sábado, 21 de janeiro de 2012

David e Golias




O excesso de gigantes

E ainda, sobre a inconsistência que já existia entre os livros 1º Samuel e 2º Samuel, nos relatos acerca do confronto com o gigante Golias, podemos ver uma tentativa de correcção no livro 1º Crónicas:
-          1 Samuel 17:4-54 – relata que David, quando era um adolescente, atingiu o gigante Golias, filisteu de Gate, com uma pedra lançada com uma funda e depois decapitou-o com uma espada e levou a cabeça para Jerusalém (Porquê? Só mais tarde, depois de se tornar rei, é que o próprio David conquistou Jerusalém! Nesta altura, Jerusalém ainda era habitada por jebuseus! 2 Samuel 5:4-10); Golias é descrito como possuindo uma “lança como o cilindro dos tecelões”;
-          2 Samuel 21:19-21 – numa outra guerra contra os filisteus em Gobe, com David mais velho e já sendo rei, este relato diz que Elanã, o belemita (da cidade de Belém, portanto conterrâneo de David), golpeou Golias, o geteu, cuja lança era tão larga como um cilindro de tecelão (mas Golias já devia estar morto, por esta altura!...); de seguida relata-se um confronto, em Gate, com um gigante anónimo que tinha seis dedos em cada mão e cada pé (!) e que Jonatan, sobrinho de David o golpeou;
-          1 Crónicas 20:5-7 – “corrige” o relato de 2º Samuel, relatando que Elanã, afinal golpeou Lami, irmão de Golias, o geteu... O resto do relato é semelhante ao original de 2º Samuel (a lança larga como um cilindro, de seguida o episódio com o gigante dos seis dedos em cada mão e pé);
-          para finalizar, mais um episódio com um gigante: desta vez um egípcio, cuja lança era também “como um cilindro de tecelão”, o herói que o mata chama-se Benaia (1 Crónicas 11:23);


Portanto, temos demasiados relatos de confrontos absurdos com gigantes durante a vida de David. No caso do confronto com o gigante Golias, ao absurdo junta-se a incoerência de três relatos divergentes.


A falta de memória de Saúl

O combate com Golias marca alguns episódios desconcertantes sobre a relação entre o rei Saúl e o seu sucessor David.
Vejamos os textos 1 Samuel 16:14-23 e 1 Samuel 17:31-58:

1 Samuel 16:14-23 (resumo)
Devido a Saúl ter começado a ficar agitado e inquieto, os seus criados aconselham-no a contratar um tocador de harpa para o acalmar.
Saul pede que busquem, então, um bom músico.
Um dos criados diz que conhece Jessé que tem um filho que sabe tocar música e é um valente soldado.
Saúl envia mensageiros a Jessé para lhe pedir a presença do seu filho David.
David tornou-se carregador de armas de Saul e também tocava harpa

1 Samuel 17:31-58 (resumo)
David pergunta a Saul se pode combater o gigante Golias. Saúl hesita, mas depois consente.
Saul oferece a sua própria armadura e espada a David, mas este não conseguia sequer andar com a armadura vestida e, por isso, despojou-a.
David prepara-se para combater Golias. Saúl pergunta ao seu general quem era aquele rapaz que se preparava para combater o gigante (!!!).
Depois do combate, o general leva David à presença de Saul e este pergunta: "Quem é o teu pai?" (!!!) David responde: "Jessé"


Por que é que Saúl não reconheceu David e não sabia quem era o seu pai, quando ele próprio tinha enviado mensageiros a Jessé e tinha já tido vários encontros com David?

A resposta é que trata-se de alguns versículos (de uma outra versão do conto David e Golias) descuidadamente adicionados à versão Massoretica (versão hebraica, que serviu de fonte para quase todas as traduções modernas do Antigo Testamento). A versão Septuaginta (versão grega, mais antiga) não tem estes versículos adicionais.

Os versículos em causa são os seguintes:

1 Samuel 17:55-58 
55 Vendo, porém, Saul sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o chefe do exército: De quem é filho este jovem, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei. 56 Disse, então, o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este jovem. 57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. 58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.


A altura de Golias

Nas traduções modernas do Antigo Testamento, Golias é descrito como tendo a altura de 6 cúbitos e um palmo, o que corresponde a aproximadamente 3 metros e 20 cm (equivalendo um cúbito a 50 cm).

1 Samuel 17:4
Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.

Não há registo de nenhum homem que tenha atingido 3 metros de altura. O record mundial de altura de um homem pertence a Robert Wadlow que tinha 2 metros e 72 cm, mas este homem tinha muitos problemas de saúde e de mobilidade. 

No entanto, na versão Septuaginta (LXX) de 1 Samuel 17:4, uma versão mais antiga do Antigo Testamento, a altura de Golias é referida como sendo de 4 cúbitos e um palmo:



Ora, esta estatura já corresponde a algo mais verosímil, correspondendo a 2 metros e 20 cm.



2 comentários:

  1. Bom comentario mas falta pesquisa. nao se tratava da mesma pessoa mas de quatro diferente, todos descendentes do mesmo pai Rafael, por isso é que eram conhecidos como refains.

    (2 Samuel 21:22) 22 Estes quatro tinham nascido aos refains em Gate; e vieram a cair pela mão de Davi e pela mão dos seus servos.

    ResponderExcluir
  2. Quais quatro? Em questão narrativa temos três gigantes distintos

    1 Samuel 17:4-54 - Golias, filisteu
    2 Samuel 21:19-21 - Golias, filisteu
    1 Crónicas 20:5-7 - irmão de Golias, filisteu
    1 Crónicas 11:23 - um gigante egípcio

    ResponderExcluir