveu em batalhas contra os cananeus. A conquista foi realizada depois da morte deste! Enfim, este versículo entra em contradição com uma boa parte das histórias contidas no livro Josué!


Josué e Jesus

O nome Jesus origina-se da transliteração para a língua grega do nome hebraico Josué (heb. Yehoshua, gr. Iesous). Na tradução grega do Antigo Testamento, conhecida como Septuaginta, o nome Josué aparece como Iesous e também é referido nos manuscritos gregos do Novo Testamento com o nome Iesous (Actos 7:45; Hebreus 4:8).

Entre os séculos I AEC e I EC, durante a ocupação romana, parece que este era um nome muito popular entre os judeus. Existiram muitas personagens com o nome Yehoshua que, em relatos escritos em grego, é vertido para Iesous.

Josué, ou Jesus, era um nome que despertava o fervor nacionalista dos hebreus, pois Josué é descrito nos textos, como já vimos, como um eficiente herói militar, conquistador da Terra Prometida. Se tivesse de haver um salvador dos israelitas esse teria de se chamar Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário